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- Os pais e a importância do Brincar: perceções de um grupo de pais de crianças até aos seis anos – Uma descrição qualitativaPublication . Matos, Paula; Trigueiro, Maria João; Portugal, PaulaA presente descrição qualitativa visa compreender, a partir do olhar dos intervenientes nos contextos de vida da criança, nesta caso, os pais de crianças até aos seis anos, que importância atribuem ao brincar, enquanto promotor do desenvolvimento infantil. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada a 20 pais selecionados de forma não-probabilística intencional. A análise de dados recorreu à codificação aberta por dois investigadores independentes, sendo a codificação final obtida por consenso. Os resultados mostraram que os pais de crianças em idade pré-escolar dão maior importância às atividades de caráter estruturado e educativo em detrimento de um brincar livre e a substituição de um brincar ativo ao ar livre por outro mais sedentário, em contextos mais controlados. O tempo de brincadeira entre pais e filhos é reduzido, em função das densas rotinas familiares. Verificou-se a introdução, cada vez mais precoce, de dispositivos tecnológicos em detrimento de outras formas de brincar.
- Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesaPublication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, VitorO conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
- ESSim (Centro de Simulações na Escola Superior de Saúde do Politécnico Do Porto)Publication . Trigueiro, Maria João; Seixas, Adérito; Cruvinel, Agnes; Oliveira, Ana CristinaA simulação tem vindo a apresentar-se como uma estratégia para responder ao treino de competências de estudantes e profissionais de saúde, permitindo a aproximação à vida real em contexto simulado, com a replicação das condições do ambiente, sem riscos para os utentes, potenciado as oportunidades de aprendizagem, e aumentando a confiança dos utilizadores. A utilização da simulação na área da saúde, é prática corrente em muitas IES por todo mundo. Em Portugal existe uma diversidade de oferta formativa que recorre à simulação para treino de habilidades clínicas ou desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e éticas. A diversidade da oferta formativa da ESS-P.PORTO torna-a num candidato ideal para este tipo de aplicação da simulação. Assim, um grupo de docentes com experiência de simulação constituiu, em 2019, o ESSim como centro de simulações para apoio ao portefólio formativo da instituição. Este projeto pretende ser diferenciador, focando-se no desenvolvimento de competências transversais e clínicas específicas dos futuros profissionais de saúde desta instituição, através do recurso a role-play, manequins, pacientes virtuais, pacientes simulados e estandardizados.
- Avaliação da satisfação e a importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados na área de colheitas de sanguePublication . Leal, João; Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Couto, S. R.; Trigueiro, Maria João; Guimarães, T.Com o objectivo de avaliar a satisfação e importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados no Serviço de Colheitas, realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. A amostra foi constituída pelos 107 utentes deste Serviço do Hospital de São João, que aceitaram voluntariamente participar no estudo através do preenchimento do QSUSC. Da análise conjugada das variáveis satisfação e importância concluiu-se que o tempo de espera para a colheita de sangue é uma área que requer acções de melhoria de grande prioridade. Na análise bivariada entre a satisfação e variáveis independentes os resultados apontam que existe associação apenas com o estado civil.
- Projeto de empreendedorismo social – Sem-ImprovisoPublication . Coelho, Inês; Cunha, Filipa; Quitério, Tatiana; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Simões De Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria JoãoSendo a menstruação um processo fisiológico e natural, que ocorre desde a menarca até à menopausa, que tem impacto direto no bem-estar físico, mental e social das mulheres, enquanto sem-abrigo, o período menstrual torna-se num desafio ainda maior. Assim, a problemática identificada foca-se na falta de higiene menstrual das mulheres em situação de sem-abrigo (SSA). O objetivo deste estudo é, então, promover a criação de um espaço destinado à realização da higiene das mulheres em SSA, a distribuição de produtos de higiene menstrual e o aumento da literacia desta população. A amostra será constituída por mulheres em SSA da cidade do Porto, recrutadas por conveniência a partir da indicação das associações que trabalham com esta população. Os instrumentos incluem a contagem de mulheres que aderem à iniciativa, questionários de medição do nível de conhecimento adquirido, satisfação com o serviço e medição do estigma. O projeto tenciona promover a literacia em saúde de forma compreensível e acessível e, desta forma, capacitar estas mulheres, tornando-as agentes de mudança no sentido de cativar e formar futuras utilizadoras. Espera-se que as mulheres em SSA aumentem o nível de literacia sobre o tema e que, pelo menos 75% delas adiram à utilização dos espaços e produtos destinados à higiene menstrual. Com este projeto pretende-se a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das mulheres em SSA, particularmente durante o período menstrual.
- Projeto de promoção da capacitação para sinalização e prestação de cuidados básicos a crianças em risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência, em São Tomé e PríncipePublication . Barbosa, Rita; Henriques, Filipa; Marques, Inês; Oliveira, Francisca; Ponte, Sofia; Rocha, Fabiana; Simões de Almeida, Raquel; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Trigueiro, Maria JoãoSão Tomé e Príncipe é um país em desenvolvimento que, atualmente, não possui serviços de sinalização/rastreio precoce que permita detetar crianças em risco de atraso no desenvolvimento nem o apoio às suas famílias. Pretende-se promover a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, para a sinalização/rastreio de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e melhorar a prestação de cuidados básicos, envolvendo a família. Trata-se de um estudo de caso psicológico que pretende promover o apoio a crianças, pais e profissionais de saúde, segundo um modelo de mentoria terapêutica à distância. Serão utilizadas as contagens do número de crianças sinalizadas/rastreadas, das crianças que recebem a prestação de cuidados pelos tutores e o número de profissionais que após uma formação especializada consegue garantir o rastreio das crianças. O grau de conhecimento dos pais será medido através de um questionário. Aumento do número de profissionais envolvidos, aumento do número de crianças sinalizadas e recebem a prestação de cuidados, aumento do grau de conhecimento dos pais para a prestação de cuidados. Espera-se que as crianças com risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência sejam sinalizadas/rastreadas e recebam uma prestação de cuidados pelos tutores, envolvendo a família. Ademais, objetiva-se o aumento da literacia na saúde dos profissionais de saúde e educação assim como dos familiares envolvidos. Desta forma, consideramos que problemas escolares poderão ser prevenidos e a propensão para adoção de comportamentos desviantes e a institucionalização poderão ser atenuadas.
- Back pain in Portuguese schoolchildren: prevalence and risk factorsPublication . Trigueiro, Maria João; Massada, Leandro; Garganta, Rui2 Centre of Research, Education, Innovation and Intervention In Sport, Faculty of Sport, University of Porto, Portugal Background: Regarding children aged _10 years, only a few international studies were conducted to determine the prevalence of and risk factors for back pain. Although other studies on the older Portuguese children point to prevalence between 17% and 39%, none exists for this specific age-group. Thus, the aim of this study was conducted to establish the prevalence of and risk factors for back pain in schoolchildren aged 7–10 years. Methods: A cross-sectional survey among 637 children was conducted. A self-rating questionnaire was used to verify prevalence and duration of back pain, life habits, school absence, medical treatments or limitation of activities. For posture assessment, photographic records with a bio-photogrammetric analysis were used to obtain data about head, acromion and pelvic alignment, horizontal alignment of the scapulae, vertical alignment of the trunk and vertical body alignment. Results: Postural problems were found in 25.4% of the children, especially in the 8- and 9-year-old groups. Back pain occurs in 12.7% with the highest values among the 7- and 10-year-old children. The probability of back pain increased 7 times when the children presented a history of school absences, 4.3 times when they experienced sleeping difficulties, 4.4 times when school furniture was uncomfortable, 4.7 times if the children perceived an occurrence of parental back pain and 2.5 times when children presented incorrect posture. Conclusions: The combination of school absences, parental pain, sleeping difficulties, inappropriate school furniture and postural deviations at the sagittal and frontal planes seem to prove the multifactorial aetiology of back pain.
- Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPPublication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, VitorNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
- Systematic overview of neuroanatomical differences in ADHD: Definitive evidencePublication . Vieira De Melo, Bruno; Trigueiro, Maria João; Rodrigues, Pedro PereiraObjectives: This article seeks to identify neuroanatomical differences in ADHD through an overview of systematic reviews that report encephalic differences compared to a control group in volume, area, activation likelihood or chemical composition. Methods: We conducted a systematic search using Cochrane guidelines and PRISMA criteria in PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Database of Systematic Reviews and Database of Abstracts of Reviews of Effects. Results: Results revealed broad encephalic involvement that includes a functional frontal and cingulate hypoactivation and structural differences in corpus callosum, cerebellum and basal nuclei. Conclusions: ADHD symptoms might be due to a multi-network unbalanced functioning hypothesis.
- Ies we can: web-based gamified learning for social entrepreneurship and innovationPublication . Coelho, Tiago; Campos, Carlos; Simões-Silva, Vitor; Simões De Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria J.In the Social Entrepreneurship and Innovation course of the Occupational Therapy degree (School of Health, Polytechnic University of Porto) a gamification method was employed to complement the teaching-learning process.