Loading...
167 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 167
- Needs assessment of families of people with mental illnessPublication . Santos, Teresa; Marques, António; Queirós, CristinaIn Portugal, the majority of people with mental illness live with their families, which play an important role in the treatment and rehabilitation of people with these conditions. Supporting families of people with mental illness is considered a key component in the psychosocial rehabilitation process (O’Doherty, Doherty, & Walsh, 2006). Given the central role of families and informal caregivers, it is critical to acknowledge their difficulties and needs to increase the effectiveness and scope of family interventions approaches (Vermeulen et al., 2015). Research indicates that effective support to informal caregivers enhance systemically the recovery of people with mental illness.
- Adaptive model for biofeedback data flows management in the design of interactive immersive environmentsPublication . Gomes, Paulo Veloso; Marques, António; Donga, João; Sá, Catarina; Correia, António; Pereira, JavierThe interactivity of an immersive environment comes up from the relationship that is established between the user and the system. This relationship results in a set of data exchanges between human and technological actors. The real-time biofeedback devices allow to collect in real time the biodata generated by the user during the exhibition. The analysis, processing and conversion of these biodata into multimodal data allows to relate the stimuli with the emotions they trigger. This work describes an adaptive model for biofeedback data flows management used in the design of interactive immersive systems. The use of an affective algorithm allows to identify the types of emotions felt by the user and the respective intensities. The mapping between stimuli and emotions creates a set of biodata that can be used as elements of interaction that will readjust the stimuli generated by the system. The real-time interaction generated by the evolution of the user’s emotional state and the stimuli generated by the system allows him to adapt attitudes and behaviors to the situations he faces.
- Programa de literacia em saúde mental: misofoniaPublication . Silva, Maria Oliveira; Marques, António; Simões de Almeida, RaquelOs níveis de literacia são um fator determinante na existência de conhecimentos e de crenças adequadas, associados à prevenção e tratamento das perturbações mentais. Assim, o programa de promoção de literacia em misofonia reveste-se como ponto chave na educação e sensibilização face à condição. A prevalência estimada desta perturbação, conjugada com os baixos níveis de literacia, exacerbam a necessidade de uma nova abordagem sustentável e escalável nos programas de literacia. O objetivo é o empoderamento dos participantes para o reconhecimento e autogestão da misofonia e a melhoria de atitudes em relação à condição. O programa e-learning de promoção de literacia de misofonia que propomos implementar, recorre a uma abordagem inovadora, positiva e interativa, potenciando a assimilação e implementação da informação disponibilizada. Espera-se um aumento da literacia e consciencialização sobre misofonia, redução do estigma e aumento da eficácia na procura de ajuda. A capacitação da população permitirá diminuir o impacto da misofonia e permitir o acesso a cuidados de saúde especializado como a intervenção da terapia ocupacional.
- Realidade virtual no tratamento da esquizofreniaPublication . Macedo, Mónica; Marques, António; Queirós, Cristina; Rodrigues, SusanaO uso da realidade virtual no contexto da esquizofrenia é maioritariamente direccionado para a avaliação, sendo escassa a aplicação no tratamento da doença e existindo uma lacuna no uso das possibilidades tecnológicas para este âmbito. A utilização de jogos em ambiente virtual permite melhorar as competências sociais e/ou cognitivas de pessoas com défice no desempenho ocupacional. Foi efetuada uma revisão sistemática para conhecer a utilização da realidade virtual no tratamento da esquizofrenia. Foram encontrados 91 artigos, dos quais 39 foram analisados. Constatou-se que a maioria dos estudos aborda a avaliação, verificação ou correlação de sintomas, existindo pouca utilização no tratamento dos défices causados pela esquizofrenia. Estes resultados são o ponto de partida para o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para o treino de competências na reabilitação psicossocial e cognitiva.
- Technological interventions and facial emotional recognition in autism spectrum disordersPublication . Alves, Samanta; Queirós, Cristina; da Silva Marques, António; Oliveira, Mónica; Orvalho, VerónicaIndividuals with Autism Spectrum Disorders (ASD) have deficits in the recognition of facial expressions when compared with typically developing population (Begger et al., 2006 & Deruelle et al., 2004). Computer training and multi-technology have been shown to be successful in teaching emotional skills to children with autism (Golan & Baron-Cohen, 2006; Silver & Oakes, 2001; Tanaka et al., 2010). We can find numerous educational technological resources that aim to teach facial recognition to people with ASD, but few present empirical validation of results. The majority of these techniques are non-standardized material, with no reference to research work (Ryan & Charragáin, 2010).
- Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesaPublication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, VitorO conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
- A literacia em saúde mental e o bem-estar do cuidador informal de pessoas com doença mentalPublication . Galustyan, Anna-Mariya; Gomes, Paulo Veloso; Marques, AntónioAs doenças mentais são patologias complexas e, em alguns casos, graves, sendo consideradas como a principal causa de incapacidade dos indivíduos e uma das principais causas de morbilidade a nível mundial. O cuidador informal é o indivíduo da rede social do doente que não é remunerado pelas suas funções e que tem uma relação significativa com o doente. As dificuldades como obter informação sobre a doença e os tratamentos, compreender essa informação, comunicar com o profissional de saúde/família/doente, gerir o stress e as emoções, estão relacionadas com um nível baixo de literacia em saúde mental, podendo comprometer o bem-estar e saúde do doente como também o bem-estar do próprio cuidador informal.
- Virtual reality cognitive-behavioral therapy biofeedback system for glossophobiaPublication . Correia, António; Gomes, Paulo Veloso; Donga, João; Marques, António; Pereira, JavierThe fear of public speaking is one of the most common social phobias causing anxiety problems in many people. In this context, this project focuses on developing a tool capable of helping mental health professionals using virtual reality as a controlled environment in expository therapies, in this case applied to Glossophobia. To enhance the creation of self-control mechanisms in these patients, the use of virtual reality is explored with the aid of Neuro and Biofeedback, allowing the visualization in real time of the physiological response to the stimuli of the virtual environment.
- Virtual reality in the treatment of acrophobiaPublication . Maravalhas, Vanessa; Marques, António; Sousa, Sara; Monteiro, Pedro; Simões De Almeida, RaquelExposure Therapy using Virtual Reality has been indicated as one of the most promising therapeutic approaches in the treatment of Acrophobia, because Virtual Reality generates exposure conditions systematic controlled and customized desensitization of the individual concerning the phobic incitement and the impulsive responses related to it, potentiating the emotional self-regulated competence and the incorporated cognitive restructuration. This quasi-experimental study had the purpose to analyze the impact of an exposure therapy program using Virtual Reality in the reduction of fear of heights on a sample of the Portuguese population. In this study participated 19 people with and without fear of heights, being distributed by the experimental and control groups. The program was composed of 8 sessions distributed biweekly, corresponding to a total program duration of 4 weeks. The impact of the program was analyzed through the administration of anxiety and acrophobia level assessment instruments and operationalization of psychophysiological procedures, focused on the biofeedback principles, before and after the intervention. The results from both self-report and psychophysiological data revealed a significant reduction in fear of heights in the participants exposed to the exposure therapy program, showing a positive impact of this protocol on the treatment of Acrophobia.
- Realidade virtual no tratamento da esquizofreniaPublication . Macedo, Mónica; Marques, António; Queirós, Cristina; Rodrigues, SusanaA realidade virtual tem sido aplicada com eficácia em tratamentos de patologias psiquiátricas como os transtornos de ansiedade, nomeadamente fobias e stress pós-traumático, e na depressão (Arbona et al., 2007; Richard & Richardson, 2012). O ambiente virtual pode provocar emoções positivas e proporcionar ao paciente diversos obstáculos e problemas a resolver, bem como produzir experiências que mesclem o mundo real e o mundo virtual de maneira envolvente. Tem como principal característica a imersão de quem a utiliza num mundo perceptivo, dando a sensação de o indivíduo estar realmente no ambiente projectado e a interagir com este (Costa & Carvalho, 2004; Dores et al., no prelo; Ku et al., 2003; Machado, Moraes & Nunes, 2009). Na esquizofrenia, o uso da realidade virtual é maioritariamente direccionado para a avaliação, de défices cognitivos e desabilidades sociais. Apesar de alguns autores realçarem (Costa & Carvalho, 2004; Dores et al., no prelo; Ku et al., 2003; Machado, Moraes & Nunes, 2009) a potencialidade da tecnologia, poucos programas de reabilitação são encontrados, demonstrando escassez da aplicação desta tecnologia no tratamento da esquizofrenia e a lacuna no uso das possibilidades tecnológicas para este âmbito.
