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ESE - inED - Artigos

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  • Dimensões teóricas para a construção da identidade profissional da educação social
    Publication . Correia, Fátima; Vargas Callejas, Germán; Delgado, Paulo
    Entre as múltiplas dimensões da identidade dos indivíduos, a dimensão profissional adquiriu uma importância particular porque o emprego condiciona a construção das identidades sociais. Uma parte significativa da identidade profissional gera-se no exercício concreto da prática profissional em interação constante com outros profissionais. Todavia, se é certo que as identidades (profissionais) tendem a ser explicadas a partir das interações entre os indivíduos e “outros significativos”, nomeadamente os momentos comunicativos, a perceção subjetiva da trajetória individual e do reconhecimento dos outros, também devem ser consideradas as condições objetivas da profissão e do exercício profissional. Este trabalho pretende refletir sobre estas diferentes dimensões, tendo como principais objetivos questionar, a partir da identidade pessoal e social, a constituição das identidades profissionais, bem como sobre as condições objetivas que moldam a Educação Social e o exercício profissional dos educadores sociais. Em Portugal, os estudos sobre a identidade profissional do educador social são diminutos, a que acresce o facto de os seus processos de profissionalização estarem, ainda, em consolidação. Verifica-se uma escassez de profissionais de referência no terreno, desconhecimento do campo profissional, dificuldade em sinalizar boas práticas num campo profissional complexo e em constante transformação, dualidade entre o educativo e o social, pluralidade de funções e competências que os educadores sociais desempenham em variados contextos e com públicos diversos. Os processos de construção da identidade profissional dos educadores sociais resultam das perceções subjetivas dos indivíduos, mas também da mediação entre as estruturas e as práticas. Por este motivo, a identidade profissional dos educadores sociais é explicada também a partir das condições objetivas da profissão, nomeadamente da sua relação com o Estado, com o mercado de trabalho e os contextos de prática, dos modelos de formação e de uma plataforma simbólica que agrega os profissionais e os diferencia de outros. É a partir destes diálogos que se observam as diferenças e ambiguidades dos processos identitários.
  • A (in)certeza das alomorfias socioeducativas
    Publication . Azevedo, Sílvia; Correia, Fátima
    O atual artigo exibe novos pressupostos socioeducativos e pedagógicos, patenteando a colaboração da Educação Social como uma alomorfia em contextos de máximo risco coletivo. Em Portugal, o trabalho com os grupos sociais mais vulneráveis e expostos ao risco, independentemente do seu espetro social, económico ou cultural, não tem tido por base uma estável interferência sociopedagógica, ainda mais num momento de alta instabilidade social como a que se vive hoje em tempos de pandemia COVID19. A Educação Social, mais do que nunca, tem de anteferir a transformação e a integração dos que ficam íntimos da exclusão. Necessitamos de um modelo social e educativo forte e diligente, capaz de evitar percursos de risco coletivo, para que os efeitos da pandemia sejam minimizados e se consigam criar medidas de desenvolvimento e reconversão profissional, onde a Educação Social é um instrumento integrativo.
  • A profissionalização da educação social em Portugal. uma análise comparativa das representações da profissionalidade dos finalistas e diplomados da ESE.IPP
    Publication . Correia, Fátima; AZEVEDO, SÍLVIA; Delgado, Paulo
    A Educação Social é já uma área profissional consolidada em diversos países europeus, nomeadamente em Portugal. A ESE P. Porto foi uma das pioneiras no desenvolvimento desta área e, por isso, participa, desde o início, nos processos de profissionalização da Educação Social. A preparação técnico-científica e consequente desenvolvimento de competências consolida o reconhecimento do estatuto específico de uma profissão. Este trabalho pretende, assim, identificar o desenvolvimento da Educação Social enquanto profissão, mas também os processos de profissionalização e profissionalidade que lhe estão associados. Para este fim, recolhemos as representações dos diplomados em Educação Social, há pelo menos 10 anos, pela ESE P. Porto, e as representações dos atuais finalistas no 1.º ciclo de estudos do mesmo curso. Este estudo abrange uma amostra de 66 participantes, composta por 33 estudantes e 33 diplomados. Identifica os saberes e competências necessárias ao desempenho profissional, na perspetiva dos antigos diplomados, bem como as expetativas que os estudantes finalistas têm neste domínio. Esta comparação assenta no reconhecimento do papel potencial que o ciclo de estudos pode ter como espaço de socialização pré-profissional, e sublinha a importância do ensino-aprendizagem na atividade profissional futura dos estudantes de Educação Social, nomeadamente no desenvolvimento de um sentido de pertença e de coesão identitária.
  • Viver em acolhimento familiar ou residencial: o bem-estar subjetivo de adolescentes em Portugal
    Publication . Delgado, Paulo; Carvalho, João M. S.; Correia, Fátima
    O conceito de bem-estar subjetivo é complexo e multifacetado e relaciona-se com aquilo que cada pessoa pensa, avalia e sente sobre a sua própria vida, de acordo com a suas circunstâncias individuais e sociais. O objetivo deste estudo é comparar os níveis de bem-estar subjetivo das crianças em acolhimento familiar e em acolhimento residencial, relativamente às crianças na população geral, e compreender a influência no bem-estar subjetivo das crianças de fatores como a escola ou a relação que desenvolvem com pares e adultos. A amostra é composta por três grupos: 238 crianças que vivem na população geral, 145 em acolhimento residencial e 39 em acolhimento familiar. Os dados foram obtidos através da aplicação do questionário International Survey of Children's Wells Os resultados indicam que as crianças em acolhimento residencial têm um menor bem-estar subjetivo em comparação com os grupos de crianças em acolhimento familiar e na população geral. É essencial e urgente desenvolver programas de acolhimento familiar que proporcionem a um número crescente de crianças a possibilidade de crescerem num ambiente familiar, e requalificar as casas de acolhimento residencial em Portugal.
  • Atores-chave do processo de construção da identidade profissional dos educadores sociais em Portugal
    Publication . Correia, Fátima
    A Educação Social é uma profissão em processo de afirmação da sua identidade, a qual conhece um conjunto de desafios por ser uma profissão ainda pouco amadurecida, não se sabendo quantos educadores sociais existem em Portugal, quantos exercem a sua atividade profissional enquanto educadores sociais e com que funções. Por outro lado, os educadores sociais enfrentam dificuldades em legitimar a sua profissão devido a fatores relativos à própria evolução académica e à polivalência de contextos e funções que pode assumir, mas também devido a fatores externos, pela confusão com áreas profissionais similares e com outros profissionais com maior tradição na ação social. Decorrente desta confusão e de uma maior necessidade de racionalização de recursos, surgem estratégias de contratação indiferenciadoras por parte dos empregadores, dificultando os processos de profissionalização da Educação Social, onde ninguém mais sabe quem faz o quê. Acresce que o contexto onde se movem os educadores sociais – o “social”, espaço complexo e em constante mudança – também conhece, atualmente, particularidades que dificultam a consolidação de culturas profissionais nomeadamente alterações políticas, económicas e sociais, sobretudo na reconfiguração do mercado de trabalho. A profissão constrói-se assim a partir de realidades que a afetam e condicionam, provocadas por um conjunto de atores que intervêm no processo profissionalizador. Este artigo parte de um modelo dialético de atores-chave envolvidos no processo de profissionalização dos educadores sociais definido por Saéz Carreras (2008) para dar pistas sobre a realidade da Educação Social em Portugal.
  • ESECS.IPL (Leiria) e ESE-PPorto (Porto): da emergência e desenvolvimento da pedagogia social
    Publication . Vieira, Ana Maria; Correia, Fátima; Marques, José Carlos; Delgado, Paulo
    Este artigo dá conta, nunha primeira instancia, da emerxencia e desenvolvemento da Educación Social en Portugal, desde a formación secundaria á formación superior. Nun segundo momento, aposta polo estudo de dous casos particulares: o desenvolvemento da autorización en Educación Social na Escola Superior de Educación e Ciencias Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e na profundización dos estudos en intervención socioeducativa, o máster en Mediación Intercultural e Intervención Social; e o desenvolvemento do curso en Educación Social na Escola Superior de Educación do Instituto Politécnico do Porto, iniciativa pioneira no ensino do bacharelato en Educación Social, en 1993, onde o ámbito da protección dos nenos e mozos en perigo, en particular o sistema de acollida familiar, constituíu unha das principais liñas de investigación.
  • Perspetivas de vida de crianças e jovens em acolhimento familiar e residencial
    Publication . Carvalho, João M.S.; Delgado, Paulo; Correia, Fátima; Alves, Sílvia
    Este estudio tuvo como objetivo comprender las perspectivas de vida de niños y jóvenes, entre 11 y 15 años, que se encuentran en cuidado familiar o residencial. Se pretendía reflexionar sobre los factores que contribuyen a su bienestar subjetivo a través de sus discursos en el contexto de cuatro grupos focales. Se concluyó que estos niños y jóvenes consideraban que su situación actual era más ventajosa que antes con sus familias biológicas, que disfrutaban de más bienes materiales y, en particular en el caso del cuidado familiar, sentían el afecto que necesitaban para su desarrollo armonioso. La principal diferencia entre los dos grupos parece ser sus perspectivas de futuro, en las que la mayoría de los niños y jóvenes en acogida familiar expresaron su deseo de ingresar al mercado laboral temprano, mientras que aquellos en cuidado residencial querían completar la educación superior.
  • Fostering humanization in education: A scoping review on mindfulness and teacher education
    Publication . Soares, Filipa; Lopes, Amélia; Serrão, Carla; Ferreira, Elisabete
    The humanization of education is increasingly invoked as a counterpoint to the overly technical and instrumental view of education that has developed in recent decades. In this article, it is intended to contribute to identify ways toward education humanization through teacher education. As the research on humanization of education at the empirical level remains vague, studies on mindfulness in teacher education are taken as a first means of operationalizing research into the conditions of fostering reflection on the humanization of education in teacher education. As a step along this path a scoping review was conducted to map research on mindfulness in teacher education and its relationship with the humanization of education, guided by questions such as how MBAs have been conceptualized and their role in humanizing teacher education. The scoping review allowed the identification of 21 articles which were charted according to analytical frameworks regarding: the mindfulness conceptualization, chosen research paradigms, and the role given to mindfulness in teacher education. Findings suggest that the way mindfulness is conceptualized in research makes an essential difference in acknowledging its instrumental and/or transformative role in education. Transformative approaches may bring an added educational value, addressing the subjective, reflective, and critical dimensions of teacher education. From this point of view, mindfulness-based education practices could be a promising pathway to inform empirical research on the humanization of education through teacher education.
  • O uso do escape room educativo para a aprendizagem de português: uma experiência pedagógica com uma turma do 2.º CEB
    Publication . Graça, Vânia
    É uma realidade incontornável que as formas de aprender a aprender alteraram-se profundamente e o professor deve acompanhar essas transformações. Este artigo surge no âmbito do desenvolvimento de uma prática educativa da autora aquando da lecionação de uma aula de Português, no qual foi utilizada a metodologia ativa da Gamificação, numa abordagem de Escape Room Educativo (ERE), com recurso à plataforma digital Genially, em que os alunos tiveram a oportunidade de ter um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Trata-se de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de um agrupamento de escolas do concelho do Porto. Neste sentido, após a sua implementação procedeu-se à aplicação de um questionário na aplicação digital Mentimeter para compreender o impacto e perceções dos alunos sobre o uso desta abordagem pedagógica para a aprendizagem de conteúdos gramaticais da disciplina de Português. Para a análise dos dados qualitativos utilizou as técnicas de análise de conteúdo e para os dados quantitativos a estatística descritiva. Os resultados permitem averiguar que o uso do ERE não apenas desafia os participantes cognitivamente, mas também envolve e desenvolve aspetos socioemocionais que os preparam para os desafios complexos que os rodeiam.
  • A network approach to emotion regulation and symptom activation in depression and anxiety
    Publication . Rodrigues, Ana Rita; Castro, Daniel; Cardoso, Joana; Ferreira, Filipa; Serrão, Carla; Coelho, Carlos M.; Meira, Liliana; Ferreira, Tiago B.
    Background: Emotions can be regulated through several regulatory strategies that are involved in the development of psychopathological symptoms. Despite the well-established association between psychopathology and emotion dysregulation, little is known about the relationship between individual symptoms of depression and anxiety and emotion regulation strategies (ERS), as well as between ERS themselves. Method: We conducted a cross-sectional study and examined the interactions between six ERS (reappraisal, engagement, rumination, suppression, arousal control, and distraction) and assessed their distinctive association with the activation of specific symptoms of depression and anxiety in a community sample of 376 adults (80.4% female; Mage = 32.70; SDage = 11.80). The Regulation Emotion Systems Survey (RESS) was used to measure ERS. The Patient Health Questionnaire (PHQ-9) and the Generalized Anxiety Disorder (GAD-7) were used to assess psychological symptoms. An exploratory graph analysis was performed to examine the structural properties of the network of interactions between these behaviors. Additionally, to test the association of ERS with the activation of the depression symptoms network, an expected symptoms activity (ESA) was conducted. Results: Six communities were found that correspond to the six ERS. Rumination and suppression have a significant association with symptom activation (particularly low self-esteem), whereas reappraisal reduces symptomatic activation. The effect of arousal control, engagement, and distraction appears to depend on the remaining ERS rather than having much influence on their own. Conclusion: This study provides insight into how ERS interact with each other and with individual symptoms of depression and anxiety. Understanding the effects of these interactions on symptom activation and comorbidity can improve our understanding of psychopathology.