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Research Project

Centre for Research and Innovation in Education

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Publications

História, Educação e(m) Liberdade: contributos pedagógicos da Revolução dos Cravos
Publication . Marques, Gonçalo; Mota, Luís; Alves, Luís; Cachadinha, Manuela; Veludo, Sérgio
Participação das crianças: Dos direitos às práticas
Publication . Barros, Sílvia; Pessanha, Manuela; Guimarães, Cristiana
O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes
Publication . Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina
As ferramentas cognitivas, quando integradas pedagogicamente em ambientes de aprendizagem digitais, aumentam a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial Docente para Promover a Renovação Metodológica na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico” e surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) contemplada no Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende compreender as potencialidades das plataformas digitais Educaplay e LearningApps.org na construção e consolidação de conhecimentos em alunos do ensino primário. A primeira ferramenta foi integrada no estudo dos meios de comunicação na área das Ciências Sociais e Humanas e a segunda foi utilizada na consolidação de conhecimentos sobre os tipos de solos e de rochas no âmbito das Ciências Naturais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, em que foram analisados notas de observação participante e o design metodológico e tecnológico utilizado. Para a análise dos dados, recorreu-se às técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a utilização pedagógica das plataformas Educaplay e LearningApps.org potenciou, por um lado, a consolidação de conhecimentos, permitindo que seja a criança a criar as questões para a realização da atividade, promovendo saberes e competências uma vez que as crianças aprendem com a ferramenta no jogo, mas por outro, na construção do recurso e conduzindo à formação do cidadão participativo, crítico e ativo do século XX.
A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade
Publication . Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina
A formação inicial docente assume uma responsabilidade ímpar na formação de futuros educadores e professores que devem sair dotados de saberes e competências científicas, técnicas, deontológicas e pedagógicas adequadas ao uso de tecnologias digitais de forma consciente, critica e criativa. O presente estudo tem como objetivo conhecer o pensamento de futuros docentes relativamente aos seus saberes e atitudes face à integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a inovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma pesquisa/metodologia survey. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário, com questões fechadas, a estudantes da Educação Básica e Mestrado Profissionalizante de duas instituições de Ensino Superior público do Norte de Portugal. Neste estudo serão analisadas três questões desse questionário. Os resultados revelam que a) há uma fragilidade na formação em TIC; b) têm mais conhecimentos de ferramentas de recolha de informação e de apresentação do que de ferramentas que favorecem a compreensão, a construção de conhecimentos, a avaliação, a comunicação e a publicação e partilha; c) a maioria assume uma atitude positiva quanto ao uso educativo das TIC e sente-se apoiada pela Instituição de Ensino Superior.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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6817 - DCRRNI ID

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UIDB/05198/2020

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