Publication
Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior
dc.contributor.author | Duarte, Marina | |
dc.contributor.author | Farinha, Carla Sofia | |
dc.contributor.author | Caeiro, Sandra | |
dc.contributor.author | Reis, Margarida Santos | |
dc.contributor.author | Simão, João | |
dc.contributor.author | Rigueiro, Constança | |
dc.contributor.author | Galacho, Cristina | |
dc.contributor.author | Câmara, Patrícia | |
dc.contributor.author | Pedro, Josélia | |
dc.contributor.author | Dinis, Maria Alzira Pimenta | |
dc.contributor.author | Araújo, Marisa Almeida | |
dc.contributor.author | Vieira da Silva, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T16:22:31Z | |
dc.date.available | 2024-03-26T16:22:31Z | |
dc.date.issued | 2022-10 | |
dc.description.abstract | Reconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidade | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, M., Farinha, C. S., Caeiro, S., Santos-Reis, M., Simão, J., Rigueiro, C., Galacho, C., Câmara, P., Pedro, J., Dinis, M. A. P., Araújo, M. A., & Silva, M. V. da. (2022). Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior. Livro de Atas - 4.a CONFERÊNCIA CAMPUS SUSTENTÁVEL (CCS2022), 93–94. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8415-11-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25221 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ccs2022.ipleiria.pt/files/2023/10/BOOK_OF_ABSTRACTS_2022_final_revistoV2.pdf | pt_PT |
dc.subject | Agenda 2030 | pt_PT |
dc.subject | Objetivos de desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.subject | Ensino e curricula | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Educação para o desenvolvimento sustentável | pt_PT |
dc.title | Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 94 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas - 4.ª CONFERÊNCIA CAMPUS SUSTENTÁVEL (CCS2022) | pt_PT |
person.familyName | Vieira da Silva | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier | 2545573 | |
person.identifier.ciencia-id | 8C1D-7FC0-8460 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1256-990X | |
person.identifier.scopus-author-id | 57449894700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb3cca0a-0dc9-4702-83ae-fbca6b94e1da | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb3cca0a-0dc9-4702-83ae-fbca6b94e1da |