Repository logo
 
Publication

Autoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP

dc.contributor.authorMiranda, Leonor G.
dc.contributor.authorFaias, Joaquim
dc.contributor.authorMarques, António
dc.contributor.authorCoelho, Tiago
dc.contributor.authorRocha, Nuno
dc.contributor.authorPortugal, Paula
dc.contributor.authorTrigueiro, Maria João
dc.contributor.authorSousa, Helena
dc.contributor.authorFernandes, Ângela
dc.contributor.authorSilva, Vitor
dc.date.accessioned2023-02-10T16:55:02Z
dc.date.available2023-02-10T16:55:02Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractNos modelos de ensino aprendizagem, centrados no estudante tal como é o caso do Problem Based Learning (PBL) aplicado na licenciatura em Terapia Ocupacional (TO) da ESS, é preconizada a participação dos discentes no sistema de avaliação como meio de promover o próprio processo de ensino-aprendizagem. Assim, é entendida uma avaliação para a aprendizagem, onde existe uma oportunidade para uma conexão relevante entre a aprendizagem e a avaliação. A utilização de formas colaborativas de aprendizagem, tais como a autoavaliação e a avaliação pelos pares, possibilita ao professor compreender melhor como é que o estudante está a aprender e consequentemente ajustar o planeamento pedagógico. Por outro lado, proporciona ao estudante um maior foco na identificação de competências a desenvolver, promovendo a reflexão, a metacognição e uma participação e envolvimento pró-ativos. Neste relato, mais qualitativo, de prática pedagógica pretende-se partilhar/expressar o processo de autoavaliação e avaliação pelos pares que tem vindo a ser utilizado pelos estudantes de TO na ESS IPP e analisar as respetivas vantagens e desafios deste método, numa perspetiva tanto dos estudantes como dos tutores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMiranda, Leonor G., Faias, J., Marques, António, Coelho, Tiago, Rocha, Nuno, Portugal, Paula, Trigueiro, Maria João, Sousa, Helena, Fernandes, Â., & Silva, V. (2019, maio). Autoavaliação e avaliação pelos pares: Relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPP [Comunicação oral].pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22239
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Politemapt_PT
dc.titleAutoavaliação e avaliação pelos pares: relato de prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem PBL na licenciatura em Terapia Ocupacional da ESS IPPpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.startPage34pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do Fórum Interno P. Porto 2019pt_PT
person.familyNameFaias
person.familyNamePereira da Silva Marques
person.familyNameCoelho
person.familyNameRocha
person.familyNamePortugal
person.familyNameTrigueiro
person.familyNameSousa
person.familyNameFernandes
person.familyNameSilva
person.givenNameJoaquim
person.givenNameAntónio José
person.givenNameTiago
person.givenNameNuno
person.givenNamePaula
person.givenNameMaria João
person.givenNameHelena Maria Rocha de Sousa
person.givenNameÂngela
person.givenNameVitor
person.identifierU-7458-2017
person.identifier188655
person.identifier2114499
person.identifier.ciencia-id0D19-FEAB-01D3
person.identifier.ciencia-id8811-40B4-D5FC
person.identifier.ciencia-idB417-8E58-EF75
person.identifier.ciencia-idF419-EAD1-2DA0
person.identifier.ciencia-idF71E-2BB6-3F6B
person.identifier.orcid0000-0002-6389-6284
person.identifier.orcid0000-0002-8656-5023
person.identifier.orcid0000-0001-7847-2401
person.identifier.orcid0000-0002-8472-2603
person.identifier.orcid0000-0001-9689-4050
person.identifier.orcid0000-0003-4439-7196
person.identifier.orcid0000-0002-0461-1883
person.identifier.orcid0000-0002-3882-4908
person.identifier.orcid0000-0003-1082-9472
person.identifier.ridJJC-7415-2023
person.identifier.ridAAJ-7805-2021
person.identifier.scopus-author-id56583916600
person.identifier.scopus-author-id55750758000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione3bc23b1-1cce-489d-bf49-8f05f8db134c
relation.isAuthorOfPublicationaf6a03ee-cd62-426a-980a-b5c92c4b46d5
relation.isAuthorOfPublication7c814c96-7746-4d89-ab01-ed2e4af5ab92
relation.isAuthorOfPublication7809ef89-8994-4ef1-a1e4-92fe46b0da89
relation.isAuthorOfPublication1950f015-cae8-4cab-b896-6ad83b720340
relation.isAuthorOfPublicationfc59adf5-ced5-41fc-9589-37ec95934702
relation.isAuthorOfPublication5db23858-7d86-4fce-b222-0e8d59467b37
relation.isAuthorOfPublication82911dfb-0180-4fe0-8266-9a272bfa6858
relation.isAuthorOfPublication21acab51-d507-422e-977b-fbce3e9f8f3f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1950f015-cae8-4cab-b896-6ad83b720340

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Leonor G. Miranda.pdf
Size:
48.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: