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- Role of intercultural mediation in problem solving in a transatlantic networkPublication . Ribeiro, Sandra; Noronha Cunha, Suzana; Moreira Silva, Manuel; Bigotte Chorão, GraçaWorking in a multidisciplinary collaborative project through virtual exchange encompasses many advantages as well as some disadvantages. One of the many problems that might occur in virtual cooperation settings was identified as cultural mismatches, listed by Chase, Macfadyen, Reeder, and Roche (2002) into nine categories. Some of these mismatches were found during the Trans-Atlantic Pacific Project1 (TAPP), a collaborative and active learning bidirectional platform, where students from Portuguese and North American universities have been cooperating for several years to enhance their technical and linguistic competences whilst developing intercultural skills. By bringing together future Translators and Technical Writers into a multicultural simulated setting, students are given the opportunity to learn from each other and interact via technology-mediated communication. Yet, this endeavour revealed to be extremely demanding mostly due to cultural misunderstandings that occurred during virtual communication exchanges. Accordingly, a cultural mediation intervention plan was developed and implemented by the authors as a strategy to overcome these problems and strengthen virtual teamwork interaction. This plan was designed to raise cultural awareness of the self and the other and was divided into 4 separate phases: 1) the cultural awareness initial stage, followed by 2) peer-to-peer exchange of the pre-learning questionnaires, 3) the completion of the Cultural Self-Awareness Questionnaire, concluding with 4) the analysis of the results and discussion in class. This study addresses the Cultural Self-Awareness Questionnaire. The results and outcomes of this questionnaire are analysed and discussed and new avenues for research will be presented and proposed.
- Comunicação em saúde: O desafio de novos públicos em formatos inovadoresPublication . Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Villhena, Jéssica; Teixeira, Catarina; Oliveira, Telma; Silva, ReginaO desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e a sua democratização trouxeram novos desafios aos profissionais da ciência e da saúde, nomeadamente desenvolver um processo de produção de ciência participativo e próximo da sociedade. No domínio da comunicação, o desafio deixou de ser o de partilhar a informação científica unicamente com os pares, para implicar a transmissão de informação a públicos diversos, em formatos inovadores e o de ouvir esses públicos ao longo do processo de construção de conhecimento. No entanto, comunicar sobre temas de saúde, conciliando qualidade e rigor científico, com simplicidade e atratividade, é uma tarefa que requer competências específicas. A unidade curricular (UC) de “Comunicação em Saúde”, do 1º ano, do Mestrado em Técnicas Laboratoriais em Biopatologia, tem como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação de ciência e de promoção de literacia em saúde através da produção de conteúdos digitais e interativos, fichas informativas e outro material didático a ser disponibilizados em plataformas,repositórios digitais abertos, construídos para o efeito, ou apresentados sob a forma de ações de formação e de sensibilização, em formatos presencial ou a distância, como forma de chegar a novos e diversificados públicos-alvo com estratégias personalizadas. A avaliação desta UC tem dois elementos de avaliação: (1) o desenvolvimento de um projeto digital de promoção de literacia em saúde e/ou de comunicação de ciência; (2) a apresentação oral do projeto. O binómio ciência-tecnologia requer uma atualização dos conteúdos nos curricula e novos métodos de ensinoaprendizagem para capacitar os futuros profissionais de saúde, investigadores e cidadãos participativos, para esta nova exigência, aproximando a ciência e o conhecimento da sociedade. É essa experiência pedagógica, com resultados positivos, que aqui se reflete e as aprendizagens daí resultantes.
- Effect of skimmed milk on intestinal tract: prevention of increased reactive oxygen species and nitric oxide formationPublication . Pinho, Susana C. M.; Faria, Miguel A.; Melo, Armindo; Pinto, Edgar; Almeida, Agostinho; Alves, Rui; Cabrita, Ana R. J.; Fonseca, António J. M.; Ferreira, Isabel M. P. V. O.The capacity of skimmed milk to neutralise increased reactive oxygen species (ROS) and to attenuate nitric oxide (NO) production, as well as to present cytoprotective effect at the intestinal level was assessed after in vitro gastro-intestinal digestion. The impact on ROS modulation was evaluated at a non-cytotoxic concentration of hydrogen peroxide (H2O2) in a co-culture of Caco-2 and HT-29 intestinal cells. In parallel, a cytotoxic concentration of H2O2 was used to study the effect of digested milk against induced cell apoptosis. Concerning induced NO production, it was evaluated using the model lipopolysaccharide (LPS)-stimulated RAW264.7 macrophage cells. Results showed that digested milk prevented the increase of basal ROS level in the intestinal epithelium and attenuated NO production by LPS-stimulated macrophage cells. In the H2O2-induced cytotoxicity assay, digested milk had no protection against apoptosis, confirmed by the failure in attenuating activated caspase-3/7.
- Desenvolvimento da carreira docente e mindfulness. Qual a relação?Publication . Sousa, Zita; Salgado, Ana; Lopes, PaulaO stress laboral é um dos problemas de saúde mais reportados. Comparativamente a outros grupos profissionais, trabalhadores na área da educação estão em maior risco para stress, particularmente os docentes do ensino superior. Estes reportam maiores níveis de stress, conflito e dificuldade no balanceamento vida profissionalpessoal, e menores níveis de bem-estar e suporte de pares (e.g., Kinman & Wray, 2013). Hipotetizando a influência negativa destes fatores na qualidade pedagógica e relação docente-estudantes, defendemos a integração da promoção de competências pessoais na conceção inovadora da formação contínua do docente, competências estas que contribuem para a saúde. Enquanto Escola de Saúde, concebemos a saúde como bem-estar físico, psicológico e social, tal como preconizado pela Organização de Mundial de Saúde (e.g., 2001) e, também, espiritual, tal como argumentado por inúmeros estudos. Esta dimensão espiritual refere-se, exemplificando, ao sentido de plenitude (Marín, 1995), à concretização do potencial de desenvolvimento humano (Marques, 2003), à integração dos vários domínios da vida (Westgate, 1996) e ao propósito de vida (e.g., Reed, 1992). A saúde integral pode passar pelo cultivo do Mindfulness. O Mindfulness é a competência de focar a atenção, de forma especial, plena e intencional, no momento presente, cultivando autoconsciência com uma qualidade de nãojulgamento e aceitação da experiência (Kabat-Zinn, 1990). Os seus benefícios – cientificamente comprovados – indicam melhor qualidade de vida, bem-estar e saúde geral (e.g., Chiesa & Serretti, 2010; Goleman & Davidson, 2017). Nos últimos anos o Projeto de Formação Pedagógica da ESS-P.Porto procurou promover a saúde integral dos docentes através de Práticas Guiadas de Mindfulness. Apresentaremos a experiência da formação prática em Mindfulness, tecendo considerações sobre desafios, oportunidades e adaptações ao longo do processo, bem como sobre os seus resultados, nomeadamente em termos de benefícios para os participantes. Em última instância, pretendemos contribuir para a reflexão acerca do futuro nesta área, que consideramos primordial.
- Avaliação da relação entre o grau de literacia em incontinência urinária e o nível de atividade física em mulheres com idade igual ou superior a 55 anos do norte de PortugalPublication . Carvalho, Camila Garcia de; Araújo, Maíta Poli de; Sartori, Marair Gracio Ferreira; Oliveira, Carla; Santos, Paula ClaraSegundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população mundial com idade igual ou superior a 65 anos irá passar de 841 milhões para 2 bilhões até 2050, criando novos desafios para a saúde pública global (United Nations, 2019). A sustentabilidade do sistema de saúde passa por uma aposta em programas de promoção da saúde e prevenção da doença. Neste contexto, literacia é uma arma potente para o empoderamento das populações, nomeadamente das mulheres. A incontinência urinária (IU) é uma condição de saúde prevalente em mulheres pós-menoupausa podendo influenciar a prática de atividade física e a qualidade de vida. Avaliar a relação entre o grau de literacia em incontinência urinária(GLIU) e o nível de AF(NAF) em mulheres com idade igual ou superior a 55 anos do norte de Portugal. Realizou-se um estudo transversal numa amostra de conveniencia constituida por sessenta e sete (67) mulheres com idade média de 63.8 (8.2) anos. Estas preencheram os questionários IPAQ-SF (International Physical Activity Questionnaire-Short Form) e Q-IU (Quiz de incontinência urinária). Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre GLIU e NAF. Apesar disso, foi visto um baixo GLIU independente do NAF e sem relação entre eles (P>0.005). Não foi encontrada relação entre o GLIU e o NAF. Existem lacunas no conhecimento de mulheres com idade igual ou >55 anos do norte de Portugal sobre IU. Enfatiza-se o baixo nível de conhecimento dessas mulheres sobre a relação entre AF e IU mostrando a importância de mulheres empderadas sobre os fatores de risco para IU.
- Diagnostic ultrasound assessment of deep fascia sliding mobility in vivo: A scoping review – Part 1: Thoracolumbar and abdominal fasciaePublication . Soares, Hélio Rafael; Pinheiro, Ana Rita; Crasto, Carlos; Barbosa, Pedro; Dias, Nuno; Carvalho, Paulo deFailure of fascial sliding may occur in cases of excessive or inappropriate use, trauma, or surgery, resulting in local inflammation, pain, sensitization, and potential dysfunction. Therefore, the mechanical properties of fascial tissues, including their mobility, have been evaluated in vivo by ultra-sound (US) imaging. However, this seems to be a method that is not yet properly standardized nor validated. To identify, synthesize, and collate the critical methodological principles that have been described in the literature for US evaluation of deep fascia sliding mobility in vivo in humans. Methods: A systematic literature search was conducted on ScienceDirect, PubMed (Medline), Web of Science and B-On databases, according to the PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) guidelines. The OCEBM LoE was used to evaluate the level of evidence of each study. From a total of 104 full-text articles retrieved and assessed for eligibility, 18 papers were included that evaluate the deep fasciae of the thoracolumbar (n ¼ 4), abdominal (n ¼ 7), femoral (n ¼ 4) and crural (n ¼ 3) regions. These studies addressed issues concerning either diagnosis (n ¼ 11) or treatment benefits (n ¼ 7) and presented levels of evidence ranging from II to IV. Various terms were used to describe the outcome measures representing fascial sliding. Also, different procedures to induce fascial sliding, positioning of the individuals being assessed, and features of US devices were used. The US analysis methods included the comparison of start and end frames and the use of cross-correlation software techniques through automated tracking algorithms. These methods had proven to be reliable to measure sliding between TLF, TrA muscle-fascia junctions, fascia lata, and crural fascia, and the adjacent epimysial fascia. However, the papers presented heterogeneous terminologies, research questions, populations, and methodologies. This two-part paper reviews the evidence obtained for the thoracolumbar and abdominal fasciae (Part 1) and for the femoral and crural fasciae (Part 2). The US methods used to evaluate deep fascia sliding mobility in vivo in humans include the comparison of start and end frames and the use of cross-correlation software techniques through automated tracking algorithms. These seem reliable methods to measure sliding of some fasciae, but more studies need to be systematized to confirm their reliability for others. Moreover, specific standardized protocols are needed to assess each anatomical region as well as study if age, sex-related characteristics, body composition, or specific clinical conditions influence US results.
- Projeto de promoção da capacitação para sinalização e prestação de cuidados básicos a crianças em risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência, em São Tomé e PríncipePublication . Barbosa, Rita; Henriques, Filipa; Marques, Inês; Oliveira, Francisca; Ponte, Sofia; Rocha, Fabiana; Simões de Almeida, Raquel; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Trigueiro, Maria JoãoSão Tomé e Príncipe é um país em desenvolvimento que, atualmente, não possui serviços de sinalização/rastreio precoce que permita detetar crianças em risco de atraso no desenvolvimento nem o apoio às suas famílias. Pretende-se promover a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, para a sinalização/rastreio de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e melhorar a prestação de cuidados básicos, envolvendo a família. Trata-se de um estudo de caso psicológico que pretende promover o apoio a crianças, pais e profissionais de saúde, segundo um modelo de mentoria terapêutica à distância. Serão utilizadas as contagens do número de crianças sinalizadas/rastreadas, das crianças que recebem a prestação de cuidados pelos tutores e o número de profissionais que após uma formação especializada consegue garantir o rastreio das crianças. O grau de conhecimento dos pais será medido através de um questionário. Aumento do número de profissionais envolvidos, aumento do número de crianças sinalizadas e recebem a prestação de cuidados, aumento do grau de conhecimento dos pais para a prestação de cuidados. Espera-se que as crianças com risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência sejam sinalizadas/rastreadas e recebam uma prestação de cuidados pelos tutores, envolvendo a família. Ademais, objetiva-se o aumento da literacia na saúde dos profissionais de saúde e educação assim como dos familiares envolvidos. Desta forma, consideramos que problemas escolares poderão ser prevenidos e a propensão para adoção de comportamentos desviantes e a institucionalização poderão ser atenuadas.
- Diabetic Shoe Upper Pressures: Preliminary Approach to Identify Relative Levels of Comfort and InjuryPublication . Martins, Pedro; Marques, A.Diabetic foot is one of the most serious complications affecting the feet of diabetic patients. It is characterized by a progressive loss of protective skin sensitivity and requires an early diagnosis due to the imminent possibility of infection, ulceration, and amputation [1]. Frequently, the anatomical deformation of the foot and the use of misfit shoes compromise the biomechanics of the foot, causing abnormal overload and minor trauma that can precipitate ulceration. The most critical pressure points, located in the plantar and dorsal region of the foot, are already well identified. In this sense, in addition to increased clinical attention, the use of appropriate footwear is also an essential factor in preventing injuries. The shoe must have an internal length between 1 and 2 cm greater than the foot, it must be adapted to the widest part of the foot and the height of the toecap must guarantee sufficient space for the toes. The choice of shoes should be evaluated with the patient standing and preferably at the end of the day when the feet are more likely to be swollen. In more complex cases, the use of custom-made shoes should be advised
- Tuberculose na atualidade: intervenção na comunidade para promoção da literacia em saúdePublication . Batista, Ana Beatriz; Ferreira, Daniela Filipa; Fonseca, Ana Faria; Mota, Sandra; Lamas, MC; Amorim, ManuelaA literacia em saúde baseia-se na capacidade dos cidadãos tomarem decisões acertadas em relação à sua saúde relacionando-se com o grau em que podem obter, processar e compreender informações e serviços de saúde, necessários para tomarem decisões de saúde adequadas. O baixo nível de literacia em saúde pode levar a menor consciência em adequar os seus comportamentos para melhorar a atitude face às doenças e à adesão aos cuidados. A tuberculose (TB) é uma doença de crescente preocupação na comunidade médica e um problema de saúde pública, devido à sua transmissão e difícil controlo. Sendo a Literacia em Saúde assume-se um ponto-chave para a inversão desta tendência, desenvolveu-se uma intervenção através da plataforma zoom, com recurso a metodologias ativas, para perceber o nível de conhecimento sobre a TB, fatores de risco associados e promover a educação individual e comunitária. Realizada no âmbito de Educação Clínica II, na área das Análises Clínicas e Saúde Pública, do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESS|Porto, e teve como público-alvo alunos de 12º ano, com idades compreendidas entre 17-19 anos, do curso de Biotecnologia. A ação pretendeu elucidar camadas jovens para esta doença tão atual e capacitá-los, sensibilizando-os, para a importância da prevenção, diagnóstico precoce, resistências aos antibacilares e vacinação. A intervenção permitiu o diálogo e troca de ideias que se revelaram enriquecedoras. No final, foi disponibilizado um questionário. Dos 74,1% dos respondentes, a maioria considerou a ação e a temática muito pertinente e muito interessante (72,5% e 80%) e que a intervenção estava muito bem organizada (82,5%). O retorno de grupos de jovens ativos, evidencia muito a necessidade da continuidade deste tipo de intervenções, através de metodologias ativas e participativas. Acresce ainda a aquisição de conhecimentos e competências transversais que num contexto de ensinoaprendizagem mais clássico e menos dinâmico poder-se-ia não atingir.
- Práticas de atendimento presencial e telefónico em secretariado e assessoriaPublication . Rodrigues, Cláudia Maria de Pinho Ribeiro NogueiraO presente trabalho de natureza profissional, com o tema “Práticas de atendimento presencial e telefónico em secretariado e assessoria”, visa a apreciação em provas públicas para atribuição do título de Especialista em Assessoria e Comunicação Organizacional, área de Secretariado e Trabalho Administrativo, pelo Instituto Politécnico do Porto (Regulamento para a Atribuição do Título de Especialista no IPP, artº 6º, nº 1, b); Despacho IPP n.º 14093/2011, D.R., II Série, nº 200, 18 de outubro), constituindo uma reformulação do trabalho inicial designado de “Comunicação Oral e Escrita em Secretariado e Assessoria”, apresentado ao Júri em fevereiro de 2021. Esta reformulação foi sugerida pelo Júri justificando que o trabalho apresentado “aborda o assunto com grande dispersão e que pode ser enriquecido, se o tema for tratado com menos abrangência”. Na sequência desta sugestão, procedeu-se à reformulação deste trabalho de natureza profissional, optando-se por apresentar o tema específico das práticas de atendimento, com a variante presencial e telefónica, por se considerar que o domínio destas práticas é uma das áreas do secretariado com mais visibilidade para o público e para o fortalecimento dos objetivos estratégicos de uma organização. Ao estilo de um manual de boas práticas, apresentam-se os conceitos vigentes dentro da área do secretariado necessários para se exercer a função de atendimento com qualidade e profissionalismo recorrendo a exemplos práticos que facilitem a associação dos conceitos transmitidos às situações reais do contexto de trabalho, e ainda a análise de um estudo de caso que permite avaliar a situação real do estado do atendimento desempenhado por um grupo de profissionais de secretariado. Assim é realizada a contextualização da função do atendimento dentro das funções de secretariado e assessoria, sua importância e as competências necessárias tanto para a função de secretariado em geral como especificamente para a função de atendimento. Aborda-se a importância da comunicação verbal e não-verbal e respetivos cuidados para garantir uma comunicação eficaz conducente à criação de uma imagem positiva da organização. São ainda identificados os procedimentos a seguir tanto no atendimento presencial como telefónico divididos pelas suas diversas etapas, bem como as boas práticas e a forma de atuação face a situações particulares. Por fim, é apresentado um estudo sobre o estado do atendimento realizado numa instituição pública que pode ser considerado um indicador do caminho a seguir na formação e capacitação dos profissionais de atendimento em Portugal. Conclui-se salientando que apesar do investimento já existente na qualificação e capacitação dos profissionais de secretariado com funções de atendimento é ainda necessário que cada vez mais gestores e profissionais apostem nessa valorização.
