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- Realidade virtual no tratamento da esquizofreniaPublication . Macedo, Mónica; Marques, António; Queirós, Cristina; Rodrigues, SusanaO uso da realidade virtual no contexto da esquizofrenia é maioritariamente direccionado para a avaliação, sendo escassa a aplicação no tratamento da doença e existindo uma lacuna no uso das possibilidades tecnológicas para este âmbito. A utilização de jogos em ambiente virtual permite melhorar as competências sociais e/ou cognitivas de pessoas com défice no desempenho ocupacional. Foi efetuada uma revisão sistemática para conhecer a utilização da realidade virtual no tratamento da esquizofrenia. Foram encontrados 91 artigos, dos quais 39 foram analisados. Constatou-se que a maioria dos estudos aborda a avaliação, verificação ou correlação de sintomas, existindo pouca utilização no tratamento dos défices causados pela esquizofrenia. Estes resultados são o ponto de partida para o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para o treino de competências na reabilitação psicossocial e cognitiva.
- Realidade virtual no tratamento da esquizofreniaPublication . Macedo, Mónica; Marques, António; Queirós, Cristina; Rodrigues, SusanaA realidade virtual tem sido aplicada com eficácia em tratamentos de patologias psiquiátricas como os transtornos de ansiedade, nomeadamente fobias e stress pós-traumático, e na depressão (Arbona et al., 2007; Richard & Richardson, 2012). O ambiente virtual pode provocar emoções positivas e proporcionar ao paciente diversos obstáculos e problemas a resolver, bem como produzir experiências que mesclem o mundo real e o mundo virtual de maneira envolvente. Tem como principal característica a imersão de quem a utiliza num mundo perceptivo, dando a sensação de o indivíduo estar realmente no ambiente projectado e a interagir com este (Costa & Carvalho, 2004; Dores et al., no prelo; Ku et al., 2003; Machado, Moraes & Nunes, 2009). Na esquizofrenia, o uso da realidade virtual é maioritariamente direccionado para a avaliação, de défices cognitivos e desabilidades sociais. Apesar de alguns autores realçarem (Costa & Carvalho, 2004; Dores et al., no prelo; Ku et al., 2003; Machado, Moraes & Nunes, 2009) a potencialidade da tecnologia, poucos programas de reabilitação são encontrados, demonstrando escassez da aplicação desta tecnologia no tratamento da esquizofrenia e a lacuna no uso das possibilidades tecnológicas para este âmbito.
- Realidade virtual para treino de profissionais de socorroPublication . Quintas, Sílvia; Queirós, Cristina; Marques, António; Orvalho, VerónicaO uso da realidade virtual no contexto da saúde é sobretudo direcionado para tratamento de perturbações mentais e alterações de comportamento (Coelho et al., 2008; Emmel et al., 2002; Ku et al., 2006; Wald & Taylor, 2000), existindo lacunas no seu uso para o treino de profissionais de socorro expostos a incidentes críticos indutores de stress, que, pelo seu impacto psicológico afetam o seu desempenho profissional e a tomada de decisão (Maia, 2007; Mitchell & Everly, 2003). Recentemente assiste-se ao enfatizar da realidade virtual no contexto da saúde e do trabalho (Jacques et al., 2009; Riva et al., 2002; Rizzo, 2001) e existem já programas que permitem em condições securizantes treinar competências e melhorar a gestão do stress.
- E a qualidade de vida? Estudo dos efeitos de um programa holístico de reabilitação neuropsicológicaPublication . Almeida, Isabel; Guerreiro, Sandra; Martins-Rocha, Benedita; Dores, Artemisa Rocha; Vicente, Selene G.; Barbosa, Fernando; Castro-Caldas, AlexandreA reabilitação após lesão cerebral adquirida (LCA) pretende minimizar os impactos dos défices na funcionalidade do indivíduo promovendo a sua Qualidade de Vida (Qvd). O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de um programa holístico de reabilitação neuropsicológica (PHRN) nas dimensões da Qvd. Participaram 20 sujeitos com LCA, média de idades 30 anos (DP=7.62). Os participantes foram avaliados pré e pós intervenção, com intervalo de seis meses utilizando-se o Quality Of Life after Brain Injury. Para a análise usamos o t-test amostras emparelhadas, com p corrigido para comparações múltiplas. Verifica-se uma avaliação mais satisfatória após a intervenção em todas as dimensões: total [t(19)=-4.59, p =0.001], social [t(19)=-1.29, p =0.001], emocional [t(19)=-1.85, p =0.001] e físico [t(19)=-1.778, p =0.01). Os resultados sugerem que o PHRN promove melhorias em todas as dimensões da Qdv.
- Realidade virtual e reabilitação neurocognitiva da lesão cerebral adquirida – estudo exploratórioPublication . Mendes, Liliana; Barbosa, Fernando; Reis, Luís PauloAo longo de décadas várias têm sido as tentativas de estudar a utilidade de ambientes virtuais ecológicos na reabilitação neurocognitiva de sujeitos com lesão cerebral adquirida. Com o presente estudo pretendemos verificar a aplicabilidade de ambientes virtuais ecológicos não imersivos na remediação de défices cognitivos. Oito participantes com lesão cerebral adquirida, foi sujeito a 40 sessões de RN com recurso a uma plataforma de RV não-emersivo disponível on-line (VICERAVI – Virtual Centre for the Rehabilitation of Road Accident Victims). Os participantes realizaram uma avaliação neuropsicológica pré e pós-teste de distintos domínios atenção, memória, linguagem e funcionamento executivo. Nos testes D2, TMT A&B, Stroop (interferência palavra-cor), HVLT-R e WMS-III, encontramos diferenças estatisticamente significativas entre o primeiro e o segundo momento de avaliação. A reabilitação neurocognitiva on-line pode ser favorável à compensação de défices cognitivos.
- Realidade virtual para treino de profissionais de socorroPublication . Quintas, Sílvia; Queirós, Cristina; Marques, António; Orvalho, VerónicaO uso da realidade virtual no contexto da saúde é sobretudo direcionado para tratamento de perturbações mentais e alterações de comportamento, existindo lacunas no seu uso para o treino de profissionais de socorro expostos a incidentes críticos indutores de stress, que, pelo seu impacto psicológico afetam o seu desempenho profissional e a tomada de decisão. Existem programas recentes que permitem em condições securizantes treinar competências e melhorar a gestão do stress (ex: ADMS, CODE ORANGE, EMCRM). Foi efetuada uma revisão sistemática sobre as áreas de aplicação da realidade virtual no treino de profissionais de socorro. Constatou-se a sua utilização na área da medicina, sendo estes resultados o ponto de partida para a elaboração de um programa de simulação de incidentes críticos, em formato de CD, manual e óculos 3D, para gestão do stress e emoções e que possa ser usado no treino dos profissionais de socorro.
- Key enterprise architecture value drivers: results of a Delphi StudyPublication . Rodrigues, Luis Silva; Amaral, LuisThe value of Enterprise Architectures is undoubtedly an issue that is of particular importance in organizations. In the current context of strong economic constraints and the need to justify the usefulness and investments on Enterprise Architectures are increasingly demanding an assessment and demonstration of its value. However, it is recognized that assessing and demonstrating the value of Enterprise Architecture is not an easy task. In our view, the lack of a clear understanding on what is important for Enterprise Architecture value assessment, the intangible nature of some benefits and the need to quickly demonstrate the Enterprise Architecture value are some of the main reasons for this difficulty. This article presents the results of an international Delphi study involving 63 experts which main objective was to identify, systemize and prioritize the key value drivers of the Enterprise Architecture.
- Smart Grid Market Using Joint Energy and Ancillary Services BidsPublication . Soares, Tiago; Morais, Hugo; Faria, Pedro; Vale, ZitaThe power systems operation in the smart grid context increases significantly the complexity of their management. New approaches for ancillary services procurement are essential to ensure the operation of electric power systems with appropriate levels of stability, safety, quality, equity and competitiveness. These approaches should include market mechanisms which allow the participation of small and medium distributed energy resources players in a competitive market environment. In this paper, an energy and ancillary services joint market model used by an aggregator is proposed, considering bids of several types of distributed energy resources. In order to improve economic efficiency in the market, ancillary services cascading market mechanism is also considered in the model. The proposed model is included in MASCEM – a multi-agent system electricity market simulator. A case study considering a distribution network with high penetration of distributed energy resources is presented.
- From Customer to Stakeholder Management: Quality Managers perceptions of Sustainability and Social Responsibility concepts, motivations and impactsPublication . Fonseca, LuísThe research proves that under certain conditions: The economic, environmental and social dimensions are key to organizational sustainable success; Stakeholder satisfaction is significantly higher when a Social Responsibility program is present and it is relevant for the organizational sustainable success and competitive position, as suggested by Freeman (1984) Stakeholder Theory and in line with ISO 9004:2009 and the Excellence Models approaches.
- Intelligent Remuneration and Tariffs for Virtual Power PlayersPublication . Ribeiro, Catarina; Pinto, Tiago; Morais, Hugo; Vale, Zita; Santos, GabrielPower systems have been through deep changes in recent years, namely due to the operation of competitive electricity markets in the scope the increasingly intensive use of renewable energy sources and distributed generation. This requires new business models able to cope with the new opportunities that have emerged. Virtual Power Players (VPPs) are a new type of player that allows aggregating a diversity of players (Distributed Generation (DG), Storage Agents (SA), Electrical Vehicles (V2G) and consumers) to facilitate their participation in the electricity markets and to provide a set of new services promoting generation and consumption efficiency, while improving players’ benefits. A major task of VPPs is the remuneration of generation and services (maintenance, market operation costs and energy reserves), as well as charging energy consumption. This paper proposes a model to implement fair and strategic remuneration and tariff methodologies, able to allow efficient VPP operation and VPP goals accomplishment in the scope of electricity markets.