Publication
As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática
dc.contributor.author | Ana Rita, Férias | |
dc.contributor.author | Graça, Vânia | |
dc.contributor.author | Maia, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T13:00:36Z | |
dc.date.available | 2024-09-03T13:00:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A História tem revelado um papel importante na formação do indivíduo sobretudo pela função social que assume (Alves, 2009). Essa função social contempla um conjunto de competências históricas como a argumentação e o raciocínio histórico (Chapman, 2006) que potenciam o desenvolvimento do pensamento histórico e da literacia histórica (Barca, 2000, 2006; Seixas e Morton, 2013; Lee, 2016). É, então, fundamental que o professor assuma o papel de promotor de aprendizagens que desenvolvam competências de pensamento crítico e reflexivo, capazes de exercer uma cidadania marcadamente democrática. Neste sentido, o presente estudo pretende identificar e compreender as potencialidades da aula-oficina enquanto promotor de cidadania democrática. Com uma amostra de vinte e seis alunos do 5.º ano de escolaridade, recolheu-se informações a partir de uma abordagem quantiqualitativa recorrendo-se, sobretudo, à análise de conteúdo. Utilizaram-se instrumentos de recolha de dados como a observação participante e as produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que a aula-oficina constitui um espaço de construção de cidadania democrática, sobretudo quando os alunos interpretam, questionam e inferem sobre as fontes históricas para a construção do seu conhecimento histórico e o mobilizam não só para as decisões da sua vida prática, como na forma como veem e leem a sociedade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Férias, A.R.; Graça, V.; & Maia, C. (2022). As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática. In A. Santiago; V. do Vale (eds.), Livro de Atas do VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022) - A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp.232-251). Instituto Politécnico de Coimbra. ISBN: 978-989-99491-3-3 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25888 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra | pt_PT |
dc.subject | Aula-oficina | pt_PT |
dc.subject | Educação Histórica | pt_PT |
dc.subject | Cidadania democrática | pt_PT |
dc.title | As potencialidades da aula-oficina como espaço de construção de cidadania democrática | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 251 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 232 | pt_PT |
oaire.citation.title | VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2022) - A Escola em transformação: Formação e prática docente | pt_PT |
person.familyName | Dias Graça | |
person.familyName | Maia | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.givenName | Cristina | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.ciencia-id | A31B-2518-BFFD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0466-3085 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
relation.isAuthorOfPublication | 6804b482-9a4d-42a4-bb2e-e13fdb1fdf94 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6804b482-9a4d-42a4-bb2e-e13fdb1fdf94 |