ESE - inED - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
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- Aprendizagem, motivação e memóriaPublication . Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela
- Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escritaPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Cadime, Irene; Santos, Sandra; Rodrigues, Bruna; Costa, Helena; Cosme, Maria; Ramos, RuiO conhecimento científico produzido nas últimas décadas no que concerne ao ensino da leitura e da escrita deve ser apropriado por quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas e deve ser transformado em práticas refletidas. Esta obra, que resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação, pretende contribuir para essa apropriação. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível das regras de conversão grafema-fonema e fonema-grafema, evitando a cristalização de dificuldades iniciais, bem como ao nível da compreensão da leitura. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente por alunos oriundos de níveis socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.
- Being a teacher in Distance Education: the perception of students in basic Education DegreePublication . Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, AltinaChange is the key word that defines the current world situation and has an impact on education. What perspective do students have to assume future teaching roles on possible changes of educational environments and teaching profile? This article is part of the IFITIC Project "Innovate with ICT in Initial Teacher Training to Promote Methodological Renewal in Pre-school Education and in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education" and has involved 26 students of the Degree in Basic Education of a higher education institution, in Portugal. A qualitative methodology was chosen as the aim was to analyse the individual experiences of the trainee students. As far as data collection is concerned, a questionnaire survey was applied and for the analysis of open answers the technique of content analysis was used. The results answer the questions: a) What is it for you to be a teacher in the digital age? b) Imagine that at the present time you are a teacher and you have to work at a distance with your classes: What digital media would you use? What kind of activities would you propose to the students? How would you accompany the students' work? Would you involve families? The analysis of these answers reveals the students' vision of the teaching profession and also the potential and weaknesses of the students' knowledge, allowing a more effective intervention by higher education institutions.
- Chapter 4. In the Scenario of Sustainable Mobility and Pandemic Emergency: Experiences of Bike- and E-Scooter-Sharing Schemes in Budapest, Lisbon, Rome and VilniusPublication . Diogo, Vera; Sanna, Venere Stefania; Bernat, Aniko; Vaiciukynaite, Egle"Within the collaborative economy, bike sharing and e-scooter sharing are relevant services that have been associated with increases in wellbeing, health (Woodcock et al., 2014) and quality of life, as well as with the creation of (often temporary) employment (De Groen et al., 2017),1 It is therefore important to understand the ways in which these sharing practices transform economic, social and cultural values related to mobility, and how they foster, rather than disrupt, social relationships. The impact of these services on the quality of urban life and on a mobility shift towards sustainability, is the specific focus in this chapter."
- Children's voices in Early Childhood Education and CarePublication . Correia, Nadine; Aguiar, Cecília; Taelman, Helena; Wyslowska, Olga; Barros, Sílvia; Correia, Isabel; Markowska-Manista, Ursula; Araújo, Sara Barros; Magalhães, Eunice; Pessanha, Manuela; et al.Listening to and considering children’s voices shows respectful regard for children’s needs, interests and experiences, and helps discern what is meaningful for them in a particular subject or situation. Creating opportunities for the expression of children’s voices implies child-centred practice: recognising children as active agents, with evolving competences and capacity to understand, think and choose with some degree of autonomy, thus being able to influence decision-making. Therefore, the commitment to listen to children’s voices represents a fundamental step towards empowering children and supporting their participation rights. Importantly, children have the right to be heard and to have their voices considered from the earliest ages, in their significant relational contexts, such as early childhood education and care (ECEC). Listening to and valuing children’s multiple voices in ECEC can be done in many ways, ensuring the context, children’s background, characteristics and preferences are respected. In this chapter, we address the specificities of listening to children’s voices and taking them into account in ECEC. We discuss common challenges that may prevent the full expression and consideration of children’s voices, and ways to overcome them, to ensure children’s meaningful participation in what matters to them and support them in becoming active citizens in society.
- A consolidação plurifacetada da educação de adultosPublication . Rothes, Luís
- A consolidação plurifacetada da educação de adultosPublication . Rothes, Luís
- Cuidados paliativos na adolescênciaPublication . Serrão, CarlaNas últimas décadas, a expansão tecnológica e avanços médicos trouxeram inegáveis progressos em todas as especialidades da saúde. Este novo contexto permitiu a redução da taxa da mortalidade infantil e, complementariamente, possibilitou um aumento das taxas de sobrevida de crianças/ adolescentes com doenças graves, potencialmente letais e limitadoras da vida (Bergstraesser, 2012). Apesar de todo este avanço, alguns casos não respondem aos tratamentos atualmente disponíveis, necessitando de cuidados paliativos complexos, que têm como objetivo primordial proporcionar o controlo mais adequado dos sintomas e melhorar a qualidade de vida da criança, do adolescente e da sua família. Os Cuidados Paliativos Pediátricos, embora derivem da Medicina Paliativa dirigida a adultos, exigem especiais abordagens que visam prestar um cuidado ativo e total à criança/adolescente, no contexto do seu corpo, mente e espírito, bem como oferecer suporte a toda a sua família (WHO, 1998). É um processo que se inicia “quando a doença é diagnosticada e continua independentemente da criança/adolescente receber ou não tratamento dirigido à doença. Para tal, devem “ser avaliados e aliviados os sinais de sofrimento físico, psicológico e social” e desenvolvidos a partir de uma “abordagem multidisciplinar que inclui a família e usa os recursos disponíveis na comunidade”. (WHO, 1998, p. 8). As discussões científicas e os impulsos legais e normativos que, em termos mundiais e nacionais, têm surgido sobre este processo, têm sido substanciais no reforço ao valor fundamental da dignidade da pessoa humana. Ora, deste pilar decorrem todo um conjunto de princípios bioéticos que importa refletir, criticar e questionar. É precisamente sobre esta temática que se debruça esta reflexão.
- Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processosPublication . Quadros-Flores, Paula; Flores, António; Ramos, Altina; Peres, Américo
- Desafiosos para a sala de aula com o GeoGebra, livro de resumos do VII Dia GeoGebra PortugalPublication . Dos Santos Dos Santos, José ManuelAtualmente o uso da tecnologia na sala de aula de Matemática ainda constitui um desafio a descobrir e a aprofundar. Assim, é importante continuar a refletir sobre o modo como a integramos para promover uma aprendizagem sólida da Matemática, desenvolvendo competências de literacia computacional, mas simultaneamente promovendo a criatividade, a autonomia individual e a autoregulação das aprendizagens matemáticas. Nos últimos anos o uso do GeoGebra tem ajudado a que a utilização da tecnologia seja uma realidade nas salas de aula numa rede internacional significativa e numa perspetiva inter- disciplinar, especialmente, relacionada com a robótica e com outras áreas criativas, numa abordagem designada por STEAM. Concretamente, este VII Dia do Geogebra está orientado para as exigências curriculares atuais das Aprendizagens Essenciais da Matemática propostas pelo Ministério da Educação, designadamente, o Pensamento Computacional, com a partilha de projetos e experiências investigativas realizadas em sala de aula com o Geogebra, em diferentes níveis de ensino. Para aprofundar este debate contamos ainda com a presença do algebrista Abraham Arcavi, de renome internacional, para refletirmos sobre a importância da Álgebra no desenvolvimento do raciocínio algébrico e do pensamento computacional e compreender, ainda melhor, a opção curricular deste domínio surgir autonomamente, no Ciclo do Ensino Básico, nas Aprendizagens Essenciais da Matemática.
