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Advisor(s)
Abstract(s)
Inovar exige mudanças nos modos de ensinar a aprender a aprender
por forma a desenvolver competências imprescindíveis no século XXI. A
criatividade é uma dessas competências necessárias para encontrar novas
soluções para velhos problemas. No âmbito da formação inicial docente,
estudantes em situação de estágio, no mestrado em Educação Pré-Escolar
e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tiveram conhecimento de uma
aplicação digital que permite criar avatares. Este estudo pretende
compreender a criatividade dos estudantes estagiários do segundo ano de
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
pelo modo como esta ferramenta foi utilizada nos dois níveis educativos e
o impacto no processo de ensino e aprendizagem. Recorreu-se a uma
abordagem de natureza qualitativa e usou-se a análise de conteúdo como
instrumento de recolha de dados de relatórios de estágio de 22
estudantes, correspondendo a 38 práticas relativas ao 1º Ciclo do Ensino
Básico (1º CEB) e cinco à Educação Pré-escolar (EPE), relativos ao ano de
2016/2017. Os resultados mostram a relevância do recurso tecnológico
nas práticas educativas ao nível da motivação, da atenção, da
concentração e desempenho das crianças e ao nível da reinvenção das
práticas dos docentes. Contudo, verificou-se que o enfoque ainda está
centrado na utilização da ferramenta tecnológica pelo docente e com
menor impacto na alteração do papel da criança enquanto criadora de
recursos digitais.
Description
Keywords
Formação inicial docente Tecnologias digitais Criatividade Renovação metodológica Estágio
