Repository logo
 
Publication

As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática

dc.contributor.authorAna Rita, Férias
dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorMaia, Cristina
dc.date.accessioned2024-09-03T13:00:36Z
dc.date.available2024-09-03T13:00:36Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA História tem revelado um papel importante na formação do indivíduo sobretudo pela função social que assume (Alves, 2009). Essa função social contempla um conjunto de competências históricas como a argumentação e o raciocínio histórico (Chapman, 2006) que potenciam o desenvolvimento do pensamento histórico e da literacia histórica (Barca, 2000, 2006; Seixas e Morton, 2013; Lee, 2016). É, então, fundamental que o professor assuma o papel de promotor de aprendizagens que desenvolvam competências de pensamento crítico e reflexivo, capazes de exercer uma cidadania marcadamente democrática. Neste sentido, o presente estudo pretende identificar e compreender as potencialidades da aula-oficina enquanto promotor de cidadania democrática. Com uma amostra de vinte e seis alunos do 5.º ano de escolaridade, recolheu-se informações a partir de uma abordagem quantiqualitativa recorrendo-se, sobretudo, à análise de conteúdo. Utilizaram-se instrumentos de recolha de dados como a observação participante e as produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que a aula-oficina constitui um espaço de construção de cidadania democrática, sobretudo quando os alunos interpretam, questionam e inferem sobre as fontes históricas para a construção do seu conhecimento histórico e o mobilizam não só para as decisões da sua vida prática, como na forma como veem e leem a sociedade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFérias, A.R.; Graça, V.; & Maia, C. (2022). As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática. In A. Santiago; V. do Vale (eds.), Livro de Atas do VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022) - A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp.232-251). Instituto Politécnico de Coimbra. ISBN: 978-989-99491-3-3pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25888
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbrapt_PT
dc.subjectAula-oficinapt_PT
dc.subjectEducação Históricapt_PT
dc.subjectCidadania democráticapt_PT
dc.titleAs potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democráticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Coimbrapt_PT
oaire.citation.endPage251pt_PT
oaire.citation.startPage232pt_PT
oaire.citation.titleVI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022) - A Escola em transformação: Formação e prática docentept_PT
person.familyNameDias Graça
person.familyNameMaia
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNameCristina
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-idA31B-2518-BFFD
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
person.identifier.orcid0000-0002-0466-3085
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication6804b482-9a4d-42a4-bb2e-e13fdb1fdf94
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6804b482-9a4d-42a4-bb2e-e13fdb1fdf94

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_GraçaVânia_2022.pdf
Size:
1.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: