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  • Tradução, adaptação e contributo para a validação da escala Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale para a população portuguesa
    Publication . Figueiredo, Sofia; Trigueiro, Maria João; Marques, António; Almeida, Raquel; Coelho, Tiago; Sousa, Sara; Portugal, Paula; Campos, Filipa; Simões-Silva, Vitor
    O conceito de Bem-Estar Mental tem ganho mais destaque internacionalmente, sendo um aspeto crucial da saúde, com impacto na funcionalidade. Assim, em Portugal, impõe-se a necessidade de possuir medidas validadas que avaliem o bem-estar das populações. Traduzir, adaptar culturalmente e contribuir para validar a Warwick-Edinburgh Mental Well-Being Scale (WEMWBS), que avalia o bem-estar mental subjetivo e psicológico, para a população portuguesa. Após a aprovação da tradução portuguesa por um painel de peritos, a escala foi aplicada a 1728 indivíduos da área metropolitana do Porto recrutados por conveniência, bem como o Índice de Felicidade de Pemberton, para uma análise da validade de critério. Utilizou-se o alpha de Cronbach para avaliar a consistência interna e uma análise fatorial exploratória para a validade de construto. Ambos os instrumentos foram aplicados duas vezes a 39 participantes, com aproximadamente uma semana de intervalo, para testar a fiabilidade teste-reteste. Obteve-se um alpha de Cronbach de 0,91, sugerindo uma consistência interna muito boa. A análise fatorial confirmou a unidimensionalidade do instrumento, com todos os itens a saturarem um único fator. Verificou-se uma alta correlação entre a WEMWBS e o instrumento usado como medida de critério, com r=0,75. A fiabilidade teste-reteste obteve uma alta correlação, com r=0,77. Os valores obtidos neste primeiro estudo de validação da WEMWBS para a população portuguesa encontram-se próximos dos da versão original, podendo ser considerado como um contributo legítimo e importante para a sua concretização.
  • Frailty as a predictor of short-term adverse outcomes
    Publication . Coelho, Tiago; Paúl, Constança; Gobbens, Robbert JJ; Fernandes, Lia
    The objectives of this study were to compare how different frailty measures (Frailty Phenotype/FP, Groningen Frailty Indicator/GFI and Tilburg Frailty Indicator/TFI) predict short-term adverse outcomes. Secondarily, adopting a multidimensional approach to frailty (integral conceptual model–TFI), this study aims to compare how physical, psychological and social frailty predict the outcomes. A longitudinal study was carried out with 95 community-dwelling elderly. Participants were assessed at baseline for frailty, determinants of frailty, and adverse outcomes (healthcare utilization, quality of life, disability in basic and instrumental activities of daily living/ADL and IADL). Ten months later the outcomes were assessed again. Frailty was associated with specific healthcare utilization indicators: the FP with a greater utilization of informal care; GFI with an increased contact with healthcare professionals; and TFI with a higher amount of contacts with a general practitioner. After controlling for the effect of life-course determinants, comorbidity and adverse outcome at baseline, GFI predicted IADL disability and TFI predicted quality of life. The effect of the FP on the outcomes was not significant, when compared with the other measures. However, when comparing TFI’s domains, the physical domain was the most significant predictor of the outcomes, even explaining part of the variance of ADL disability. Frailty at baseline was associated with adverse outcomes at follow-up. However, the relationship of each frailty measure (FP, GFI and TFI) with the outcomes was different. In spite of the role of psychological frailty, TFI’s physical domain was the determinant factor for predicting disability and most of the quality of life.
  • Frailty: Comparison of Three Measures for the Prediction of Short-term Adverse Outcomes
    Publication . Coelho, Tiago; Paúl, C.; Fernandes, L.
    Frailty is a geriatric syndrome that entails an increased risk of clinically significant adverse outcomes. There are different approaches regarding frailty’s clinical operationalization.
  • Virtual reality interventions to improve function after stroke
    Publication . Pereira, Miguel; Oliveira, Patrícia; Gomes, Manuela; Fernandes, Ângela; Portugal, Paula; Coelho, Tiago
    Stroke is the most common neurological disease and one of the most common fatal diseases in the world. Stroke patients suffer from several physical, cognitive, and sensory complications that impact their functionality and independence in daily activities and, consequently, can reduce their quality of life. Given this impact, it is important to assess the various ways to ensure effective and satisfactory rehabilitation for the stroke person. Virtual reality has been proven in recent times as a promising tool in stroke motor rehabilitation, being effective with its immersive elements and, at the same time, motivating patients. With all this in mind, this chapter aimed to analyze the current scientific evidence of Virtual Reality intervention for functional rehabilitation of stroke patients.
  • Social frailty dimensions and frailty models over time
    Publication . Bessa, Bruno; Coelho, Tiago; Ribeiro, Óscar
    Social frailty is a complex concept and there is still no consensus on the criteria that best define it, nor on the role that social dimensions play in well-established frailty models. To analyse the predictive value of social frailty dimensions on distinct frailty models. A non-probabilistic sample of 193 community-dwelling adults aged 65 years and over was recruited in 2016 and followed for three years. Frailty was assessed by the Tilburg Frailty Indicator, the Groningen Frailty Indicator, and the Fried Phenotype criteria. Questions about living alone, social network, social support, loneliness, and frequency of social activities engagement were used to assess social criteria. Bivariate correlations and sequential multiple hierarchical logistic regression analyses were performed. At baseline, 22.2% older adults lived alone, 47.2% reported missing people around them, 21.1% reported lack of social support, 26.1% reported having reduced their participation in social activities recently and 52.2% reported loneliness. The percent of frail individuals varied across frailty measures, and social criteria showed significant correlations and increased the prediction of frailty status. Loneliness and social activities engagement were associated with frailty as assessed by the Tilburg frailty Indicator and by the Fried Phenotype criteria; the lack of social support is associated with frailty as assessed by the Groningen Frailty Indicator. Living alone and lack of social relationships did not predict frailty. Including social dimensions in a frailty model needs a consensual theoretical basis as they have different roles in predicting frailty, varying over time and across assessment tools.
  • Impacto da terapia de reminiscências com recurso à realidade virtual ao nível da sintomatologia psicológica e comportamental de pessoas com demência
    Publication . Santos, Mariana; Coelho, Tiago; Portugal, Paula
    Comparar o impacto de um programa de terapia de reminiscências (TR) com recurso à realidade virtual (RV), com o impacto de um programa de TR com recurso a um estímulo tradicional, ao nível da manifestação de sintomatologia psicológica e comportamental em pessoas com demência, durante as várias sessões. Ensaio clínico randomizado, com um desenho do tipo experimental, em que foi realizado o acompanhamento de uma amostra de 14 idosos recrutados por conveniência, divididos por dois grupos de intervenção: TR tradicional (controlo) e TR com recurso à RV (experimental). A intervenção foi constituída por 8 sessões, com frequência bissemanal. Durante cada sessão foi preenchida uma grelha de observação sobre a manifestação de sintomatologia comportamental e psicológica e sobre o envolvimento do participante. Foi ainda utilizado o Simulator Sickness Questionnaire, administrado antes e após a exposição ao vídeo, de forma a avaliar o aumento do grau da manifestação de sintomatologia adversa associada à simulação. Não se verificam diferenças significativas entre os grupos no que concerne ao sexo, nível de escolaridade, idade, grau de independência, nas AVD’s e AVDI’s e declínio cognitivo, bem como ao nível da manifestação sintomatológica comportamental e da sintomatologia adversa durante as sessões. No que diz respeito ao envolvimento na experiência, os comportamentos observados foram globalmente positivos, havendo partilha de memórias maioritariamente positivas e um registo de ligeiramente maior envolvimento dos participantes expostos a ambientes imersivos (RV), do que no grupo de controlo. De uma forma geral, o impacto dos diferentes programas de intervenção parece ser semelhante. Através deste estudo, gerou-se evidência acerca da segurança e viabilidade da aplicação de RV neste tipo de intervenção, validando a continuidade da sua utilização.
  • Promoting reminiscences with virtual reality: feasibility study with people with dementia
    Publication . Coelho, Tiago; Marques, Cátia; Moreira, Daniela; Soares, Maria; Portugal, Paula; Marques, António
    This study aimed to examine the feasibility of promoting reminiscences with people with dementia, using 360° videos presented with virtual reality headsets. Four individual sessions were conducted with nine people with dementia. Average duration of the exposure was approximately ten minutes. The experience appeared to be pleasant for most of the participants (with the exception of one of the participants who reported visual limitations). Most participants shared positive memories while viewing the recordings. None of the participants experienced any significant increase in symptoms associated with nausea and disorientation.
  • Projeto de empreendedorismo social – Sem-Improviso
    Publication . Coelho, Inês; Cunha, Filipa; Quitério, Tatiana; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Simões De Almeida, Raquel; Trigueiro, Maria João
    Sendo a menstruação um processo fisiológico e natural, que ocorre desde a menarca até à menopausa, que tem impacto direto no bem-estar físico, mental e social das mulheres, enquanto sem-abrigo, o período menstrual torna-se num desafio ainda maior. Assim, a problemática identificada foca-se na falta de higiene menstrual das mulheres em situação de sem-abrigo (SSA). O objetivo deste estudo é, então, promover a criação de um espaço destinado à realização da higiene das mulheres em SSA, a distribuição de produtos de higiene menstrual e o aumento da literacia desta população. A amostra será constituída por mulheres em SSA da cidade do Porto, recrutadas por conveniência a partir da indicação das associações que trabalham com esta população. Os instrumentos incluem a contagem de mulheres que aderem à iniciativa, questionários de medição do nível de conhecimento adquirido, satisfação com o serviço e medição do estigma. O projeto tenciona promover a literacia em saúde de forma compreensível e acessível e, desta forma, capacitar estas mulheres, tornando-as agentes de mudança no sentido de cativar e formar futuras utilizadoras. Espera-se que as mulheres em SSA aumentem o nível de literacia sobre o tema e que, pelo menos 75% delas adiram à utilização dos espaços e produtos destinados à higiene menstrual. Com este projeto pretende-se a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das mulheres em SSA, particularmente durante o período menstrual.
  • Projeto de promoção da capacitação para sinalização e prestação de cuidados básicos a crianças em risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência, em São Tomé e Príncipe
    Publication . Barbosa, Rita; Henriques, Filipa; Marques, Inês; Oliveira, Francisca; Ponte, Sofia; Rocha, Fabiana; Simões de Almeida, Raquel; Amorim, Humberta; Coelho, Tiago; Marques, António; Nascimento, Sandra; Simões-Silva, Vitor; Trigueiro, Maria João
    São Tomé e Príncipe é um país em desenvolvimento que, atualmente, não possui serviços de sinalização/rastreio precoce que permita detetar crianças em risco de atraso no desenvolvimento nem o apoio às suas famílias. Pretende-se promover a capacitação de profissionais da área da saúde e educação, para a sinalização/rastreio de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e melhorar a prestação de cuidados básicos, envolvendo a família. Trata-se de um estudo de caso psicológico que pretende promover o apoio a crianças, pais e profissionais de saúde, segundo um modelo de mentoria terapêutica à distância. Serão utilizadas as contagens do número de crianças sinalizadas/rastreadas, das crianças que recebem a prestação de cuidados pelos tutores e o número de profissionais que após uma formação especializada consegue garantir o rastreio das crianças. O grau de conhecimento dos pais será medido através de um questionário. Aumento do número de profissionais envolvidos, aumento do número de crianças sinalizadas e recebem a prestação de cuidados, aumento do grau de conhecimento dos pais para a prestação de cuidados. Espera-se que as crianças com risco de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência sejam sinalizadas/rastreadas e recebam uma prestação de cuidados pelos tutores, envolvendo a família. Ademais, objetiva-se o aumento da literacia na saúde dos profissionais de saúde e educação assim como dos familiares envolvidos. Desta forma, consideramos que problemas escolares poderão ser prevenidos e a propensão para adoção de comportamentos desviantes e a institucionalização poderão ser atenuadas.
  • Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP
    Publication . Miranda, Leonor G.; Faias, Joaquim; Marques, António; Coelho, Tiago; Rocha, Nuno; Portugal, Paula; Trigueiro, Maria João; Sousa, Helena; Fernandes, Ângela; Silva, Vitor
    Nos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.