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Abstract(s)
Entre as múltiplas dimensões da identidade dos indivíduos, a dimensão profissional adquiriu
uma importância particular porque o emprego condiciona a construção das identidades sociais.
Uma parte significativa da identidade profissional gera-se no exercício concreto da prática
profissional em interação constante com outros profissionais. Todavia, se é certo que as
identidades (profissionais) tendem a ser explicadas a partir das interações entre os indivíduos
e “outros significativos”, nomeadamente os momentos comunicativos, a perceção subjetiva da
trajetória individual e do reconhecimento dos outros, também devem ser consideradas as
condições objetivas da profissão e do exercício profissional. Este trabalho pretende refletir
sobre estas diferentes dimensões, tendo como principais objetivos questionar, a partir da
identidade pessoal e social, a constituição das identidades profissionais, bem como sobre as
condições objetivas que moldam a Educação Social e o exercício profissional dos educadores
sociais. Em Portugal, os estudos sobre a identidade profissional do educador social são
diminutos, a que acresce o facto de os seus processos de profissionalização estarem, ainda, em
consolidação. Verifica-se uma escassez de profissionais de referência no terreno,
desconhecimento do campo profissional, dificuldade em sinalizar boas práticas num campo
profissional complexo e em constante transformação, dualidade entre o educativo e o social,
pluralidade de funções e competências que os educadores sociais desempenham em variados
contextos e com públicos diversos. Os processos de construção da identidade profissional dos
educadores sociais resultam das perceções subjetivas dos indivíduos, mas também da
mediação entre as estruturas e as práticas. Por este motivo, a identidade profissional dos
educadores sociais é explicada também a partir das condições objetivas da profissão,
nomeadamente da sua relação com o Estado, com o mercado de trabalho e os contextos de
prática, dos modelos de formação e de uma plataforma simbólica que agrega os profissionais e
os diferencia de outros. É a partir destes diálogos que se observam as diferenças e
ambiguidades dos processos identitários.
Description
Keywords
Educação social Identidade profissional Profissionalização