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- Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesaPublication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, VitorO conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
- Impacto da terapia de reminiscências com recurso à realidade virtual ao nível da sintomatologia psicológica e comportamental de pessoas com demênciaPublication . Santos, Mariana; Coelho, Tiago; Portugal, PaulaComparar o impacto de um programa de terapia de reminiscências (TR) com recurso à realidade virtual (RV), com o impacto de um programa de TR com recurso a um estímulo tradicional, ao nível da manifestação de sintomatologia psicológica e comportamental em pessoas com demência, durante as várias sessões. Ensaio clínico randomizado, com um desenho do tipo experimental, em que foi realizado o acompanhamento de uma amostra de 14 idosos recrutados por conveniência, divididos por dois grupos de intervenção: TR tradicional (controlo) e TR com recurso à RV (experimental). A intervenção foi constituída por 8 sessões, com frequência bissemanal. Durante cada sessão foi preenchida uma grelha de observação sobre a manifestação de sintomatologia comportamental e psicológica e sobre o envolvimento do participante. Foi ainda utilizado o Simulator Sickness Questionnaire, administrado antes e após a exposição ao vídeo, de forma a avaliar o aumento do grau da manifestação de sintomatologia adversa associada à simulação. Não se verificam diferenças significativas entre os grupos no que concerne ao sexo, nível de escolaridade, idade, grau de independência, nas AVD’s e AVDI’s e declínio cognitivo, bem como ao nível da manifestação sintomatológica comportamental e da sintomatologia adversa durante as sessões. No que diz respeito ao envolvimento na experiência, os comportamentos observados foram globalmente positivos, havendo partilha de memórias maioritariamente positivas e um registo de ligeiramente maior envolvimento dos participantes expostos a ambientes imersivos (RV), do que no grupo de controlo. De uma forma geral, o impacto dos diferentes programas de intervenção parece ser semelhante. Através deste estudo, gerou-se evidência acerca da segurança e viabilidade da aplicação de RV neste tipo de intervenção, validando a continuidade da sua utilização.
- A methodology for understanding the speed of internationalization process: The role of individual-level characteristicsPublication . Mendes, Telma; González-Loureiro, Miguel; Braga, VítorThis article presents a methodology that aims to explore how the decision-makers’ cognition affects the speed of internationalization. Managerial cognition is evaluated through the lens of the dual-process theory, which assumes that human information processing is made by two systems: (1) the intuitive and experiential cognitive system – System X, and (2) the rational and analytical cognitive system – System C. The speed of internationalization process is examined in terms of earliness (how soon after inception a firm enters in international markets) and post-internationalization speed (how fast a firm involves with new foreign markets after the first entry). This methodology has been put in practice in a multiple case study: the Portuguese footwear industry. The presence of some misalignments between our initial proposal and its implementation helped us to reshape and emphasize specific processes and behaviors associated to the methodology. The results suggest that, when making the decision about the first international entry, the decision-makers of the firms internationalizing earlier mostly relied on the intuitive cognitive system, while the decision-makers of the firm delaying the first entry showed a predominance of the rational cognitive system. However, regardless of being an early or later entrant, the sampled firms combine intuition with analysis to make the final decision about further involvements with foreign markets, resulting in a gradual and slower post-internationalization. Our in depth-analysis suggests that the Uppsala model could be questioned because the speed of internationalization process seems to be governed by how decision-makers perceive a given reality based on its cognition.
- Metodologias de Avaliação em Ortotraumatologia/ Reumatologia - GoniometriaPublication . Meireles, Rita; Branco, SandraEsta sebenta, resumida e organizada por tópicos, foi elaborada com o intuito de facilitar os processos de ensino e aprendizagem na área da Goniometria, e espera-se que seja útil para os estudantes e docentes das áreas pedagógicas envolvidas no estudo e prática desta técnica nos processos de avaliação e intervenção na prática clínica
- Caraterização do nível de literacia em saúde mental dos jovens na área metropolitana do portoPublication . Trigueiro, Maria João; Simões-Silva, Vitor; Lucas, Susana; Marques, AntónioCaraterizar o nível de Literacia em Saúde Mental (LSM) dos jovens 14-18 anos de idade, residentes na área metropolitana do Porto. Participaram no estudo 847 jovens. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e as versões portuguesas da Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK-10) e da Mental Health Literacy Measure (MHLM). Como critério de exclusão, os jovens não deviam apresentar patologia confirmada que o impedissem de ler e compreender as questões. Para avaliar possíveis preditores da LSM nos jovens, foi utilizada uma regressão linear múltipla. Verificou-se que 75,65% da amostra apresentava um score igual ou superior a quatro no MHPK-10 e 71,97% tinha um resultado no MHLM indicativo de um nível de LSM. As variáveis preditoras de um maior nível de LSM foram o ter mais idade (IC95%escol ]1,12; 2,66[), e conhecer alguém com doença mental (IC95%conhec ]0,45; 1,59[). De acordo com os resultados, os níveis de LSM na população jovem, em Portugal, é relativamente alto, com valores na ordem dos 70% de conhecimento.
- Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorPublication . Duarte, Marina; Farinha, Carla Sofia; Caeiro, Sandra; Reis, Margarida Santos; Simão, João; Rigueiro, Constança; Galacho, Cristina; Câmara, Patrícia; Pedro, Josélia; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Araújo, Marisa Almeida; Vieira da Silva, ManuelaReconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade
- Removal of diclofenac and sulfamethoxazole from aqueous solutions and wastewaters using a three-dimensional electrochemical processPublication . Soares, Cristina; Correia-Sá, Luísa; Paíga, Paula; Barbosa, Carlos; Remor, Paula Verônica; Freitas, Olga; Moreira, Manuela M.; Nouws, Henri; Correia, Manuela; Ghanbari, Amir; Rodrigues, António J.; Oliveira, Carlos M.; Figueiredo, Sónia; Delerue-Matos, CristinaThe three-dimensional (3D) electrochemical treatment process was studied for the removal of two pharmaceuticals, diclofenac (anti-inflammatory) and sulfamethoxazole (antibiotic), in mono and bi-component systems. Adsorption and conventional two-dimensional electrochemical processes were initially studied and then combined to develop the 3D process. The influence of different operating parameters on the removal efficiency was studied: the distance between the cathode and the anode, the pharmaceutical and electrolyte (NaCl) concentrations, the pH, and the (carbon-based) adsorbent used as particulate electrode (biochar and commercial activated carbon, granulometry, and amount). The energy consumption and the electric energy per order were evaluated. The results demonstrate the efficiency of the 3D process for the removal of diclofenac and sulfamethoxazole from aqueous solutions, both for mono- and bi-component systems, achieving their complete removal respectively in 10 and 30 min, using a Mixed Metal Oxide anode (titanium-coated with RuO2-IrO2-TiO2), a stainless steel cathode, a biochar particulate electrode (1–2 mm), an initial pharmaceutical concentration of 10 mg/L, an inter-electrode distance of 7.5 cm, a pH value of 7 and a current density of 7 mA/cm2. The optimised 3D process was also successfully applied to a wastewater treatment plant effluent, but lower removal efficiencies were observed (after 30 min) for bi-component fortified samples; 49% for DCF and 86% for SMX, with energy consumptions of 1224 and 613 Wh/g and an electric energy per order of 19.1 and 8.77 kWh/m3 respectively. On the other hand, the pharmaceuticals were completely removed from the effluent when real concentrations (i.e. without their addition) were used
- Development of a framework for radiographer online clinical education (FORCE): the specifc strand of nuclear medicine within this european projectPublication . Costa, P.; Atutornu, J.; Bezzina, P.; Dalen, N.; Huhtanen, J.; Jaronen, M.; Saila, T.; Kraus, B.; Rainford, L.; Matthews, K.The overall aim of the FORCE project is to develop virtual web-based learning resources where Radiography undergraduates can engage in interactive, problem-based development of radiographic knowledge, ability and professional awareness. This European-funded project is internally divided in three diferent strands (Radiology Diagnostic Imaging, Radiotherapy and Nuclear Medicine). The aim of this presentation is to present the global project, mainly focusing developments, achievements and challenges within the Nuclear Medicine specifc strand.
- Auditory brainstem response in children with risk factor for hearing loss: comparative analysis between the use of different acoustic stimuli in electrophysiological findingsPublication . Quintela, Lara; Gentil, Fernanda; Tavares, João Manuel R.S.The auditory brainstem response (ABR) is classically evoked with the click stimulus. New stimuli, such as chirp, have been proposed with the aim of improving the identification of different types and degrees of hearing loss.
- Reducing Volume to Increase Capacity—Measures to Reduce Transport Energy for Recyclable Waste CollectionPublication . Santos, Adriano A; Silva, A. Ferreira da; Gouveia, António; Felgueiras, Carlos; Caetano, NídiaThe production of municipal waste is increasing all over the world. Although a significant part of the waste is collected as commingled waste, much of it is recyclable if disposed of properly. Thus, separate deposition and collection plays an extremely important role today, more than ever, not only in terms of preventing pollution but also from the point of view of recycling as a driver of circular economy and of efficient use of resources. This work is focused on the development of compaction equipment to be applied to containers, which allows a more efficient approach to the process of collecting waste for recycling. As a management option, recycling depends on collective behavior which is based on individual acts. Therefore, individual use of plastic/metal compaction systems can help meet recycling targets, even as a complement to conventional bins. Thus, herein a proposal is presented for a plastic/metal collection station with a built-in compaction element that allows for the compacting of the separated waste, individually, in an easily accessible drawer. Sorting and compacting waste before collection will result in a reduction of the number of collection/transport stops, which will also translate into higher energy efficiency, cost savings, optimization of the transported tons/km ratio, and profitability.