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Authors
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Abstract(s)
O ensino da língua portuguesa deverá contribuir para desenvolver
a competência comunicativa dos estudantes, ou seja, “contribuir
sobretudo para (…) ajudar a saber fazer coisas com as palavras” (Lomas,
2003, p.15). De fato, a educação na escola deve concorrer para o
aperfeiçoamento desta competência, sendo que esta se materializa, na
formação em língua portuguesa, pelo recurso ao texto, que é pretexto
e mote para a aprendizagem. Nesse sentido, o estudante comunica
na tentativa de atribuir significado ao texto, pois “o texto só existe, só
diz, quando o leitor lhe atribui significado; e ao fazê-lo atribui o «seu»
significado” (Sousa, 1989, p. 19). No caso específico do estudante
surdo, o aprender a ‘fazer coisas com palavras’, em língua portuguesa,
materializa-se enquanto segunda língua, visto a língua gestual ser a sua
língua primeira. O fato de identificarmos dificuldades na competência
comunicativa, em língua portuguesa, dos estudantes surdos da Escola
Superior de Educação do Porto levou-nos a criar um projeto de apoio
a esta comunidade, no qual procuramos desenvolver estratégias
significativas que conduzissem à melhoria do seu desempenho em língua
portuguesa. Este projeto teve por base a aprendizagem significativa de
Ausubel (1966), que compreende o processo de ensino-aprendizagem
1 A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM
PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA
LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES
SURDOS
SIGNIFICANT TEACHING-LEARNING
PROCESS: A PROJECT OF PORTUGUESE
LANGUAGE TEACHING TO DEAF
STUDENTS
v. 11 • n. 2 • p. 10-2 • jul./dez. 2015
11
como sendo progressivo, autonomizante e situado em contextos reais,
levando à mobilização de conhecimentos prévios no momento de
ensino. Apesar dos dados que aqui apresentamos não serem passíveis
de generalização, podemos afirmar que, neste caso, a implementação
de uma aprendizagem significativa se traduziu no aperfeiçoamento
da competência comunicativa e consequente melhoria dos resultados
escolares, dos estudantes surdos.
Palavras-chave: estudantes surdos;
Description
Keywords
Estudantes surdos Língua portuguesa Língua gestual portuguesa Aprendizagem significativa