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A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação.
dc.contributor.author | Santos, Fernando | |
dc.contributor.author | Corte-Real, Nuno | |
dc.contributor.author | Regueiras, Leonor | |
dc.contributor.author | Farias, Cláudio | |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T09:42:51Z | |
dc.date.available | 2018-12-03T09:42:51Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O processo de desenvolvimento dos jovens tem recebido particular atenção nas últimas décadas. Neste âmbito, um número crescente de investigadores têm-se interessado pelo estudo e implementação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social no contexto específico da educação física. Contudo, a informação acerca do papel de mediação efetuado pelo professor no âmbito de aplicação daquele modelo é muito escassa. Nessa medida, o presente estudo de investigação-ação pretendeu examinar o modo como este modelo foi implementado numa escola inserida num bairro social, especificando as estratégias utilizadas pelo professor ao longo do processo de implementação do modelo, em função das dificuldades e constrangimentos encontrados. no decorrer do processo. Participaram nesta investigação um professor de educação física e 19 crianças em risco de exclusão social com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade de uma escola do norte de Portugal. Os dados foram recolhidos através de reflexões escritas, notas de campo e entrevistas aos alunos. Os dados foram analisados com recurso a análise temática indutiva. Os resultados sugerem que a criação de uma relação de confiança com as crianças é um requisito importante para avançar para os níveis mais básicos do modelo e que a construção de um clima de empowerment é uma estratégia válida para desenvolver a responsabilidade. Para promover a transferência, o último nível do modelo, recomenda- -se o aumento da duração de programas com esta configuração. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12333 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educação física | |
dc.subject | Desenvolvimento positivo | |
dc.title | A aplicação do modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a crianças em risco de exclusão social: Um estudo de investigação-ação. | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 18 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 5 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Ciências do Desporto | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
person.familyName | de Sousa Ferreira dos Santos | |
person.familyName | CÔRTE-REAL CORREIA ALVES | |
person.familyName | Guerreiro Farias | |
person.givenName | Fernando | |
person.givenName | NUNO JOSÉ | |
person.givenName | Cláudio Filipe | |
person.identifier.ciencia-id | D516-269B-8ED0 | |
person.identifier.ciencia-id | 6016-C607-AFBA | |
person.identifier.ciencia-id | 0F1E-BBE6-C9F2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4725-1267 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1364-0539 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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