ESE - inED - Artigos
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- O acolhimento de crianças e jovens no novo quadro legal. Novos discursos, novas práticas?Publication . Delgado, Paulo; Gersão, ElianaO acolhimento de crianças e jovens no novo quadro legal. Novos discursos, novas práticas? A revisão da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, efetuada pela Lei n.º 142/2015, introduz alterações significativas no sistema de acolhimento familiar e residencial de crianças e jovens. Este trabalho desenvolve uma análise explicativa e crítica das novas disposições legais, procurando avaliar a sua adequação para diminuir a institucionalização das crianças retiradas aos pais, em favor da sua integração num ambiente familiar alternativo. Conclui-se que as alterações legais, mesmo sendo globalmente positivas, só produzirão resultados concretos combinadas com estratégias de intervenção que divulguem, apoiem e financiem de modo justo o acolhimento familiar, devendo adotar-se de imediato os procedimentos necessários à seleção e formação de novas famílias de acolhimento.
- Acolhimento Familiar em Portugal e Espanha: Uma Investigação Comparada sobre a Satisfação dos AcolhedoresPublication . Delgado, Paulo; López, Mónica; Carvalho, João; Del Valle, Jorge F.Este estudo apresenta uma comparação entre as experiências de famílias de acolhimento de Portugal e Espanha, avaliando-se a sua satisfação com a informação recebida antes do acolhimento; a preparação da criança para o acolhimento; os apoios técnico e fi nanceiro; e a evolução do processo de acolhimento. Pretende-se contribuir para melhorar e promover a medida de acolhimento familiar nos dois países. Os processos de acolhimento familiar dependem de fatores históricos e culturais que produzem diferenças importantes nos diversos contextos internacionais. Assim, foram realizadas entrevistas em duas amostras aleatórias constituídas por 52 famílias de acolhimento em Portugal e 46 na Espanha, cujos resultados foram comparados através de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Os acolhedores, em ambos os países, mostraram um elevado grau de satisfação com o processo de acolhimento. No entanto, em Portugal, existe maior preocupação com o fraco apoio fi nanceiro, as informações não fornecidas pelos serviços de acolhimento ou a má preparação da criança para o acolhimento. Por fi m, são apresentadas sugestões para a melhoria da gestão e implementação desta resposta social. Palavras-chave: Bem-estar da criança, acolhimento familiar, satisfação dos acolhedores, estudo comparativo.
- Acreditação da formação de professores: um processo suspensoPublication . Ribeiro, Deolinda
- Actividades creativas en la discapacidad mentalPublication . Silveira Maia, Mónica; Heredia Torres, Marta; Romero, Lola; Bocanegra, Nuria
- Advantages and Disadvantages, Concerns, and Solutions for Emergency Remote Teaching During COVID-19: Portuguese Lecturers’ PerspectivesPublication . Marques dos Santos, José Paulo; Serrão, Carla; Amorim-Lopes, Teresa Sofia; Rodrigues, Ana Rita; Marina, Silvia; Teixeira, Andreia; Castro, Luísa; Duarte, IvoneCOVID-19 pandemic impacted the world dramatically and how communities and societies behaved. The purpose of this study was to explore lecturers’ perspectives on emergency remote teaching, not only from technology-prone lecturers but encompassing contributions from disparate academic fields, which brought assorted experiences into the data. The qualitative study analyses the perspectives of 344 lecturers from 35 higher education institutions in Portugal instigated by the COVID-19 outbreak. The thematic analysis revealed three themes related to the advantages and disadvantages: the lecturing process, learning process, and life and society. Regarding the concerns, four themes emerged: learning process, self-regulation and compromising the future, resources, the assessment process, and well-being. Finally, solutions encompass three themes: pedagogy and innovation, normative framework, and digital literacy. With a special focus on the solutions, all these themes contribute to designing the structure of a training program for the 21st-century higher education lecturer, emphasizing the digital domain. The themes cluster in digital-based innovative pedagogies (mastering digital education software, active pedagogies for digital environments, lecturer posture in digital environments, ‘‘for-digital’’ studying material production, e-proctoring, and transferable competences besides the digital), and digital competences (transgenerational digital-base communication, webcam behavior, well-being in digital settings, and general digital competences).
- A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.Publication . Santos, Fernando; Corte-Real, Nuno; Regueiras, Leonor; Farias, CláudioO processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda- -se o aumento da duração de programas com esta configuração.
- Aprender a aprender com tecnologia digital e ambiente formal e informalPublication . Quadros-Flores, Paula; Sá, Susana; Marta, Margarida
- Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogiaPublication . Araújo, S. BarrosA formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche
- A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdosPublication . Barbosa, Susana; Pinto, Ana IsabelO ensino da língua portuguesa deverá contribuir para desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, ou seja, “contribuir sobretudo para (…) ajudar a saber fazer coisas com as palavras” (Lomas, 2003, p.15). De fato, a educação na escola deve concorrer para o aperfeiçoamento desta competência, sendo que esta se materializa, na formação em língua portuguesa, pelo recurso ao texto, que é pretexto e mote para a aprendizagem. Nesse sentido, o estudante comunica na tentativa de atribuir significado ao texto, pois “o texto só existe, só diz, quando o leitor lhe atribui significado; e ao fazê-lo atribui o «seu» significado” (Sousa, 1989, p. 19). No caso específico do estudante surdo, o aprender a ‘fazer coisas com palavras’, em língua portuguesa, materializa-se enquanto segunda língua, visto a língua gestual ser a sua língua primeira. O fato de identificarmos dificuldades na competência comunicativa, em língua portuguesa, dos estudantes surdos da Escola Superior de Educação do Porto levou-nos a criar um projeto de apoio a esta comunidade, no qual procuramos desenvolver estratégias significativas que conduzissem à melhoria do seu desempenho em língua portuguesa. Este projeto teve por base a aprendizagem significativa de Ausubel (1966), que compreende o processo de ensino-aprendizagem 1 A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES SURDOS SIGNIFICANT TEACHING-LEARNING PROCESS: A PROJECT OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TO DEAF STUDENTS v. 11 • n. 2 • p. 10-2 • jul./dez. 2015 11 como sendo progressivo, autonomizante e situado em contextos reais, levando à mobilização de conhecimentos prévios no momento de ensino. Apesar dos dados que aqui apresentamos não serem passíveis de generalização, podemos afirmar que, neste caso, a implementação de uma aprendizagem significativa se traduziu no aperfeiçoamento da competência comunicativa e consequente melhoria dos resultados escolares, dos estudantes surdos. Palavras-chave: estudantes surdos;
- Atores-chave do processo de construção da identidade profissional dos educadores sociais em PortugalPublication . Correia, FátimaA Educação Social é uma profissão em processo de afirmação da sua identidade, a qual conhece um conjunto de desafios por ser uma profissão ainda pouco amadurecida, não se sabendo quantos educadores sociais existem em Portugal, quantos exercem a sua atividade profissional enquanto educadores sociais e com que funções. Por outro lado, os educadores sociais enfrentam dificuldades em legitimar a sua profissão devido a fatores relativos à própria evolução académica e à polivalência de contextos e funções que pode assumir, mas também devido a fatores externos, pela confusão com áreas profissionais similares e com outros profissionais com maior tradição na ação social. Decorrente desta confusão e de uma maior necessidade de racionalização de recursos, surgem estratégias de contratação indiferenciadoras por parte dos empregadores, dificultando os processos de profissionalização da Educação Social, onde ninguém mais sabe quem faz o quê. Acresce que o contexto onde se movem os educadores sociais – o “social”, espaço complexo e em constante mudança – também conhece, atualmente, particularidades que dificultam a consolidação de culturas profissionais nomeadamente alterações políticas, económicas e sociais, sobretudo na reconfiguração do mercado de trabalho. A profissão constrói-se assim a partir de realidades que a afetam e condicionam, provocadas por um conjunto de atores que intervêm no processo profissionalizador. Este artigo parte de um modelo dialético de atores-chave envolvidos no processo de profissionalização dos educadores sociais definido por Saéz Carreras (2008) para dar pistas sobre a realidade da Educação Social em Portugal.