Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
677.83 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Reconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade
Description
Keywords
Agenda 2030 Objetivos de desenvolvimento sustentável Ensino e curricula Sustentabilidade Ensino superior Educação para o desenvolvimento sustentável
Citation
Duarte, M., Farinha, C. S., Caeiro, S., Santos-Reis, M., Simão, J., Rigueiro, C., Galacho, C., Câmara, P., Pedro, J., Dinis, M. A. P., Araújo, M. A., & Silva, M. V. da. (2022). Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior. Livro de Atas - 4.a CONFERÊNCIA CAMPUS SUSTENTÁVEL (CCS2022), 93–94.
Publisher
Politécnico de Leiria