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O contributo da realidade aumentada para o design gráfico: o caso do festival Percursos Sonoros

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Abstract(s)

A comunicação visual é um aspeto crucial para o ser humano e para o seu desenvolvimento, facilitando as relações interpessoais, impulsionando a tecnologia e revolucionando o quotidiano. Neste sentido, o design gráfico funciona como interface entre a instituição e o que esta pretende transmitir, pelo que a comunicação é a base comum de todas as suas vertentes. Este é assim um agente agregador que, numa perspetiva holística, mantém a coerência visual na difusão de mensagens com o consumidor. Contudo, o objeto de design almeja unir a estética à funcionalidade de modo a resolver problemas de comunicação. Com o desenvolvimento de novas ferramentas multimédia, a mensagem adapta-se no sentido de potenciar ainda mais a eficácia através de novas mediações. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual institucional, questiona-se a eficácia dos artefactos digitais neste contexto. Desta forma, o projeto propõe apresentar a realidade aumentada como meio impulsionador na eficácia da comunicação visual, pelo método de adição de informação digital dinâmica sobre a comunicação visual impressa.
Visual communication is a crucial aspect for human beings and for their development, facilitating interpersonal relationships, boosting technology and revolutionizing everyday life. In this sense, graphic design acts as an interface between the institution and what it intends to transmit, so communication is the common basis of all its aspects. This is thus an aggregating agent that, in a holistic perspective, maintains visual coherence in the dissemination of messages with the consumer. However, the design object aims to combine aesthetics with functionality in order to solve communication problems. With the development of new multimedia tools, the message adapts itself in order to further enhance efficiency through new mediations. The user experience generates emotions creating a close relationship between the communication device and the target audience. Associating this concept to the institutional visual identity, the effectiveness of digital artifacts in this context is questioned. In this way, the project proposes to present augmented reality as a means of boosting the effectiveness of visual communication, by the method of adding dynamic digital information about printed visual communication.

Description

Trabalho de projeto

Keywords

Realidade aumentada Cartaz Comunicação visual Augmented reality Poster Visual communication

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