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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente descrição qualitativa visa compreender, a partir do olhar dos intervenientes nos contextos de vida da criança, nesta caso, os pais de crianças até aos seis anos, que importância atribuem ao brincar, enquanto promotor do desenvolvimento infantil. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada a 20 pais selecionados de forma não-probabilística intencional. A análise de dados recorreu à codificação aberta por dois investigadores independentes, sendo a codificação final obtida por consenso. Os resultados mostraram que os pais de crianças em idade pré-escolar dão maior importância às atividades de caráter estruturado e educativo em detrimento de um brincar livre e a substituição de um brincar ativo ao ar livre por outro mais sedentário, em contextos mais controlados. O tempo de brincadeira entre pais e filhos é reduzido, em função das densas rotinas familiares. Verificou-se a introdução, cada vez mais precoce, de dispositivos tecnológicos em detrimento de outras formas de brincar.
Description
Keywords
Brincar Criança Desenvolvimento infantil Infância Pais
Citation
Paula Matos, Maria João Trigueiro, & Paula Portugal. (2019). Os pais e a importância do Brincar: Perceções de um grupo de pais de crianças até aos seis anos – Uma descrição qualitativa. Livro de Atas do 8o Congresso Investigação Qualitativa em Saúde., 2, 1216–1225