Publication
Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia
dc.contributor.author | Araújo, S. Barros | |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T09:49:24Z | |
dc.date.available | 2018-11-26T09:49:24Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12270 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Estágio | |
dc.subject | Aprendizagem profissional | |
dc.subject | Dimensões pedagógicas | |
dc.title | Aprendizagem profissional no estágio em creche: representatividade e significado atribuído a dimensões da pedagogia | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 44 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 51 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 29 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade | pt_PT |
oaire.citation.volume | 27 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |