Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Art_Sara Araújo_2018.pdf329.67 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche

Description

Keywords

Creche Estágio Aprendizagem profissional Dimensões pedagógicas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License