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Dimensões teóricas para a construção da identidade profissional da educação social

dc.contributor.authorCorreia, Fátima
dc.contributor.authorVargas Callejas, Germán
dc.contributor.authorDelgado, Paulo
dc.date.accessioned2024-10-15T14:00:54Z
dc.date.available2024-10-15T14:00:54Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEntre as múltiplas dimensões da identidade dos indivíduos, a dimensão profissional adquiriu uma importância particular porque o emprego condiciona a construção das identidades sociais. Uma parte significativa da identidade profissional gera-se no exercício concreto da prática profissional em interação constante com outros profissionais. Todavia, se é certo que as identidades (profissionais) tendem a ser explicadas a partir das interações entre os indivíduos e “outros significativos”, nomeadamente os momentos comunicativos, a perceção subjetiva da trajetória individual e do reconhecimento dos outros, também devem ser consideradas as condições objetivas da profissão e do exercício profissional. Este trabalho pretende refletir sobre estas diferentes dimensões, tendo como principais objetivos questionar, a partir da identidade pessoal e social, a constituição das identidades profissionais, bem como sobre as condições objetivas que moldam a Educação Social e o exercício profissional dos educadores sociais. Em Portugal, os estudos sobre a identidade profissional do educador social são diminutos, a que acresce o facto de os seus processos de profissionalização estarem, ainda, em consolidação. Verifica-se uma escassez de profissionais de referência no terreno, desconhecimento do campo profissional, dificuldade em sinalizar boas práticas num campo profissional complexo e em constante transformação, dualidade entre o educativo e o social, pluralidade de funções e competências que os educadores sociais desempenham em variados contextos e com públicos diversos. Os processos de construção da identidade profissional dos educadores sociais resultam das perceções subjetivas dos indivíduos, mas também da mediação entre as estruturas e as práticas. Por este motivo, a identidade profissional dos educadores sociais é explicada também a partir das condições objetivas da profissão, nomeadamente da sua relação com o Estado, com o mercado de trabalho e os contextos de prática, dos modelos de formação e de uma plataforma simbólica que agrega os profissionais e os diferencia de outros. É a partir destes diálogos que se observam as diferenças e ambiguidades dos processos identitários.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25766/d6g0-b749pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-96-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26240
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectProfissionalizaçãopt_PT
dc.titleDimensões teóricas para a construção da identidade profissional da educação socialpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage627pt_PT
oaire.citation.startPage614pt_PT
person.familyNameBarros Correia
person.familyNameVargas Callejas
person.familyNameDelgado
person.givenNameMaria de Fátima
person.givenNameGermán
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id831C-D30B-B489
person.identifier.orcid0000-0002-4857-6100
person.identifier.orcid0000-0002-0329-4302
person.identifier.orcid0000-0001-6977-8214
person.identifier.ridH-9695-2015
person.identifier.scopus-author-id57205182824
person.identifier.scopus-author-id36117555000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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