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Portugal é um dos países da União Europeia que, apesar do crescimento económico verificado nos últimos anos, continua a apresentar algumas assimetrias em termos sociais acentuadas pela recente crise económica e financeira. Estas assimetrias têm-se reflectido na vida das famílias e das crianças e têm condicionado as políticas educativas e sociais, principalmente as que se referem à infância. Embora a desvantagem socio-económica apareça estatisticamente associada a um aumento no risco de ocorrerem perturbações no desenvolvimento das crianças, o que está em causa é o facto destes aspectos de carácter social conduzirem a
variações na qualidade do ambiente familiar. Desta forma, o mecanismo de risco próximo decorrerá da baixa qualidade dos cuidados prestados e não da situação de desvantagem social.
Partindo do estudo dos contextos de socialização, família e creche, em que se processava o desenvolvimento de 120 crianças residentes no Distrito do Porto, o objectivo principal deste trabalho foi o de examinar a influência da qualidade destes contextos no desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem destas crianças.
Interessava-nos, muito particularmente, verificar em que medida a qualidade dos contextos extra-familiares de prestação de cuidados poderia contribuir para promover o desenvolvimento das crianças provenientes de contextos familiares pouco estimulantes e desfavorecidos.
Apesar da idade precoce das crianças estudadas e, particularmente, no que respeita ao grupo de crianças consideradas em risco, os resultados obtidos evidenciaram os efeitos da qualidade do ambiente familiar no seu desenvolvimento apontando, também, para a ausência de influências significativas da qualidade das
creches participantes nos seus resultados desenvolvimentais. Esta quase ausência de efeitos poderá ser atribuída, em parte, à baixa qualidade evidenciada pelas salas de creche. Estes resultados apontam para a necessidade de se melhorar a qualidade dos cuidados prestados às crianças mais novas e, especialmente, às que se encontram em situação de maior vulnerabilidade através de esforços sistemáticos no sentido de melhorar o processo educativo, bem como aspectos estruturais e características dos prestadores de cuidados, através da mobilização de recursos adicionais.
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Citation
Pessanha, M. (2008). Vulnerabilidade e resiliência no desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia. ISSN/ISBN: 978-972-31-1264-1.
Publisher
Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e Tecnologia