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As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática

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A História tem revelado um papel importante na formação do indivíduo sobretudo pela função social que assume (Alves, 2009). Essa função social contempla um conjunto de competências históricas como a argumentação e o raciocínio histórico (Chapman, 2006) que potenciam o desenvolvimento do pensamento histórico e da literacia histórica (Barca, 2000, 2006; Seixas e Morton, 2013; Lee, 2016). É, então, fundamental que o professor assuma o papel de promotor de aprendizagens que desenvolvam competências de pensamento crítico e reflexivo, capazes de exercer uma cidadania marcadamente democrática. Neste sentido, o presente estudo pretende identificar e compreender as potencialidades da aula-oficina enquanto promotor de cidadania democrática. Com uma amostra de vinte e seis alunos do 5.º ano de escolaridade, recolheu-se informações a partir de uma abordagem quantiqualitativa recorrendo-se, sobretudo, à análise de conteúdo. Utilizaram-se instrumentos de recolha de dados como a observação participante e as produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que a aula-oficina constitui um espaço de construção de cidadania democrática, sobretudo quando os alunos interpretam, questionam e inferem sobre as fontes históricas para a construção do seu conhecimento histórico e o mobilizam não só para as decisões da sua vida prática, como na forma como veem e leem a sociedade.

Description

Keywords

Aula-oficina Educação Histórica Cidadania democrática

Citation

Férias, A.R.; Graça, V.; & Maia, C. (2022). As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática. In A. Santiago; V. do Vale (eds.), Livro de Atas do VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022) - A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp.232-251). Instituto Politécnico de Coimbra. ISBN: 978-989-99491-3-3

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Instituto Politécnico de Coimbra

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