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  • Envelhecer com dignidade num país inventado
    Publication . Proença Garcia, Rui; Portugal, Paula
    Muitas vezes o envelhecimento é entendido como um problema. Entendemos que não é, mas uma conquista da humanidade. A vida humana cada vez é mais longa, mas nem sempre é vivida com dignidade. O envelhecimento é um desafio colocado à sociedade, sendo necessário também estudar o envelhecimento do velho. Os autores, a partir do título de um livro de Isabel Allende, inventaram um país, a Utopia, situado à latitude da nossa imaginação e à longitude da nossa fantasia. Nesse país, cada pessoa é uma pessoa sem rótulos. Não há distinções entre ninguém, apenas pessoas humanas. Um país que se orienta pelo Ser e não pelo Ter. É uma utopia, mas utopia não tem de significar o impossível. É um país que ainda não existe, mas que um dia existirá. Este país inventado é uma exigência ética. Como conclusão, é importante realçar o sentido profundo da expressão Vida com Dignidade. Dignidade, porque é um conceito ligado ao Ser. O atual conceito de qualidade de vida está mais ligado ao Ter. Queremos ser lembrados por aquilo que somos e não somente por aquilo que temos.
  • Os pais e a importância do Brincar: perceções de um grupo de pais de crianças até aos seis anos – Uma descrição qualitativa
    Publication . Matos, Paula; Trigueiro, Maria João; Portugal, Paula
    A presente descrição qualitativa visa compreender, a partir do olhar dos intervenientes nos contextos de vida da criança, nesta caso, os pais de crianças até aos seis anos, que importância atribuem ao brincar, enquanto promotor do desenvolvimento infantil. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada a 20 pais selecionados de forma não-probabilística intencional. A análise de dados recorreu à codificação aberta por dois investigadores independentes, sendo a codificação final obtida por consenso. Os resultados mostraram que os pais de crianças em idade pré-escolar dão maior importância às atividades de caráter estruturado e educativo em detrimento de um brincar livre e a substituição de um brincar ativo ao ar livre por outro mais sedentário, em contextos mais controlados. O tempo de brincadeira entre pais e filhos é reduzido, em função das densas rotinas familiares. Verificou-se a introdução, cada vez mais precoce, de dispositivos tecnológicos em detrimento de outras formas de brincar.
  • Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesa
    Publication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, Vitor
    O conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
  • Virtual reality interventions to improve function after stroke
    Publication . Pereira, Miguel; Oliveira, Patrícia; Gomes, Manuela; Fernandes, Ângela; Portugal, Paula; Coelho, Tiago
    Stroke is the most common neurological disease and one of the most common fatal diseases in the world. Stroke patients suffer from several physical, cognitive, and sensory complications that impact their functionality and independence in daily activities and, consequently, can reduce their quality of life. Given this impact, it is important to assess the various ways to ensure effective and satisfactory rehabilitation for the stroke person. Virtual reality has been proven in recent times as a promising tool in stroke motor rehabilitation, being effective with its immersive elements and, at the same time, motivating patients. With all this in mind, this chapter aimed to analyze the current scientific evidence of Virtual Reality intervention for functional rehabilitation of stroke patients.
  • Impacto da terapia de reminiscências com recurso à realidade virtual ao nível da sintomatologia psicológica e comportamental de pessoas com demência
    Publication . Santos, Mariana; Coelho, Tiago; Portugal, Paula
    Comparar o impacto de um programa de terapia de reminiscências (TR) com recurso à realidade virtual (RV), com o impacto de um programa de TR com recurso a um estímulo tradicional, ao nível da manifestação de sintomatologia psicológica e comportamental em pessoas com demência, durante as várias sessões. Ensaio clínico randomizado, com um desenho do tipo experimental, em que foi realizado o acompanhamento de uma amostra de 14 idosos recrutados por conveniência, divididos por dois grupos de intervenção: TR tradicional (controlo) e TR com recurso à RV (experimental). A intervenção foi constituída por 8 sessões, com frequência bissemanal. Durante cada sessão foi preenchida uma grelha de observação sobre a manifestação de sintomatologia comportamental e psicológica e sobre o envolvimento do participante. Foi ainda utilizado o Simulator Sickness Questionnaire, administrado antes e após a exposição ao vídeo, de forma a avaliar o aumento do grau da manifestação de sintomatologia adversa associada à simulação. Não se verificam diferenças significativas entre os grupos no que concerne ao sexo, nível de escolaridade, idade, grau de independência, nas AVD’s e AVDI’s e declínio cognitivo, bem como ao nível da manifestação sintomatológica comportamental e da sintomatologia adversa durante as sessões. No que diz respeito ao envolvimento na experiência, os comportamentos observados foram globalmente positivos, havendo partilha de memórias maioritariamente positivas e um registo de ligeiramente maior envolvimento dos participantes expostos a ambientes imersivos (RV), do que no grupo de controlo. De uma forma geral, o impacto dos diferentes programas de intervenção parece ser semelhante. Através deste estudo, gerou-se evidência acerca da segurança e viabilidade da aplicação de RV neste tipo de intervenção, validando a continuidade da sua utilização.
  • Promoting reminiscences with virtual reality: feasibility study with people with dementia
    Publication . Coelho, Tiago; Marques, Cátia; Moreira, Daniela; Soares, Maria; Portugal, Paula; Marques, António
    This study aimed to examine the feasibility of promoting reminiscences with people with dementia, using 360° videos presented with virtual reality headsets. Four individual sessions were conducted with nine people with dementia. Average duration of the exposure was approximately ten minutes. The experience appeared to be pleasant for most of the participants (with the exception of one of the participants who reported visual limitations). Most participants shared positive memories while viewing the recordings. None of the participants experienced any significant increase in symptoms associated with nausea and disorientation.
  • Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP
    Publication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, Vitor
    Nos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.
  • Comparing the effects of two different intervention programs on the level of axiety and depression in elderly individuals
    Publication . Silva, Ana Sofia; Oliveira, Bibiana; Matos, Paula; Lopes, Daniela; Portugal, Paula; Coelho, Tiago; Fernandes, Ângela; Santos, Rubim
    Throughout the process of aging, there are several changes that can cause postural instability or balance disability, increasing the number of fall in elderly.
  • Family caregiver support strategies and tools to promote caregiver mental and emotional support
    Publication . Silva, Regina; Fernandes, Sílvia; Portugal, Paula
    Introduction: Caring for family members with severe mental illness poses a great risk to the health of caregivers, being associated with the development of emotional, mental and physical health problems. The Family Caregiver Support Project aims to empower informal caregivers, through access to relevant medical information, which promotes self-confidence and skills, both in the care of family members and in relation to their own needs. Methods: Partners from eight European countries participated in this project, including ESS|P.PORTO, in the period between 01/11/2018 and 31/10/2020. Results: This project resulted in the creation of a Guide and Resource Pack for training informal caregivers, accessible through a free online platform that can be accessed through a mobile application. All materials were produced in multiple languages and widely disseminated. Conclusion: The products and contents are still available, with an estimated strong impact on the training of informal caregivers, improving their quality of life.
  • Aplicação do Relation Play em crianças com perturbação autista
    Publication . Campos, Filipa; Portugal, Paula; Cardoso, Joana; Fernandes, Ângela
    Este estudo teve como objectivo verificar a eficácia de um programa de Relation play em crianças com Perturbação Autista, incidindo na comunicação não verbal e de interacção social. A amostra foi constituída por 3 crianças com Perturbação Autista. Foi realizado um estudo de caso quantitativo de carácter pré-experimental do tipo ABA. Os participantes foram submetidos a um programa de Relation Play constituído por 13 sessões, duas vezes por semana. O instrumento utilizado foi uma lista de verificação de comportamentos. Verificaram--‐se melhorias em alguns aspectos da comunicação não verbal e interacção social.