Publication
Criatividade com avatares na Prática Educativa Supervisionada
| dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
| dc.contributor.author | Campos Marta, Margarida | |
| dc.contributor.author | Sá, Susana | |
| dc.date.accessioned | 2019-01-03T14:10:08Z | |
| dc.date.available | 2019-01-03T14:10:08Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Inovar exige mudanças nos modos de ensinar a aprender a aprender por forma a desenvolver competências imprescindíveis no século XXI. A criatividade é uma dessas competências necessárias para encontrar novas soluções para velhos problemas. No âmbito da formação inicial docente, estudantes em situação de estágio, no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tiveram conhecimento de uma aplicação digital que permite criar avatares. Este estudo pretende compreender a criatividade dos estudantes estagiários do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo modo como esta ferramenta foi utilizada nos dois níveis educativos e o impacto no processo de ensino e aprendizagem. Recorreu-se a uma abordagem de natureza qualitativa e usou-se a análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados de relatórios de estágio de 22 estudantes, correspondendo a 38 práticas relativas ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e cinco à Educação Pré-escolar (EPE), relativos ao ano de 2016/2017. Os resultados mostram a relevância do recurso tecnológico nas práticas educativas ao nível da motivação, da atenção, da concentração e desempenho das crianças e ao nível da reinvenção das práticas dos docentes. Contudo, verificou-se que o enfoque ainda está centrado na utilização da ferramenta tecnológica pelo docente e com menor impacto na alteração do papel da criança enquanto criadora de recursos digitais. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.24310/RevPracticumrep.v3i2.9866 | |
| dc.identifier.issn | 2530-4550 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12486 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.subject | Formação inicial docente | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologias digitais | pt_PT |
| dc.subject | Criatividade | pt_PT |
| dc.subject | Renovação metodológica | pt_PT |
| dc.subject | Estágio | pt_PT |
| dc.title | Criatividade com avatares na Prática Educativa Supervisionada | pt_PT |
| dc.title.alternative | Creatividad con avatares en la práctica educativa supervisada | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 76 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 60 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Prácticum | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
| person.familyName | Flores | |
| person.givenName | Paula | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4924-5212 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c |
