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- Função de autocorrelação estendida generalizada amostral: contributo para a identificação dos modelos de função transferênciaPublication . Oliveira, Cristina Maria Correia Teles Garcia deFunção de autocorrelação estendida generalizada amostral: contributo para a identificação dos modelos de função transferência
- Arquitecturas dos sistemas de informação: uma comparação de abordagensPublication . Rodrigues, Luís Silva; Amaral, LuisMais de duas décadas após a sua introdução nos Sistemas de Informação (SI) continua a ser relevante falar e aplicar as arquitecturas dos SI nas organizações. A este facto não é alheio o reconhecimento da importância e criticidade das arquitecturas dos SI para o sucesso dos Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI) nas organizações. Neste contexto, este artigo para além de reflectir sobre os tipos de arquitecturas nos SI, sua aplicabilidade e utilidade para as organizações, pretende fazer uma comparação entre as principais abordagens para a construção das arquitecturas dos SI.
- A Problemática da não equivalência das formas de tratamento em inglês e portuguêsPublication . Guimarães, Maria de LurdesOs seres humanos não vivem em isolamento, mas, pelo contrário, fazem parte duma sociedade específica e, por isso, interagem com outros seres humanos. No entanto, a interacção humana não é nem caótica nem à vontade de cada falante. Este facto tornou-se a base de um artigo de Grice1, onde afirma: “Our talk exchanges do not normally consist of a succession of disconnected remarks, and would not be rational if they did. They are characteristically, to some degree at least, cooperative efforts; and each participant recognizes in them, to some extent, a common purpose or set of p urposes, or at least a mutually accepted direction.”
- Repensar o ensino de música no novo séculoPublication . Webster, PeterEste artigo pretende defender uma redefinição da forma dos professores de Música considerarem os conteúdos da sua acção. Para além da educação c treino de competências de performance, que abrange apenas uma pequena parcela da população escolar, os professores deveriam considerar a composição, a improvisação e a audição activa como importantes para uma franja mais alargada dessa população. Tal postura é importante para situar os alunos numa corrente genérica de ensino/aprendizagem e está em sintonia com os mais recentes desenvolvimentos das teorias do currículo e da investigação. O construtivismo como filosofia da educação, é aqui sugerido como base conceptual e os avanços da tecnologia musical e o encorajamento a um pensamento critico são citados como contribuições importantes para esta reforma. Este artigo conclui-se com uma secção sobre possíveis projectos de investigação para o futuro.
- Un Projet Pédagogique : la Tradition et la Culture en l’Éducation Préscolaire PortugaisePublication . Ribeiro, Deolinda
- An automated maneuver control framework for a remotely operated vehiclePublication . Fraga, S. L.; Sousa, J. Borges de; Girard, Anouck; Martins, AlfredoAn automated maneuver control framework for a remotely operate vehicle (ROV) is presented. This framework entails a three-layered control architecture, a principled approach to design and implementation within the architecture, and hybrid systems design techniques. The control architecture is structured according to the principle of composition of vehicle motions from a minimal set of elemental maneuvers that are designed and verified independently. The principled approach is based on distributed hybrid systems techniques, and spans integrated design, simulation and implementation as the same model is used throughout. Hybrid systems control techniques are used to synthesize the elemental maneuvers and to design protocols, which coordinate the execution of elemental maneuvers within a complex maneuver. The architecture is fault-tolerant by design since it uses verified maneuvers. This work is part of the Inspection of Underwater Structures (IES) project whose main objective is the implementation of a ROV-based system for the inspection of underwater structures
- A Tradução de referências à luz da skopostheorie – estudo de um casoPublication . Lopes, Dalila Maria Cerqueira Pereira da SilvaA referência pode ser definida como sendo um acto de fala, através do qual são designadas determinadas entidades do mundo real ou de um mundo possível, que assim são trazidas para o universo do discurso. Seguindo a distinção de Searle (1969) entre três níveis de actos de fala, caracterizaríamos a referência como um acto de fala ao nível proposicional (propositional act), o qual se distingue, por um lado, do mero acto de pronunciar palavras ou frases (utterance act), e, por outro, do acto ilocutório (illocutionary act), como avisar, aconselhar, ordenar etc.
- A Tradução intersemiótica em Lolita de Vladimir Nabokov e de Stanley KubrikPublication . Veloso, ManuelaA obra literária é viva como um organismo e move-se num eixo de intertextualidades. São, por conseguinte, prometedoras as potencialidades que a exploração deste tema encerra no âmbito dos Estudos de Tradução, à luz de uma abordagem comparativista e interartes. Assim, o enfoque do presente artigo é posto no dialogismo que uma adaptação cinematográfica pode constituir, como etapa, no processo da tradução de um texto literário.
- Intersubjectivity and poetic translationPublication . Almeida, Paula RamalhoNo one will deny the challenges of translating poetry. But it is not as clear why we should consider, in general terms, the translation of any prose easier than the translation of verse. Good prose does not differ substantially from good verse, as Wordsworth insisted in his 1802 “Preface to Lyrical Ballads”. Of course, there are often more elements to consider in verse composition: the expressionform is indeed of more significance in verse than in prose, for the creation of meaning in the former is concentrated into smaller units or, in essence, depends on the expression- form itself. The pleasure of reading and writing poetry derives from precisely this dependence on the signifier, on words rather than ideas, as Mallarmé would put it. We may conclude that the translative process is the same in both modes of literary translation, due to the poetic function’s manifest prevalence in literary texts, even if the type of effort varies, as we will see, according to the level of abstraction the poem presents. And this is where the concept of intersubjectivity – as well as the awareness thereof – takes on a whole new outlook. Despite what it may seem at first glance, the presence of intersubjectivity is far from being a given truth, and it is likely that many translators would benefit from integrating it into their work.