Loading...
46 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 46
- A imagem de si e o reconhecimento dos outros: o professor do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Quadros-Flores, Paula; Escola, JoaquimO tema da identidade é induzido pela pergunta: quem sou eu? Quem somos nós? Ser professor depende da imagem que o professor tem de si mesmo e da imagem social que lhe reconhece essa categoria. Pretendemos, nesta comunicação, encontrar uma interface de representações que traduzam a identidade profissional docente do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo seu olhar e pelo olhar dos outros. Recorremos a “avaliação 360 º” que envolve Professores, Encarregados de Educação, Presidentes do Conselho Directivo, Formadores e Director de Centro de Formação. Abordar o professor na actualidade significa constatar novas representações do ensino, do acto de ensinar e do saber dos professores, significa prever novos rumos para a escola, novos modos de educação e de gestão do trabalho docente. Concluiu-se que o sistema educativo caminhará para a excelência a partir do momento em que todos os seus participantes estiverem alinhados com a mesma missão para atingirem a visão da educação que melhor serve a sociedade.
- The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher TrainingPublication . Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Ramos, AltinaThe use of Digital Technologies in teaching and learning processes is currently a reality, namely in initial teacher training. This study aims at knowing the digital reality of students in initial teacher training in order to improve training in the educational use of ICT and to promote digital technology integration strategies in an educational context. It is part of the IFITIC Project "Innovate with ICT in Initial Teacher Training to Promote Methodological Renewal in Pre-school Education and in the 1st and 2nd Basic Education Cycle" which involves the School of Education, Polytechnic of Porto and Institute of Education, University of Minho. The Project aims at rethinking educational practice with ICT in the initial training of future teachers in order to promote methodological innovation in Preschool Education and in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. A qualitative methodology was used, in which a questionnaire survey was applied to teachers in initial training. For data analysis, the techniques of content analysis with the support of NVivo software were used. The results point to the following aspects: a) future teachers recognize that they have more technical knowledge about ICT than pedagogical knowledge. This result makes sense if we consider the objective of Basic Education, so that the gaps can be filled in the Master's Course by students who wish to follow the teaching; b) the respondents are aware that the integration of digital resources contributes positively to students' learning and to the life of children and young people, which also promotes preparation in life; c) to be a teacher in the digital age there is a need for the development of digital literacy, lifelong learning and the adoption of new ways of teaching how to learn. Thus, this study aims to contribute to a reflection on the teaching profession in the digital age.
- Os processos comunicacionais na formação profissional: perceção dos estagiáriosPublication . Ribeiro, Deolinda; Quadros-Flores, Paula; Sá, SusanaEste texto tem como objetivo problematizar a relevância dos processos comunicacionais, de natureza verbal, produzidos em contexto de formação profissional dos futuros educadores e professores do 1.º ciclo do ensino básico. Inicia-se a discussão do conceito de pedagogia para a autonomia e desenvolvimento dos atores do processo de supervisão, visando a co construção de saberes profissionais para a docência, onde a dialogicidade se apresenta como uma estratégia fulcral nos processos supervisivos. A perspetiva de supervisão que informa a formação profissional, no contexto em análise, integra a regulação crítica e colaborativa dos atores envolvidos na Prática Pedagógica Supervisionada. Nesse sentido procura-se analisar e interpretar as perceções de trinta e um estagiários, recolhidas por questionário, sobre a natureza do discurso verbal, produzido na reflexão dialógica entre orientadores cooperantes, pares pedagógicos e supervisores da escola de formação, para se aceder à compreensão da influência do papel discursivo de cada ator na construção de teorias e práticas profissionais. Procura-se ilustrar para compreender de que modo os conteúdos discursivos, e a sua frequência, apontam ou não para a necessidade de transformação da pedagogia na supervisão que se pratica.
- Identidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do PortoPublication . Quadros-Flores, Paula; Peres, Américo; Escola, JoaquimRenovar ou estagnar. Duas realidades que mostram que num mundo em mudança, como o da actual conjuntura, há necessidade de opções fortes na identidade profissional docente. É clara a urgência da escola em colaborar na construção da sociedade da informação, uma sociedade em rede mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Isto significa que a escola precisa de ser revitalizada de modo a (re) construir novas utopias que alentem a criação de um novo paradigma que sustente as exigências sociais. Nesta tarefa, todas as pessoas são “chamadas ao quadro”, mas os professores, profissionais da educação com competências para educar e ensinar, têm uma responsabilidade acrescida na arquitectura desta nova geração: a geração da era digital. Este panorama exige uma nova qualificação profissional, isto é, professores que possuem novas competências, saber-fazer e atitudes para o exercício de uma profissionalidade capaz de responder aos problemas da actualidade e professores que exerçam o seu profissionalismo de modo a perspectivar uma acção docente autoconfiante, empreendedora e impulsionadora de práticas inovadoras que fomentem a mudança
- As TIC na formação inicial de educadores e professoresPublication . Graça, Vânia; Quadros-Flores, Paula; Raposo Rivas, Manuela; Ramos, AltinaA Competência Digital dos educadores e professores é cada vez mais convocada para a renovação das práticas educativas, pelo que urge preparar futuros docentes para uma escola integrada na sociedade digital. Este estudo tem como propósito conhecer a opinião de futuros docentes relativamente aos seus saberes e uso de tecnologias educativas nas práticas educativas para identificar fatores inibidores e propulsores do uso de tecnologia digital. O presente artigo surge no âmbito do Projeto IFITIC que tem como objetivo repensar a prática educativa com TIC na formação inicial de futuros docentes de modo a promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Trata-se de um estudo quantiqualitativo cujos dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, no ano letivo de 2017/2018, com questões abertas e fechadas, aplicado em três instituições de Ensino Superior Público, responsáveis pela formação inicial docentes, duas do Norte de Portugal e uma do Norte de Espanha. Neste artigo, tratamos alguns dados relativos a 111 estudantes portugueses em formação inicial de professores, recorrendo a uma abordagem estatística descritiva. A informação obtida permite-nos concluir que existem fatores que inibem a integração de recursos digitais nas práticas educativas e outros impulsores de tais práticas. Esperámos contribuir para uma reflexão sobre o uso das TIC na formação inicial docente.
- TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL?Publication . Quadros-Flores, Paula; Ramos, Altina; Flores , Antonio
- A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professoresPublication . Ribeiro, Deolinda; Quadros-Flores, Paula; Sá, SusanaEm educação, são raras as vezes que as crianças e os profissionais em formação inicial são convidados para a investigação conjunta com formadores/investigadores, como se a realidade não fosse percebida do ponto de vista de quem aprende e de quem ensina. Urge a mudança de paradigma para uma visão mais equilibrada, equitativa e democrática da investigação. Esta visão implica escutar as vozes daqueles que fornecem informação credível, e justificativa da transformação dos processos de educação e de formação, com vista à sua melhoria. A investigação em curso, que alimenta esta comunicação, envolve a participação comprometida de formadores de professores, profissionais de educação experientes e em formação inicial, crianças e famílias. Contudo, neste trabalho propomo-nos apresentar a relevância da recolha das opiniões das crianças, e a metodologia da sua participação na investigação, com o objetivo de estudar os seus pontos de vista, sobre a transição da educação de infância para a escolaridade obrigatória. Pretendemos dar voz ao ator central do processo educativo, numa conceção de infância que entende a criança como um indivíduo competente e um ator social de pleno direito.
- Ict in primary school: theories and practices in the mother tonguePublication . Quadros-Flores, Paula; Ramos, AltinaChange processes taking place nowadays, particularly the interests and motivations of the new generation who now attends school, require the renewal of pedagogical practices of teachers and therefore the attention of their trainers in University. The teaching practice (pedagogic stage) is a privileged time for curricular integration of ICT integration of theory and practice during the orientation process made by the first author. We developed during an academic year an exploratory study. The data were collected in the reports of teachers' training, in the orientation sessions and in the observation of the pedagogical practice of these teachers in primary school. The analysis was made through the content analysis. We have selected for this article some student teacher practices that are integrative activities focused on the learning of the mother tongue. Thus, we present: a) theoretical guidelines for the use of ICT in the mother tongue in Primary School; b) examples of curriculum integration of ICT in this context; c) integration of this work in pedagogical practices of student teachers; d) the reflexive and critical ideas expressed by these teachers. Finally, we discuss the need to develop in an integrated way digital literacy, reading and writing. Thus, we intend to contribute to a widening of educational discourse in the panorama of the initial teacher training
- Ou isto ou aquilo: recursos físicos e digitais nos caminhos iniciais da leituraPublication . Quadros-Flores, Paula; Costa, JoséO ensino da leitura nos níveis iniciais do 1.º CEB pressupõe a tomada de consciência dos processos cognitivos, linguísticos e metalinguísticos subjacentes, no sentido de promover, nos alunos, o desenvolvimento das competências inerentes à descodificação e à compreensão do texto escrito, pressuposto basilar no design de estratégias e na elaboração de recursos didáticos físicos e digitais adequados. Neste cenário, a mobilização das novas tecnologias da informação e da comunicação apenas ganhará sentido se surgir devidamente enquadrada e se favorecer outras formas de promover competências ao nível da leitura. Nesta comunicação, procuraremos evidenciar as potencialidades dos recursos multimédia no ensino da leitura em etapas iniciais e o modo como dialogam com os recursos físicos, apresentando exemplos de práticas desenvolvidas nos primeiro e segundo anos de escolaridade, no âmbito de unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada. São, igualmente, pontos de honra da nossa apresentação – de que, neste resumo, apenas evidenciamos os passos didáticos relativos aos momentos de leitura, sem prejuízo de posterior explicitação completa do itinerário – a ligação entre os diferentes domínios linguísticos e a interdisciplinaridade. Assim, o percurso de aula delineado para o primeiro ano contempla tarefas de descodificação e de leitura em voz alta, como forma de valorização da articulação correta e audível de palavras e frases, recorrendo a um programa de gravação áudio. No segundo ano, a escuta de um poema musicado (Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles) serviu como mote para tarefas de compreensão, entre as quais se conta a elaboração de um mapa concetual. A posterior leitura do poema em voz alta, com diferentes ritmos e entoações enquadrados por um programa de informática musical, e a produção de um texto à maneira da autora permitiram avaliar a compreensão prévia do texto. Os contributos dos recursos digitais para o ensino da língua, e em particular da leitura, não podem limitar-se ao fator motivacional, sem que ele seja, contudo, negligenciado. Pode, inclusive, constituir um ponto de partida para tornar mais produtivas e significativas as tarefas de descodificação e de compreensão, levando os alunos a descobrir os sentidos ocultos das palavras e dos textos.
- Criatividade com avatares na Prática Educativa SupervisionadaPublication . Quadros-Flores, Paula; Campos Marta, Margarida; Sá, SusanaInovar exige mudanças nos modos de ensinar a aprender a aprender por forma a desenvolver competências imprescindíveis no século XXI. A criatividade é uma dessas competências necessárias para encontrar novas soluções para velhos problemas. No âmbito da formação inicial docente, estudantes em situação de estágio, no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tiveram conhecimento de uma aplicação digital que permite criar avatares. Este estudo pretende compreender a criatividade dos estudantes estagiários do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo modo como esta ferramenta foi utilizada nos dois níveis educativos e o impacto no processo de ensino e aprendizagem. Recorreu-se a uma abordagem de natureza qualitativa e usou-se a análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados de relatórios de estágio de 22 estudantes, correspondendo a 38 práticas relativas ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e cinco à Educação Pré-escolar (EPE), relativos ao ano de 2016/2017. Os resultados mostram a relevância do recurso tecnológico nas práticas educativas ao nível da motivação, da atenção, da concentração e desempenho das crianças e ao nível da reinvenção das práticas dos docentes. Contudo, verificou-se que o enfoque ainda está centrado na utilização da ferramenta tecnológica pelo docente e com menor impacto na alteração do papel da criança enquanto criadora de recursos digitais.