Loading...
29 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 29
- DARDER, ANTONIA (2016). Freireeeducação. Ramada:Edições PedagoPublication . Ribeiro, Deolinda; Darder, Antónia
- “Re/construir Processos de Supervisão Pedagógica: uma experiência de formação profissional no contexto da Educação de Infância”Publication . Ribeiro, Deolinda; Araújo, Sara Barros; Pinto, Felisbela
- Le développement des compétences (méta) linguistiques dans le curriculum du préscolairePublication . Ribeiro, Deolinda; Pinto, F.
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de ResumosPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
- Os processos comunicacionais na formação profissional: perceção dos estagiáriosPublication . Ribeiro, Deolinda; Quadros-Flores, Paula; Sá, SusanaEste texto tem como objetivo problematizar a relevância dos processos comunicacionais, de natureza verbal, produzidos em contexto de formação profissional dos futuros educadores e professores do 1.º ciclo do ensino básico. Inicia-se a discussão do conceito de pedagogia para a autonomia e desenvolvimento dos atores do processo de supervisão, visando a co construção de saberes profissionais para a docência, onde a dialogicidade se apresenta como uma estratégia fulcral nos processos supervisivos. A perspetiva de supervisão que informa a formação profissional, no contexto em análise, integra a regulação crítica e colaborativa dos atores envolvidos na Prática Pedagógica Supervisionada. Nesse sentido procura-se analisar e interpretar as perceções de trinta e um estagiários, recolhidas por questionário, sobre a natureza do discurso verbal, produzido na reflexão dialógica entre orientadores cooperantes, pares pedagógicos e supervisores da escola de formação, para se aceder à compreensão da influência do papel discursivo de cada ator na construção de teorias e práticas profissionais. Procura-se ilustrar para compreender de que modo os conteúdos discursivos, e a sua frequência, apontam ou não para a necessidade de transformação da pedagogia na supervisão que se pratica.
- Un Projet Pédagogique : la Tradition et la Culture en l’Éducation Préscolaire PortugaisePublication . Ribeiro, Deolinda
- DIÁRIOS COLABORATIVOS DE FORMAÇÃO: A CO-CONSTRUÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS PELA PLURALIDADE DE SENTIDOSPublication . Ribeiro, Deolinda; Claro, Luísa; Nunes, Sónia
- A escuta da voz dos atores educativos nos processos de investigação e formação de professoresPublication . Ribeiro, Deolinda; Quadros-Flores, Paula; Sá, SusanaEm educação, são raras as vezes que as crianças e os profissionais em formação inicial são convidados para a investigação conjunta com formadores/investigadores, como se a realidade não fosse percebida do ponto de vista de quem aprende e de quem ensina. Urge a mudança de paradigma para uma visão mais equilibrada, equitativa e democrática da investigação. Esta visão implica escutar as vozes daqueles que fornecem informação credível, e justificativa da transformação dos processos de educação e de formação, com vista à sua melhoria. A investigação em curso, que alimenta esta comunicação, envolve a participação comprometida de formadores de professores, profissionais de educação experientes e em formação inicial, crianças e famílias. Contudo, neste trabalho propomo-nos apresentar a relevância da recolha das opiniões das crianças, e a metodologia da sua participação na investigação, com o objetivo de estudar os seus pontos de vista, sobre a transição da educação de infância para a escolaridade obrigatória. Pretendemos dar voz ao ator central do processo educativo, numa conceção de infância que entende a criança como um indivíduo competente e um ator social de pleno direito.
- Onde acaba o Eu e o Outro e começamos Nós... Diários colaborativos de supervisão e construção da identidade profissionalPublication . Ribeiro, Deolinda; Moreira, M. A.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »