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Advisor(s)
Abstract(s)
Em educação, são raras as vezes que as crianças e os profissionais em formação inicial
são convidados para a investigação conjunta com formadores/investigadores, como se a
realidade não fosse percebida do ponto de vista de quem aprende e de quem ensina.
Urge a mudança de paradigma para uma visão mais equilibrada, equitativa e
democrática da investigação. Esta visão implica escutar as vozes daqueles que fornecem
informação credível, e justificativa da transformação dos processos de educação e de
formação, com vista à sua melhoria. A investigação em curso, que alimenta esta
comunicação, envolve a participação comprometida de formadores de professores,
profissionais de educação experientes e em formação inicial, crianças e famílias.
Contudo, neste trabalho propomo-nos apresentar a relevância da recolha das opiniões
das crianças, e a metodologia da sua participação na investigação, com o objetivo de
estudar os seus pontos de vista, sobre a transição da educação de infância para a
escolaridade obrigatória. Pretendemos dar voz ao ator central do processo educativo,
numa conceção de infância que entende a criança como um indivíduo competente e um
ator social de pleno direito.
Description
Keywords
escuta da criança investigação educativa formação de professores