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ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual

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  • Fotoponímias: a toponímia das ruas de Braga na contemporaneidade
    Publication . Camacho, Daniel Alexandre Ferreira; Baptista, Adriana; Leal, João
    Braga é uma cidade milenar com uma história densa e possui uma toponímia com uma estrutura e organização muito particular que dá conta da sua história, cultura e identidade local. As ruas, praças e outros espaços urbanos da cidade são nomeados em homenagem a personalidades que pertencem à religião, históricas, eventos significativos, características da região e elementos culturais. Este projeto de mestrado em Fotografia parte do tema das toponímias contemporâneas na cidade de Braga e reflete sobre a relação da fotografia com o espaço físico das cidades, tendo como objetivo analisar a forma como os nomes de ruas, praças e outros espaços urbanos se estruturam e refletem as dinâmicas sociais, culturais e políticas da cidade. A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, utilizando fontes documentais, um inquérito à população e observação direta conducente a uma seleção de ruas. Trata-se, por um lado, de uma reflexão sobre o papel das toponímias na construção da imagem de uma cidade, e por outro, da forma como a fotografia poderá funcionar como veículo crítico/documental/artístico de transmissão das características e atmosfera dos espaços urbanos, contribuindo para uma melhor compreensão das toponímias. Neste ensaio pretende-se elaborar uma análise abrangente e crítica das dinâmicas dos espaços urbanos, destacando as relações entre toponímias, identidade, fotografia e memória na construção da paisagem urbana. Deste modo, fica patente neste ensaio o quanto a toponímia pode ou não ser um fator de expressão e de memória coletiva e identidade local. A componente prática do trabalho não se limita ao registo fotográfico de certas ruas, da sua estrutura ou características, mas visa imergir o espectador numa experiência multisensorial, permitindo que ele sinta e entenda a cidade, não apenas através de palavras, mas através de imagens e sons. A abordagem visual do projeto inclui uma série de fotografias das placas toponímicas e fotografias feitas de drone, que capturam a essência de cada rua, praça ou espaço urbano escolhido. Estas fotografias, mais do que meros registos, seriam interpretações artísticas que refletem a atmosfera e memórias associadas a cada toponímia. O projeto é também composto por pequenos vídeos feitos de drone que capturam a vida diária, os movimentos e as interações humanas em cada espaço. Isso traz uma camada adicional de compreensão, mostrando como os espaços são vividos e experienciados no dia a dia. A abordagem sonora inclui sons capturados em cada rua que refletem a sua atmosfera: o murmúrio das conversas, o som dos passos, os pássaros, a atividade comercial, etc. As imagens e sons selecionados reforçam e ilustram os pontos teóricos discutidos no ensaio. O objetivo final será criar uma exposição interativa onde os visitantes podem explorar as imagens e sons enquanto leem trechos do ensaio teórico referentes a cada topónimo. Isso permitirá uma experiência imersiva, onde o público pode conectar-se emocionalmente com a análise fornecida. O contraste entre o antigo (a história por trás da toponímia) e o novo (a vida atual da cidade) pode ser um ponto focal para discussões e reflexões, incentivando os visitantes a pensar mais profundamente sobre a cidade em que vivem e como ela evoluiu. A componente prática, tem o potencial de enriquecer significativamente a experiência do espectador, tornando o tema das toponímias mais tangível, emotivo e compreensível. Ao combinar a teoria com uma experiência sensorial, não é apenas transmitido conhecimento, mas também se permite que o público se conecte emocionalmente com as histórias e memórias que Braga tem para oferecer.
  • Estágio na Produtora Bando à Parte: a dialética da música no cinema documental
    Publication . Medeiros, Maria Cândida Ribeirinha Pires; Lopes, Filipe
    O presente relatório de estagio visa relatar a minha experiência de estágio na produtora Bando a Parte, onde, durante 3 meses, estive envolvida na montagem de dois projetos documentais. Irei desenvolver os métodos e intenções com que trabalhei este material fílmico, reservando uma parte do relatório para a investigação teórica do tema da música no cinema documental. A minha abordagem, informada pela história e revisão literária do tema, será uma de exploração das possibilidades da significação que emerge de um uso musical criativo. Senti uma feliz influência da investigação teórica que ia desenvolvendo na aplicação prática do tratamento do espaço musical de um dos filmes que trabalhei durante o estagio. O Caleidoscópio é uma iniciativa cultural, que, através da música, Visionava conectar 4 territórios do Baixo Minho. Esta capacidade transformadora da música é algo que identifiquei e procurei aplicar ao meu tratamento do filme.
  • A comunidade enquanto protagonista no cinema documental: o caso particular de A Nossa Terra, o Nosso Altar de André Guiomar
    Publication . Ferreira, Diogo Machado; Baptista, Adriana
    A comunidade do Bairro do Aleixo é apresentada enquanto personagem documental e protagonista do filme ‘A Nossa Terra, o Nosso Altar’ (André Guiomar, 2020), tendo sido levado a cabo neste filme um contacto próximo e humano com a comunidade que permitiu à equipa com esta desenvolver relações interpessoais que se revelaram fundamentais para que fosse possível atingir os limites de representação comunitária pretendidos. A relação de poder que se estabelece entre a realização e a personagem no seu processo de construção é uma dimensão que acompanha o cinema documental desde os primórdios e, no caso deste filme, foram reveladas preocupações éticas, morais e técnicas que vieram estabelecer novos limites de relação e construção documental com as personagens e que lhes veio atribuir um papel ativo na construção narrativa do mesmo. Através de uma revisão teórica sobre i) alguns dos principais períodos estéticos do cinema e a forma de fazer personagem inerente a cada um deles; ii) a comunidade enquanto conceito da Sociologia e Psicologia e iii) análise de alguns filmes nos quais a comunidade surge como protagonista; reúnem-se as condições para uma análise aprofundada sobre os domínios éticos, morais, emocionais e técnicos do contacto estabelecido entre André Guiomar e a comunidade do Bairro do Aleixo para a realização de ‘A Nossa Terra, o Nosso Altar’, um filme que lhes oferece uma oportunidade de inscreverem a sua visão sobre a sua própria história por meio deste filme documental.
  • Estágio curricular na Produtora Bando à Parte: a cronotopia do filme de não-ficção
    Publication . Cunha, João Manuel Castro e; Ferreira, José Quinta
    O presente relatório retrata a minha experiência durante o estágio curricular desenvolvido na produtora Bando a Parte entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, onde desempenhei, sobretudo, tarefas relacionadas a montagem de dois filmes documentais. Complementando a descrição do periodo de estágio, onde se abordam os diferentes projetos em que estive envolvido, percorrendo em detalhe as funções assumidas e os métodos aplicados, este relatório contempla ainda uma componente investigativa que se irá incidir na montagem aplicada ao cinema documental, mais precisamente na forma como o espaço representado possibilita a criação de significado e desenvolvimento temático. Partindo do conceito literário de cronótopo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin e aplicado ao cinema documental por Michael Chanan, esta parte do relatório irá lançar uma breve exploração as potencialidades do tratamento espacial particulares ao cinema de não-ficção, recorrendo para isso a analise do filme Suzanne Daveau (2019), de Luísa Homem.
  • Realização do filme “Música ao Virar da Esquina”: a abordagem documental a artistas e práticas artísticas
    Publication . Constâncio, Rui Pedro Pinto; Martins, Filipe
    No contexto cultural contemporâneo, as artes performativas e o cinema documental desempenham papéis significativos na expressão artística e na reflexão sobre a sociedade e a cultura. Este ensaio estabelece uma comparação entre as artes performativas relacionadas com a música e o cinema documental. Através de uma reflexão sobre a performance e a figura do artista no contexto social e cultural, pretende-se fazer um contraste entre as perspetivas do realizador e do próprio artista, quanto à conceção e abordagem estética de um projeto documental. A importância de retratar e respeitar a obra de terceiros através do nosso olhar como cineasta. A segunda parte está relacionada com a análise de filmes e artistas de música portugueses associados a esta temática, através de movimentos e práticas artísticas. São apresentados depoimentos no decorrer das entrevistas realizadas a alguns músicos de rua. O ensaio adquire também uma parte dedicada à análise e descrição de todo o processo de realização da curta-metragem documental Música ao Virar da Esquina (2023), onde alguns músicos demonstram o seu talento e falam sobre o seu ponto de vista em relação a esta prática cultural da cidade do Porto. O projeto Sweetspot Sessions, criado pela artista Talita Cayolla, estabelece uma ligação com os artistas de rua, como uma prática que contribui para a comunidade de músicos de rua portuenses.
  • Realização da curta-metragem As Nossas Feridas: a humanização das personagens no cinema de ficção
    Publication . Guerreiro, Daniela Trindade; Pinheiro, José Alberto; Ribeiro, Pedro Azevedo
    O cinema é realizado maioritariamente por pessoas e, além disso, é um meio de transmissão que tem como objetivo a divulgação de mensagens — independentemente da sua natureza — para uma audiência, composta igualmente por seres humanos. No caso da ficção, que conta uma narrativa em que um ou mais personagens se movem para conseguir alcançar um determinado fim, seja ele de caracter interno como externo, é importante que através da abordagem cinematográfica existente, simbologias e desenvolvimento de personagens,— estes consigam mostrar os seus pensamentos, sentimentos e emoções. Irã dimensão mais profunda do personagem, onde se ultrapassa o que e físico e se entra numa área mental, emocional e até espiritual é um desafio no cinema, precisamente pela dificuldade em demonstrar esse carácter interno, que por norma se manifesta como consequência dos comportamentos que os outros personagens provocam nessa relação interpessoal. Deste modo, o presente ensaio analisa como se pode trabalhar esta humanização através da realização, tanto pela sua relação com o argumento, como pela linguagem cinematográfica e pela direção de atores.
  • A expressividade da direção de arte na curta-metragem de ficção: As Nossas Feridas
    Publication . Lopes, Diogo Azevedo; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro Azevedo
    O presente ensaio tem como objetivo a reflexão do ofício da direção de arte no cinema, completo com uma análise do seu papel nas diferentes fases da produção cinematográfica. Neste contexto, o desenvolvimento teórico do trabalho parte de um destaque dos conceitos inerentes à direção de arte, desde definições do cargo e das suas funções como um estudo do uso da cor pelos cineastas. Foram também exploradas noções referentes às principais áreas em que um diretor de arte opera, nomeadamente a construção do figurino e a composição do cenário, e a forma como estas influenciam cada obra. A metodologia utilizada para a investigação residiu principalmente na revisão bibliográfica relacionada com a temática em estudo. A aplicação dos conceitos teóricos é posteriormente aplicada no trabalho prático. Seguidamente, far-se-á uma contextualização da realização da curta-metragem de ficção As Nossas Feridas (2023), onde o estudante assumiu o cargo de diretor de arte. O resultado final conclui a importância do papel da direção de arte na construção de personagens e na edificação do mundo visual do filme, bem como a pertinência da comunicação e harmonia entre a equipa criativa.
  • Estágio na produtora Filmesdamente: o som e o silêncio no sound design
    Publication . Vieira, Marco António Moreira; Oliveira, Marco
    O Som tem uma preponderância enorme no cinema. É capaz de transmitir sentimentos e emoções em todos os géneros cinematográficos existentes, com a sua ponderada utilização, mas também com a sua ausência. O uso de silêncio é algo muito relativo, pois em momento algum há́ verdadeiramente ausência de som. Quando todos os sons exteriores desaparecem, é possível ouvir todos os outros sons que são mais impercetíveis, como por exemplo, o som do batimento cardíaco ou da respiração. Cabe ao Sound Designer criar as paisagens e atmosferas sonoras representativas de cada género cinematográfico, seja Drama, Ação, Terror ou Documentário. Para isso conta com a ajuda de cinco elementos: Som Ambiente, Foley, Sound Effects ou Efeitos sonoros, Voice-over e Música. Todos esses elementos são fundamentais para a construção sonora de uma obra cinematográfica, seja num ambiente de cinema ficcional, documental ou até mesmo em filmes publicitários. Nestes últimos há uma maior abundância do uso da produção musical, onde em alguns casos o uso de todos os elementos fundamentais do sound design não é estritamente necessário. O contraste sonoro é necessário nos diferentes tipos de projetos audiovisuais. O adequado uso do silêncio num projeto cinematográfico permite ao espectador uma maior reflexão e intimidade com as personagens. Cria uma ponte, que ao ser atravessada, conecta a audiência ao mundo criado que é visível no ecrã, deixando-nos numa espécie de transe capaz de transmitir a maior variedade de sentimentos desejada.
  • Metodologias e possibilidades estéticas da montagem: estágio na Esfera Cúbica
    Publication . Valdoleiros, Renato Antunes Velez Teixeira; Ferreira, José Quinta
    O presente documento tem por finalidade descrever a experiência de estágio do aluno na produtora Esfera Cúbica, onde, durante aproximadamente 5 meses, exerceu diversas funções na área da produção audiovisual, captação de imagem, iluminação, montagem e fotografia. Na primeira parte do trabalho, será abordada a contextualização e analise da obra de Dziga Vertov e da sua montagem, particularmente do formato empresarial, percebendo como estas diferem e se assemelham em determinados campos. Procurando realizar um paralelismo entre as possíveis peculiaridades da relação entre a empresa de estágio e os seus clientes. Na segunda parte deste trabalho será explanada uma descrição detalhada das tarefas desempenhadas no contexto de estágio. Para finalizar será elaborada uma reflexão crítica sobre a pertinência do estágio no percurso académico e pessoal do aluno e a relação deste trabalho com a obra de Vertov.
  • Martim - um olhar fotográfico sobre o autismo infantil
    Publication . André, Ana Rita Cortês; Leal, João; Alves, Cesário
    Martim— Um Olhar Fotográfico Sobre o Autismo Infantil e um projeto fotográfico que tem como objetivo desenvolver um trabalho fotografico observacional sobre a vida de uma criança com autismo. Essa criança é acompanhada em variados contextos — quando brinca (a sós e em pequenos grupos) e quando se relaciona com diferentes pessoas e espaços — onde é observada a forma como reage a diferentes estímulos. A metodologia do processo fotografico passou por demonstrar algumas das particularidades que caraterizam o autismo do Martim, no qual foi feito o acompanhamento semanal durante um periodo de três meses. O processo metodológico do ensaio passou inicialmente pela pesquisa sobre a condição do autismo, de forma a perceber como, enquanto fotógrafa, poderia atuar. Numa fase mais avançada, foi desenvolvida uma pesquisa sobre o papel da imagem fotográfica enquanto ferramenta terapêutica. Essa pesquisa implicou uma análise a trabalhos de outros autores e o contato com os profissionais especializados que acompanham o Martim diariamente, o que ajudou a definir os vários caminhos para a abordagem fotografica. Este projeto resultou na produçao de um livro de fotografia, onde nos é permitido acompanhar o Martim nos diversos contextos que frequenta. Este livro é dirigido ao Martim e aos seus pais e família, bem como a todas as pessoas que vivam com a mesma condição e respetivas famílias. Para o público em geral poderá ser útil para que possam conhecer uma realidade que, apesar de ter desafios diferentes dos seus, e todos os dias vivida intensamente, com respeito e amor.