Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.19 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A formação inicial docente assume uma responsabilidade ímpar na formação de futuros educadores e professores que devem sair dotados de saberes e competências científicas, técnicas, deontológicas e pedagógicas adequadas ao uso de tecnologias digitais de forma consciente, critica e criativa. O presente estudo tem como objetivo conhecer o pensamento de futuros docentes relativamente aos seus saberes e atitudes face à integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este trabalho desenvolve-se no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a inovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Recorreu-se a uma
pesquisa/metodologia survey. Para a recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário, com questões fechadas, a estudantes da Educação Básica e Mestrado Profissionalizante de duas instituições de Ensino Superior público do Norte de Portugal. Neste estudo serão analisadas três questões desse questionário. Os resultados revelam que a) há uma fragilidade na formação em TIC; b) têm mais conhecimentos de ferramentas de recolha de informação e de apresentação do que de
ferramentas que favorecem a compreensão, a construção de conhecimentos, a avaliação, a comunicação e a publicação e partilha; c) a maioria assume uma atitude positiva quanto ao uso educativo das TIC e sente-se apoiada pela Instituição de Ensino Superior.
Description
Keywords
Formação inicial docente Nova profissionalidade docente Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Citation
Graça, V.; Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2020). A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade. In F. Simón, S. Miguel, I. Lengua, Y. , & Narangajavana (Eds.) Livro de Atas do 8 th International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20). Universidad Politécnica de Valencia, 927-934.
Publisher
8 th International Conference on Innovation, Documentation and Education (INNODOCT/20), Universidad Politécnica de Valencia