Publication
Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP
dc.contributor.author | Miranda, Leonor G. | |
dc.contributor.author | Faias, Joaquim | |
dc.contributor.author | Marques, António | |
dc.contributor.author | Coelho, Tiago | |
dc.contributor.author | Rocha, Nuno | |
dc.contributor.author | Portugal, Paula | |
dc.contributor.author | Trigueiro, Maria João | |
dc.contributor.author | Sousa, Helena | |
dc.contributor.author | Fernandes, Ângela | |
dc.contributor.author | Silva, Vitor | |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T16:55:02Z | |
dc.date.available | 2023-02-10T16:55:02Z | |
dc.date.issued | 2019-05 | |
dc.description.abstract | Nos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Miranda, Leonor G., Faias, J., Marques, António, Coelho, Tiago, Rocha, Nuno, Portugal, Paula, Trigueiro, Maria João, Sousa, Helena, Fernandes, Â., & Silva, V. (2019, maio). Autoavaliação e avaliação pelos pares: Relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP [Comunicação oral]. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-94-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22239 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Edições Politema | pt_PT |
dc.title | Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.startPage | 34 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019 | pt_PT |
person.familyName | Faias | |
person.familyName | Pereira da Silva Marques | |
person.familyName | Coelho | |
person.familyName | Rocha | |
person.familyName | Portugal | |
person.familyName | Trigueiro | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Joaquim | |
person.givenName | António José | |
person.givenName | Tiago | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Maria João | |
person.givenName | Helena Maria Rocha de Sousa | |
person.givenName | Ângela | |
person.givenName | Vitor | |
person.identifier | U-7458-2017 | |
person.identifier | 188655 | |
person.identifier | 2114499 | |
person.identifier.ciencia-id | 0D19-FEAB-01D3 | |
person.identifier.ciencia-id | 8811-40B4-D5FC | |
person.identifier.ciencia-id | B417-8E58-EF75 | |
person.identifier.ciencia-id | F419-EAD1-2DA0 | |
person.identifier.ciencia-id | F71E-2BB6-3F6B | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6389-6284 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8656-5023 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7847-2401 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8472-2603 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9689-4050 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4439-7196 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0461-1883 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3882-4908 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1082-9472 | |
person.identifier.rid | JJC-7415-2023 | |
person.identifier.rid | AAJ-7805-2021 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56583916600 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55750758000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e3bc23b1-1cce-489d-bf49-8f05f8db134c | |
relation.isAuthorOfPublication | af6a03ee-cd62-426a-980a-b5c92c4b46d5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7c814c96-7746-4d89-ab01-ed2e4af5ab92 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7809ef89-8994-4ef1-a1e4-92fe46b0da89 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1950f015-cae8-4cab-b896-6ad83b720340 | |
relation.isAuthorOfPublication | fc59adf5-ced5-41fc-9589-37ec95934702 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5db23858-7d86-4fce-b222-0e8d59467b37 | |
relation.isAuthorOfPublication | 82911dfb-0180-4fe0-8266-9a272bfa6858 | |
relation.isAuthorOfPublication | 21acab51-d507-422e-977b-fbce3e9f8f3f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1950f015-cae8-4cab-b896-6ad83b720340 |