Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Medidas de avaliação motora em indivíduos após AVC nas fases aguda e sub-aguda – scoping reviewPublication . Freitas, Marta; Pinho, Francisco; Pinho, Liliana; Figueira, Vânia; Silva, Sandra; Sousa, Andreia; Silva, AugustaAs alterações biomecânicas nos indivíduos após Acidente Vascular Cerebral (AVC) podem ser avaliadas em contexto clínico, com recurso a testes e escalas validadas, ou em contexto laboratorial através de uma análise instrumentada quantitativa e objetiva. Identificar e sumariar os instrumentos de avaliação, e respetivas tarefas motoras, utilizados na análise do movimento humano, nas fases aguda e subaguda recente, após AVC. Seguiu-se o protocolo PRISMA Extension for Scoping Reviews(PRISMA-ScR) e a estratégia “população”, “conceito” e “contexto” (PCC), para a definição da questão de pesquisa nas bases de dados PubMed®, Science Direct®, Web of Science®e Google Scholar®. Incluíram-se estudos publicados entre 2018 e 2022, em português e inglês, que descrevessem os instrumentos de avaliação clínicos e laboratoriais utilizados, e a tarefa motora associada, em indivíduos >19 anos, considerando até 3 meses após AVC. Excluíram-se artigos de revisão, estudos qualitativos, conference proceedings, cartas ao editor e editoriais. Foram selecionados 302 artigos, dos quais 15 foram elegíveis. A marcha (n=9), o sit to stand(n=2) e funções relacionadas com o membro superior(n=4) foram avaliadas por diferentes instrumentos clínicos (Functional Ambulation Categories; Functional Independence Measure; Fulgl-Meyer Assessment;) e laboratoriais (sistemas de captura de imagem (VICON, EXFH20, GoPro Hero5); plataformas de forças AMTI INc e AccuGait®). O Functional Ambulation Categoriese a Fulgl-Meyer Assessmentforam os instrumentos mais aplicados na análise clínica e o sistema de captura de imagem VICON na análise cinemática quantitativa. A tarefa motora mais estudada foi a marcha. Dada a evolução da tecnologia na procura de soluções viáveis para a tomada de decisão em contexto de reabilitação, sugerem-se estudos que privilegiam a avaliação em contexto real.
- Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escritaPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Cadime, Irene; Santos, Sandra; Rodrigues, Bruna; Costa, Helena; Cosme, Maria; Ramos, RuiO conhecimento científico produzido nas últimas décadas no que concerne ao ensino da leitura e da escrita deve ser apropriado por quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas e deve ser transformado em práticas refletidas. Esta obra, que resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação, pretende contribuir para essa apropriação. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível das regras de conversão grafema-fonema e fonema-grafema, evitando a cristalização de dificuldades iniciais, bem como ao nível da compreensão da leitura. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente por alunos oriundos de níveis socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.
- Insights into the oxidation resistance mechanism and tribological behaviors of multilayered TiSiN/CrVxN hard coatingsPublication . Ju, Hongbo; Athmani, Moussa; Luan, Jing; AL-Rjoub, Abbas; Cavaleiro, Albano; Yaqub, Talha Bin; Chala, Abdelouahad; Ferreira, Fabio; Fernandes, FilipeIn the last decades, vanadium alloyed coatings have been introduced as potential candidates for self-lubrication due to their perfect tribological properties. In this work, the influence of V incorporation on the wear performance and oxidation resistance of TiSiN/CrN film coatings deposited by direct current (DC) reactive magnetron sputtering is investigated. The results show that vanadium incorporation significantly decreases the oxidation resistance of the coatings. In general, two layers are formed during the oxidation process: i) Ti(V)O2 on top, followed by a protective layer, which is subdivided into two layers, Cr2O3 and Si–O. ii) The diffusion of V controls the oxidation of V-containing coatings. The addition of vanadium improves the wear resistance of coatings, and the wear rate decreases with increasing V content in the coatings; however, the friction coefficient is independent of the chemical composition of the coatings. The wear of the V-containing coatings is driven by polishing wear.