Repository logo
 
Publication

Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior

dc.contributor.authorDuarte, Marina
dc.contributor.authorFarinha, Carla Sofia
dc.contributor.authorCaeiro, Sandra
dc.contributor.authorReis, Margarida Santos
dc.contributor.authorSimão, João
dc.contributor.authorRigueiro, Constança
dc.contributor.authorGalacho, Cristina
dc.contributor.authorCâmara, Patrícia
dc.contributor.authorPedro, Josélia
dc.contributor.authorDinis, Maria Alzira Pimenta
dc.contributor.authorAraújo, Marisa Almeida
dc.contributor.authorVieira da Silva, Manuela
dc.date.accessioned2024-03-26T16:22:31Z
dc.date.available2024-03-26T16:22:31Z
dc.date.issued2022-10
dc.description.abstractReconhece-se que a sustentabilidade é um conceito interdisciplinar vital (Siller et al., 2022) e um dos maiores desafios que se colocam, não só atualmente, mas também às sociedades futuras (Suárez-López & Eugenio-Gozalbo, 2022). Por esse motivo, é necessária uma maior ênfase e enquadramento no ensino e curricula das Instituições de Ensino Superior (IES), motivando definir estratégias de aprendizagem que possibilitem preparar os e as estudantes para uma melhor consciencialização dos temas da sustentabilidade nas suas várias dimensões. Incluir a sustentabilidade nas políticas da educação é imperioso e reflete o reconhecimento dos particulares desafios, bem como das oportunidades que o novo século apresenta, impondo-se que os curricula permitam transmissão de conhecimento, valores e competências, de forma multidimensional, alinhada com a cidadania global. Num estudo realizado com Universidades públicas em Portugal, Farinha et. al (2020) concluíram que existem várias iniciativas relacionadas com a educação para a sustentabilidade, resultando principalmente da proatividade das IES, avançando cada uma a seu ritmo e de forma isolada, apesar de haver redes de colaboração entre docentes e investigadores. É neste espírito colaborativo que a Rede Campus Sustentável (RCS) desenvolve a sua atividade e realizou, em 2021, um inquérito no qual foi possível recolher informação sobre boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula das IES portuguesas (Madeira et. al, 2022). Neste levantamento (N=30), alguns dos tópicos abordados foram a/o: i) promoção da revisão e melhoria dos curricula dos ciclos de estudos para integração da sustentabilidade; ii) promoção do desenvolvimento de competências em sustentabilidade na oferta formativa; iii) apoio dado aos e às docentes na promoção de competências em sustentabilidade nas unidades curriculares (UCs) que lecionam; iv) existência de outros espaços/ instalações, que não salas de aulas, onde decorram atividades letivas ou extracurriculares sobre sustentabilidadept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, M., Farinha, C. S., Caeiro, S., Santos-Reis, M., Simão, J., Rigueiro, C., Galacho, C., Câmara, P., Pedro, J., Dinis, M. A. P., Araújo, M. A., & Silva, M. V. da. (2022). Boas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superior. Livro de Atas - 4.a CONFERÊNCIA CAMPUS SUSTENTÁVEL (CCS2022), 93–94.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8415-11-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25221
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPolitécnico de Leiriapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ccs2022.ipleiria.pt/files/2023/10/BOOK_OF_ABSTRACTS_2022_final_revistoV2.pdfpt_PT
dc.subjectAgenda 2030pt_PT
dc.subjectObjetivos de desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectEnsino e curriculapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.titleBoas práticas para a promoção da sustentabilidade no ensino e curricula nas instituições de ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.endPage94pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas - 4.ª CONFERÊNCIA CAMPUS SUSTENTÁVEL (CCS2022)pt_PT
person.familyNameVieira da Silva
person.givenNameManuela
person.identifier2545573
person.identifier.ciencia-id8C1D-7FC0-8460
person.identifier.orcid0000-0003-1256-990X
person.identifier.scopus-author-id57449894700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb3cca0a-0dc9-4702-83ae-fbca6b94e1da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb3cca0a-0dc9-4702-83ae-fbca6b94e1da

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
POSTER_Manuela V. Silva.pdf
Size:
677.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: