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Advisor(s)
Abstract(s)
Este texto tem como objetivo problematizar a relevância dos processos comunicacionais, de natureza
verbal, produzidos em contexto de formação profissional dos futuros educadores e professores do 1.º ciclo do
ensino básico. Inicia-se a discussão do conceito de pedagogia para a autonomia e desenvolvimento dos atores
do processo de supervisão, visando a co construção de saberes profissionais para a docência, onde a
dialogicidade se apresenta como uma estratégia fulcral nos processos supervisivos. A perspetiva de
supervisão que informa a formação profissional, no contexto em análise, integra a regulação crítica e
colaborativa dos atores envolvidos na Prática Pedagógica Supervisionada. Nesse sentido procura-se analisar e
interpretar as perceções de trinta e um estagiários, recolhidas por questionário, sobre a natureza do discurso
verbal, produzido na reflexão dialógica entre orientadores cooperantes, pares pedagógicos e supervisores da
escola de formação, para se aceder à compreensão da influência do papel discursivo de cada ator na
construção de teorias e práticas profissionais. Procura-se ilustrar para compreender de que modo os conteúdos
discursivos, e a sua frequência, apontam ou não para a necessidade de transformação da pedagogia na
supervisão que se pratica.
Description
Keywords
supervisão Dialogicidade