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Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas
décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo
estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e
social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de
mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa.
Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como
este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as
estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo,
em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo.
Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco
de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola
do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas
de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática
indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as
crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e
que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver
a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda-
-se o aumento da duração de programas com esta configuração.
Description
Keywords
Investigação-ação Educação física Desenvolvimento positivo