Publication
O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes
dc.contributor.author | Graça, Vânia | |
dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T10:25:53Z | |
dc.date.available | 2021-11-17T10:25:53Z | |
dc.date.issued | 2021-11-05 | |
dc.description.abstract | As ferramentas cognitivas, quando integradas pedagogicamente em ambientes de aprendizagem digitais, aumentam a eficiência dos processos cognitivos e de aprendizagem. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial Docente para Promover a Renovação Metodológica na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico” e surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) contemplada no Curso de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo pretende compreender as potencialidades das plataformas digitais Educaplay e LearningApps.org na construção e consolidação de conhecimentos em alunos do ensino primário. A primeira ferramenta foi integrada no estudo dos meios de comunicação na área das Ciências Sociais e Humanas e a segunda foi utilizada na consolidação de conhecimentos sobre os tipos de solos e de rochas no âmbito das Ciências Naturais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, em que foram analisados notas de observação participante e o design metodológico e tecnológico utilizado. Para a análise dos dados, recorreu-se às técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a utilização pedagógica das plataformas Educaplay e LearningApps.org potenciou, por um lado, a consolidação de conhecimentos, permitindo que seja a criança a criar as questões para a realização da atividade, promovendo saberes e competências uma vez que as crianças aprendem com a ferramenta no jogo, mas por outro, na construção do recurso e conduzindo à formação do cidadão participativo, crítico e ativo do século XX. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Graça, V., Quadros-Flores, P., & Ramos, A. (2021). O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes. In C. Fernández; B. García; M. Miranda; H. Delgado (Ed.), La evaluación de las enseῆanzas en los contextos digitales: nuevas perspectivas y enfoques evaluativos (pp. 98-110). Editorial DYKINSON | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.26537/recipp-ese-ined-0001 | |
dc.identifier.isbn | 978-84-1377-896-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18877 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Editorial DYKINSON | pt_PT |
dc.relation | Centre for Research and Innovation in Education | |
dc.subject | Ferramentas cognitivas | pt_PT |
dc.subject | Consolidação de saberes | pt_PT |
dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centre for Research and Innovation in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05198%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 110 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 98 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Dias Graça | |
person.familyName | Flores | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Altina | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.ciencia-id | 9314-71F0-721C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4924-5212 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5668-4304 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55933166800 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
relation.isAuthorOfPublication | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c | |
relation.isAuthorOfPublication | 443796fc-90ab-435d-96e5-80d60db3aa85 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df | |
relation.isProjectOfPublication | 0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 0853f264-96d4-441d-9fda-ffb72e23d94c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- CAPL_GraçaVânia_2021.pdf
- Size:
- 471.8 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format