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- O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos SonorosPublication . Silva, José Miguel dos Santos; Serapicos, PedroA comunicação visual é um aspeto crucial para o ser humano e para o seu desenvolvimento, facilitando as relações interpessoais, impulsionando a tecnologia e revolucionando o quotidiano. Neste sentido, o design gráfico funciona como interface entre a instituição e o que esta pretende transmitir, pelo que a comunicação é a base comum de todas as suas vertentes. Este é assim um agente agregador que, numa perspetiva holística, mantém a coerência visual na difusão de mensagens com o consumidor. Contudo, o objeto de design almeja unir a estética à funcionalidade de modo a resolver problemas de comunicação. Com o desenvolvimento de novas ferramentas multimédia, a mensagem adapta-se no sentido de potenciar ainda mais a eficácia através de novas mediações. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual institucional, questiona-se a eficácia dos artefactos digitais neste contexto. Desta forma, o projeto propõe apresentar a realidade aumentada como meio impulsionador na eficácia da comunicação visual, pelo método de adição de informação digital dinâmica sobre a comunicação visual impressa.
- A identificação numa cultura organizacional no cenário moderno da era global: estudo de caso: empresa de serviços partilhadosPublication . Simões, Mónica Sofia; Oliveira, Adriana José Veloso de; Silva, Eduardo Manuel Lopes de Sá eDada a necessidade de aprimorar o desempenho dos indivíduos dentro de organizações, tem havido uma maior preocupação com as variáveis que contribuem para o sucesso empresarial. Cada vez mais, as organizações preocupam-se com a perspetiva dos seus colaboradores sobre o seu ambiente ocupacional e como esta os afeta na produtividade e eficiência. Pesquisas recentes mostram que a identificação dos indivíduos com os grupos é psicologicamente importante e socialmente consequente. As organizações são construídas a partir da interação humana, partilham objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade. O presente estudo pretende identificar, analisar e comentar o processo de construção das identidades dos indivíduos nas organizações, como ocorre o processo de reconstrução dessas identidades em ambientes de mudanças constantes. Será utilizada uma abordagem teórica e interpretativa, argumentando que as organizações tendem a determinar o modo como os indivíduos percebem o conjunto de relações sociais relevantes para eles. Pretende ainda definir as caraterísticas principais da cultura organizacional, em particular como é que a empresa de estudo se apresenta em termos de cultura organizacional, verificando de que forma o comportamento, o poder e as mudanças influenciam o desenvolvimento da organização, pois, nos últimos anos, as empresas têm se arriscado de modo mais intenso no mercado internacional através da diversificação das estratégias em mercados desenvolvidos e mais distantes geograficamente. Para tal, realizou-se uma abordagem bibliográfica e o estudo de caso exploratório, de natureza quantitativa para a concretização do estudo empírico. O ponto mais importante desta pesquisa foi reconhecer a importância da valorização do capital humano nas organizações e o impacto dessa valorização para as empresas e para o indivíduo. Sendo que o objetivo do estudo é perceber que o capital humano está dentro do contexto do capital intelectual e que este faz parte da economia do conhecimento, novo fator de competividade que procura incentivar melhores relações entre empresa e o colaborador, com o intuito de gerar benefícios para as entidades e indivíduos mutuamente. Deste modo, para a elaboração deste trabalho, foi realizada uma revisão de literatura conjugando com um estudo de caso, visando compreender a importância da identificação com o grupo, a cultura numa organização e como a dinâmica do ambiente organizacional pode influenciar a produtividade num contexto de empresa de serviços partilhados. Procurou-se apresentar conceitos sobre valorização do capital humano nas empresas, bem como sua contribuição para o êxito da organização e dos colaboradores.
- A construção de uma realidade: da escrita à realização de um falso-documentárioPublication . Soares, Rosana Madalina Moreira; Pinheiro, José Alberto; Cortesão, Maria JoãoEste ensaio debruça-se sobre o recurso a estratégias narrativas e técnicas, particularmente aos códigos do género documental, para a criação da impressão de uma realidade. Por meio de um estudo teórico, é percetível a influência do registo fotográfico na perceção do real, sendo analisada a relação do Homem com o mundo envolvente através da sua reprodução realista. A premissa da práxis assenta-se nos pensamentos de Roland Barthes e Susan Sontag, fazendo referência às obras Autorretrato Afogado (Bayard, 1840) de Hyppolite Bayard, a emissão em rádio de War of the Worlds (Welles, 1938) e ao filme The Blair Witch Project (Cowie & Hale, 1999). Partindo desta observação, é escrito o argumento do falso-documentário A Queimada, onde o universo da tradicionalidade portuguesa é retratado através de uma narrativa ficcional. A metodologia adotada na sua construção possibilita a simbiose entre a realidade e a sua reprodução, dificultando, deste modo, a distinção entre a representação do real e a sua encenação na narrativa proposta. Também as opções de realização contribuíram para o realismo da ficção. A escolha de décores naturais, bem como de um elenco composto por ‘não-atores’, dirigidos ‘mais livremente’ e sem acesso ao argumento, são os principais tópicos onde este ensaio se foca.
- Valores e cultura organizacional perceção dos valores confiança, abertura e excelência pelos colaboradores da Auchan Retail PortugalPublication . Duarte, Ricardo Jorge Barbosa; Oliveira, Adriana José Veloso deA problemática dos valores organizacionais tem um papel muito pertinente no contexto da cultura organizacional. Numa tentativa de contribuir para o estudo da temática dos valores organizacionais, e contribuir para a comunidade científica, a presente dissertação de mestrado teve como objetivo principal aferir a perceção dos valores organizacionais da empresa pelos colaboradores. O estudo de caso exploratório decorreu na Auchan Retail Portugal, uma organização do setor do retalho que atravessa um período de transformação cultural, e que, por esse motivo, adotou e definiu os valores: Confiança; Abertura; Excelência. A investigação foi limitada às cinco lojas da região do Grande Porto. Neste estudo, para aferir a perceção dos valores organizacionais da Auchan Retail, foi desenvolvido um inquérito por questionário entendido como um instrumento de medição. O instrumento foi baseado na revisão de literatura, e com construído com recurso aos seguintes instrumentos: Escala de Confiança do Empregado na Organização (Oliveira, 2014); Minnesota Innovation Survey (A. H. Van de Ven et al., 2000). O questionário foi administrado nas cinco lojas da organização numa amostra de 910 elementos ao qual obtiveram-se 182 respostas. De acordo com os resultados obtidos, é possível afirmar que os resultados indiciam a perceção dos valores da empresa pelos colaboradores.
- A gestão de carreira dos futuros doutorados portuguesesPublication . Ferreira, Pedro Coelho; Silva, Susana Sofia Pereira daOs doutorados são considerados Recursos Humanos altamente qualificados, fruto de um grande investimento na sua formação, e por isso podem ter um papel muito importante na dinamização e inovação da economia. Atualmente, e principalmente em Portugal, a maioria dos doutorados tem uma carreira Académica, no entanto, este setor apresenta cada vez menos oportunidades de emprego, originando um desafio para a empregabilidade dos cientistas. O principal objetivo desta investigação é conhecer os objetivos profissionais dos futuros doutorados portugueses, relativamente à gestão da sua carreira, após terminarem os seus estudos doutorais. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa e, para a obtenção dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada. Foram realizadas dezassete entrevistas a estudantes de doutoramento portugueses, quer sobre o seu doutoramento, quer sobre o seu futuro profissional. Por fim, os dados foram analisados com base nos pressupostos da Grounded Theory, originando quatro principais categorias: Setor da Ciência, Gestão de Carreira, Alunos de Doutoramento e Convergência Universidade-Empresa. O estudo permitiu concluir que os futuros doutorados têm, na sua maioria, preferência por enveredar por uma carreira Académica, pois desejam continuar a fazer investigação na sua área de estudos. No entanto, eles estão cientes das dificuldades em conseguir alcançar esse objetivo, pois o setor académico é caracterizado como sendo muito competitivo, havendo um excesso de procura, comparativamente à oferta. Por fim, são referidas as principais implicações deste estudo, bem como as suas limitações, assim como são apresentadas algumas propostas de futuras investigações.
- Empreendedorismo sustentável: marketing mix sustentável no setor da cosméticaPublication . Santos, Bárbara Filipa Freitas dos; Bernardes, Óscar Tiago FontesA sustentabilidade é um dos maiores desafios da atualidade, sendo que a atividade empresarial possui uma ligação direta com este fenómeno. Assim, torna-se necessário que o empreendedorismo seja executado da forma mais sustentável possível. O marketing sustentável tem aqui um papel importante, pois o composto do seu marketing mix, revela-se uma ferramenta auxiliadora do empreendedorismo sustentável. O marketing mix do marketing sustetável, permite perceber os aspetos da sustentabilidade relacionados com cada elemento do seu composto. Deste modo, na presente investigação, são abordados os conceitos do empreendedorismo sustentável e do marketing sustentável e do seu composto. O objetivo da investigação é indentificar as práticas adotadas ao nível do marketing mix sustentável. Além disso, o foco da investigação é direcionado para um único setor, o setor da cosmética. A escolha de um único setor permite identificar práticas em comum entre os casos de estudo. Neste sentido a investigação, consiste numa investigação qualitativa com recurso ao caso de estudo, nomeadamente o caso de estudo múltiplo, e à entrevista como técnica de recolha de dados. A investigação mostra, que as empresas em estudo adotam várias opcões sustentáveis ao nível do marketing mix. Além disso, mesmo quando as empresas não conseguem adotar a melhor solução, procuram tornar essa soluções o mais ambientalmente responsável possível.Também é possível verificar que as empresas adotam procedimentos semelhantes entre si. No entanto, estas semalhanças não ocorrem nas quatro, mas sim entre duas ou três das quatro empresas.