Repository logo
 
Publication

O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes

dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorRamos, Altina
dc.date.accessioned2021-11-17T10:25:53Z
dc.date.available2021-11-17T10:25:53Z
dc.date.issued2021-11-05
dc.description.abstractAs ferramentas cognitivas, quando integradas pedagogicamente em ambientes de aprendizagem digitais, aumentam a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial Docente para Promover a Renovação Metodológica na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico” e surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) contemplada no Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende compreender as potencialidades das plataformas digitais Educaplay e LearningApps.org na construção e consolidação de conhecimentos em alunos do ensino primário. A primeira ferramenta foi integrada no estudo dos meios de comunicação na área das Ciências Sociais e Humanas e a segunda foi utilizada na consolidação de conhecimentos sobre os tipos de solos e de rochas no âmbito das Ciências Naturais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, em que foram analisados notas de observação participante e o design metodológico e tecnológico utilizado. Para a análise dos dados, recorreu-se às técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a utilização pedagógica das plataformas Educaplay e LearningApps.org potenciou, por um lado, a consolidação de conhecimentos, permitindo que seja a criança a criar as questões para a realização da atividade, promovendo saberes e competências uma vez que as crianças aprendem com a ferramenta no jogo, mas por outro, na construção do recurso e conduzindo à formação do cidadão participativo, crítico e ativo do século XX.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGraça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021). O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes. In C. Fernández; B. García; M. Miranda; H. Delgado (Ed.), La evaluación de las enseῆanzas en los contextos digitales: nuevas perspectivas y enfoques evaluativos (pp. 98-110). Editorial DYKINSONpt_PT
dc.identifier.doi10.26537/recipp-ese-ined-0001
dc.identifier.isbn978-84-1377-896-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18877
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditorial DYKINSONpt_PT
dc.relationCentre for Research and Innovation in Education
dc.subjectFerramentas cognitivaspt_PT
dc.subjectConsolidação de saberespt_PT
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_PT
dc.titleO potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre for Research and Innovation in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05198%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage110pt_PT
oaire.citation.startPage98pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameDias Graça
person.familyNameFlores
person.familyNameRamos
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNamePaula
person.givenNameAltina
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-id9314-71F0-721C
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
person.identifier.orcid0000-0002-5668-4304
person.identifier.scopus-author-id55933166800
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isProjectOfPublication0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_GraçaVânia_2021.pdf
Size:
471.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format