Publication
Dimensões teóricas para a construção da identidade profissional da educação social
dc.contributor.author | Correia, Fátima | |
dc.contributor.author | Vargas Callejas, Germán | |
dc.contributor.author | Delgado, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T14:00:54Z | |
dc.date.available | 2024-10-15T14:00:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Entre as múltiplas dimensões da identidade dos indivíduos, a dimensão profissional adquiriu uma importância particular porque o emprego condiciona a construção das identidades sociais. Uma parte significativa da identidade profissional gera-se no exercício concreto da prática profissional em interação constante com outros profissionais. Todavia, se é certo que as identidades (profissionais) tendem a ser explicadas a partir das interações entre os indivíduos e “outros significativos”, nomeadamente os momentos comunicativos, a perceção subjetiva da trajetória individual e do reconhecimento dos outros, também devem ser consideradas as condições objetivas da profissão e do exercício profissional. Este trabalho pretende refletir sobre estas diferentes dimensões, tendo como principais objetivos questionar, a partir da identidade pessoal e social, a constituição das identidades profissionais, bem como sobre as condições objetivas que moldam a Educação Social e o exercício profissional dos educadores sociais. Em Portugal, os estudos sobre a identidade profissional do educador social são diminutos, a que acresce o facto de os seus processos de profissionalização estarem, ainda, em consolidação. Verifica-se uma escassez de profissionais de referência no terreno, desconhecimento do campo profissional, dificuldade em sinalizar boas práticas num campo profissional complexo e em constante transformação, dualidade entre o educativo e o social, pluralidade de funções e competências que os educadores sociais desempenham em variados contextos e com públicos diversos. Os processos de construção da identidade profissional dos educadores sociais resultam das perceções subjetivas dos indivíduos, mas também da mediação entre as estruturas e as práticas. Por este motivo, a identidade profissional dos educadores sociais é explicada também a partir das condições objetivas da profissão, nomeadamente da sua relação com o Estado, com o mercado de trabalho e os contextos de prática, dos modelos de formação e de uma plataforma simbólica que agrega os profissionais e os diferencia de outros. É a partir destes diálogos que se observam as diferenças e ambiguidades dos processos identitários. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.25766/d6g0-b749 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-96-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26240 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação social | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
dc.subject | Profissionalização | pt_PT |
dc.title | Dimensões teóricas para a construção da identidade profissional da educação social | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 627 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 614 | pt_PT |
person.familyName | Barros Correia | |
person.familyName | Vargas Callejas | |
person.familyName | Delgado | |
person.givenName | Maria de Fátima | |
person.givenName | Germán | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier.ciencia-id | 831C-D30B-B489 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4857-6100 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0329-4302 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6977-8214 | |
person.identifier.rid | H-9695-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57205182824 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36117555000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fc304336-fb3c-4c2b-bedf-335e161b02cb | |
relation.isAuthorOfPublication | dc314780-2e2d-4af2-809f-674f1cf01e64 | |
relation.isAuthorOfPublication | 377cdcca-2faf-428d-935d-c9bc7e1dcb47 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fc304336-fb3c-4c2b-bedf-335e161b02cb |