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- Infusão do programa “Riscos & Desafios” na unidade curricular “Psicologia da comunicação e das relações interpessoais”Publication . Sousa, Zita; Dores, Artemisa R; Costa, Sónia; Rocha, CarlaUnidade Curricular (UC) “Psicologia da Comunicação e Relações Interpessoais” (PCRI) é dinamizada por docentes da área Ciências Sociais e Humanas, na Escola Superior de Saúde (ESS) do P.PORTO. O seu objetivo geral é promover nos estudantes competências transversais de desenvolvimento pessoal, comunicação e relação interpessoal. Neste trabalho apresentamos a experiência pedagógica de infusão curricular do programa “Riscos & Desafios” (R&D) na UC. Este programa de 8 sessões, desenvolvido pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, tem por objetivo geral a promoção de comportamentos de proteção e a prevenção de comportamentos de risco para a saúde através do desenvolvimento de competências de vida. É dirigido a estudantes a frequentar o 1º ano do ensino superior, cenário de vivências desafiantes intra e interpessoais para os estudantes, facilitando a transição/adaptação a este nível de ensino. Motivou esta iniciativa o facto de considerarmos que possibilita o acesso dos estudantes a um programa validado com objetivos em parte coincidentes com os da UC, designadamente a capacitação dos estudantes em termos intra e interpessoais, a sua metodologia ativa e participativa, aliada a uma dimensão psicoeducativa/informativa. Adicionalmente, com a infusão deste programa, promovemos a saúde dos estudantes e prevenimos o risco, removendo barreiras à aprendizagem e, como tal, fomentando o sucesso académico. Os resultados foram muito positivos e convidam à replicação da experiência.
- Diffusion MRI outside the brainPublication . Nunes, Rita G.; Nogueira, Luisa; Gaspar, Andreia S.; Adubeiro, Nuno; Brandão, SofiaThis manuscript provides an overview of recent developments in Diffusion-Weighted Imaging (DWI) outside the brain, focusing on liver, breast, prostate, muskuloskeletal (MSK) and cardiac applications. A general introduction to cross-cutting acquisition and image processing challenges is first provided. These often include short T2 relaxation times, the need to image a large field-of-view with the resulting complications in shimming the B0 field and achieving good fat suppression. Some of the strategies developed for dealing with motion, namely cardiac and respiratory motion are described. Specific sections are then presented for each of the aforementioned organs. A motivation for the clinical applicability of DWI is first provided, followed by specific image acquisition and processing considerations. Quantitative imaging is becoming standard in clinical practice, and the Apparent Diffusion Coefficient is routinely estimated in the liver, breast and prostate. Application of alternative signal models in these organs is being explored, including both the Intravoxel Incoherent Motion and Diffusion Kurtosis models. Ongoing efforts are focused on evaluating the potential clinical added value of the extra parameters and on improving their repeatability. MSK and cardiac DWI have shown potential for assessing pathological changes in fiber architecture, but further validation is required to enable application in the clinical setting.
- Modelo pedagógico Problem Based Learning aplicado na licenciatura em Saúde AmbientalPublication . Rodrigues, Matilde A.; Nunes, Mafalda; Freitas, Marisa; Santos, Joana; Silva, Manuela V.No ano letivo 2017/18 iniciou-se o processo de transição do plano de estudos do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto. A nova estrutura curricular do curso assenta no modelo pedagógico Problem Based Learning (PBL). Este modelo é muitas vezes definido em oposição às abordagens ditas como “tradicionais”. Um dos pontos mais diferenciadores é a sua interdisciplinaridade, a qual se encontra refletida na estrutura curricular do curso. A substituição do conhecimento fragmentado, apresentado nos modelos tradicionais em diferentes Unidades Curriculares (UC), pelo estudo de problemas reais em Saúde Ambiental que permitem envolver e relacionar várias áreas de conhecimento, promove não só uma melhor integração dos conteúdos curriculares, mas também potencia a aprendizagem, de uma forma contextual. Neste modelo pedagógico o docente deixa de ser visto como um meio para expor a matéria, passando a ser considerado pelo estudante como um especialista com quem poderá esclarecer as suas questões ao longo das sessões de recurso (equivalente às aulas teóricas). Adicionalmente, existe a necessidade da figura de um tutor, o qual acompanhará o grupo ao longo do estudo do problema nas sessões de orientação tutorial. Este trabalho em grupo promove o desenvolvimento de competências transversais. Foi realizada uma análise comparativa do desempenho dos estudantes entre os dois planos de estudos. Numa primeira fase, foram determinadas as notas equivalentes às novas UC dos 1º e 2º anos considerando a classificação obtida pelos estudantes em 16/17 e de acordo com o plano de acreditação do ciclo de estudos. Posteriormente, estes resultados foram comparados com as notas obtidas pelos estudantes nas novas UC em 2017/18. Os dados denotaram uma melhoria nos resultados de aprendizagem, enfatizando a pertinência do PBL na Licenciatura em Saúde Ambiental.
- Estudo de novos compostos sintéticos para o tratamento do cancro da mamaPublication . Magalhães, Ângela; Vieira, Filipa Quintela; Vieira, Mónica; Ferraz, Ricardo; Prudêncio, Cristina; Jerónimo, Carmen; Silva, ReginaO cancro da mama (CaM) apesar dos avanços no tratamento e deteção precoce desta neoplasia, permanece como uma das principais causas de morte por cancro nas mulheres devido à progressão e disseminação sistémica. Cerca de 80% dos CaM invasivos são positivos para o recetor de estrogénios sendo candidatos à terapia de bloqueio. No entanto, 30- 40% das doentes desenvolvem recidiva, evoluindo para um fenótipo hormono-resistente. Nestes estadios, as opções terapêuticas apresentam uma reduzida eficácia. Assim, é importante a descoberta de novos agentes anti-neoplásicos. Os líquidos iónicos e as quinoxalinas são sais orgânicos com potencial anti-tumoral que têm vindo a ser alvo de estudo na indústria farmacêutica devido às suas propriedades medicinais e composição flexível no caso dos líquidos iónicos.
- Effects of working memory training on depressive symptoms and frontal alpha asymmetry: a pilot studyPublication . Campos, Carlos; Paiva, Tiago; Ribeiro, Luís; Tripologos, Sofia; Barbosa, Fernando; Tavares, Diana; Rocha, NunoTo assess the effects of working memory training (WMT) on depressive symptoms and frontal alpha asymmetry of young adults with moderate-severe depression. : 30 participants were randomly allocated to the WMT or control groups. Two subjects dropped out and one participant was excluded from EEG analysis.The WMT group completed 5 sessions of automatically adjusted n-back training (starting from 2-back) and the control group only performed 1-back trials. Main outcome measures were self reported depressive symptoms and frontal alpha asymmetry (pre- and post-training). There was a significant time*group interaction for self-reported depression (p = .047, ηp² = .144) and F4-F3 alpha asymmetry (p = .043, ηp² = .153). Post-hoc analysis revealed significant improvements in depression on the WMT group (p < .001) and non-significant findings regarding F4-F3 alpha asymmetry. There was no significant interaction for F8-F7 alpha asymmetry (p = .115, ηp² = .096). WMT may be an effective tool to reduce depressive symptoms. Frontal alpha asymmetry should be explored as a neurophysiological outcome measure of cognitive training efficacy.
- Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPPublication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, VitorNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
- Atividade citotóxica de extratos de Taraxacum hispanicum em linhas celulares de cancro da mamaPublication . Magalhães, Ângela; Vieira, Filipa Quintela; Pinho, Cláudia; Oliveira, Ana; Cruz, Agostinho; Carmen, Jerónimo; Silva, ReginaAs plantas do género Taraxacum têm sido utilizadas tradicionalmente em tratamentos por apresentarem propriedades diuréticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras e antitumorais. O cancro da mama é um dos cancros mais comuns em Portugal, particularmente na região norte do país. Cerca de 75-80% dos casos de cancro da mama invasivo expressam recetores de estrogénio (RE), tendo uma boa resposta a terapias antiestrogénica. Contudo, uma parte destes tumores tornam-se estrogénio resistentes (ER), sendo os tratamentos utilizados para este tipo de tumores, assim como para o cancro metastático e/ ou recorrente, pouco efetivos. Assim, é necessário pesquisar novas alternativas terapêuticas seguras e eficazes.
- Integração de estudantes em projetos I&D em Saúde Ambiental: o caso do projeto NeoNoisePublication . Carvalhais, Carlos; Xavier, Ana; Vieira Da Silva, Manuela; Santos, JoanaA exposição ao ruído em unidades de cuidados intensivos tem sido reconhecida como um fator de interferência no bem-estar dos ocupantes e na recuperação dos pacientes. Neste contexto, o projeto ‘NeoNoise: Integrated Approach to Minimize Sound Pressure Levels in Neonatal Intensive Care Units’, pretende contribuir para a compreensão do papel de fatores educacionais, ambientais e infraestruturais na redução do ruído e promoção da saúde em unidades de cuidados intensivos neonatais (UCIN) considerando dois grupos de risco: prematuros e profissionais. Os objetivos específicos são: caracterizar os níveis de ruído em diferentes locais da UCIN; determinar a sua influência na saúde e bem-estar de prematuros e profissionais; desenvolver um guia de boas práticas objetivando reduzir a produção de ruído. Paralelamente, o NeoNoise teve a intenção de criar condições de estímulo ao início da atividade científica e desenvolvimento de sentido crítico e autonomia dos estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental, através da sua integração em projetos I&D. De facto, os membros integrados do projeto estão envolvidos não apenas na lecionação de unidades curriculares (UC) de 1º/2º ciclo, como também na coordenação/participação científica de projetos de investigação. A dupla condição de docente e investigador que caracteriza os membros intervenientes, é um fator importante na reflexão sobre as potencialidades de cruzamento entre uma ação que envolve ensino-aprendizagem e outra que passa pelo desenvolvimento de investigação. O NeoNoise teve a particularidade de aliar as componentes científico-pedagógica, pois parte das atividades desenvolvidas pelos estudantes decorreu no âmbito da UC Projeto de Investigação da licenciatura em Saúde Ambiental.
- Da planificação à ação: uma experiência de sucesso no Mestrado de Higiene e SegurançaPublication . Dores, Artemisa Rocha; Fernandes, J.; Cavadas, I.; Filipe, J.; Santos, J.; Nunes, M.A unidade curricular de Educação e Gestão da Formação decorre no âmbito do 1º ano do mestrado de Educação e Gestão da Formação, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – P.PORTO. Alguns dos seus objetivos são: relacionar a saúde com diferentes contextos de desenvolvimento; refletir acerca da importância da educação em saúde, segurança e ambiente (ESSA); identificar eixos de atuação prioritária em matéria da educação para a segurança, demonstrar conhecimentos nas áreas de desenho/ implementação/avaliação de projetos de ESSA; desenvolver ações de formação/sensibilização nas áreas e aplicar competências pedagógicas.
- Aprendizagem com recurso a pacientes, na perspectiva dos estudantes e alumniPublication . Faias, Joaquim; Trigueiro, Maria JoãoNo âmbito do ensino e da avaliação de habilidades clínicas, a utilização de pacientes constitui um recurso complementar que tem como objetivo preparar os estudantes para uma pratica mais intensiva, assegurando assim que as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas repetidamente com mais segurança e menor desgaste para os estudantes e os pacientes.