Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COM_Leonor G. Miranda.pdf48.14 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.

Description

Keywords

Citation

Miranda, Leonor G., Faias, J., Marques, António, Coelho, Tiago, Rocha, Nuno, Portugal, Paula, Trigueiro, Maria João, Sousa, Helena, Fernandes, Â., & Silva, V. (2019, maio). Autoavaliação e avaliação pelos pares: Relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP [Comunicação oral].

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue