Repository logo
 
Publication

Criatividade com avatares na Prática Educativa Supervisionada

dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorCampos Marta, Margarida
dc.contributor.authorSá, Susana
dc.date.accessioned2019-01-03T14:10:08Z
dc.date.available2019-01-03T14:10:08Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractInovar exige mudanças nos modos de ensinar a aprender a aprender por forma a desenvolver competências imprescindíveis no século XXI. A criatividade é uma dessas competências necessárias para encontrar novas soluções para velhos problemas. No âmbito da formação inicial docente, estudantes em situação de estágio, no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tiveram conhecimento de uma aplicação digital que permite criar avatares. Este estudo pretende compreender a criatividade dos estudantes estagiários do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo modo como esta ferramenta foi utilizada nos dois níveis educativos e o impacto no processo de ensino e aprendizagem. Recorreu-se a uma abordagem de natureza qualitativa e usou-se a análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados de relatórios de estágio de 22 estudantes, correspondendo a 38 práticas relativas ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e cinco à Educação Pré-escolar (EPE), relativos ao ano de 2016/2017. Os resultados mostram a relevância do recurso tecnológico nas práticas educativas ao nível da motivação, da atenção, da concentração e desempenho das crianças e ao nível da reinvenção das práticas dos docentes. Contudo, verificou-se que o enfoque ainda está centrado na utilização da ferramenta tecnológica pelo docente e com menor impacto na alteração do papel da criança enquanto criadora de recursos digitais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24310/RevPracticumrep.v3i2.9866
dc.identifier.issn2530-4550
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12486
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectFormação inicial docentept_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectRenovação metodológicapt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.titleCriatividade com avatares na Prática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.title.alternativeCreatividad con avatares en la práctica educativa supervisadapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage76pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage60pt_PT
oaire.citation.titleRevista Prácticumpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameFlores
person.givenNamePaula
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Art_Paula Flores_2018.pdf
Size:
665.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: