Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A comunidade enquanto protagonista no cinema documental: o caso particular de A Nossa Terra, o Nosso Altar de André Guiomar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_DiogoFerreira_2023.pdf21.85 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A comunidade do Bairro do Aleixo é apresentada enquanto personagem documental e protagonista do filme ‘A Nossa Terra, o Nosso Altar’ (André Guiomar, 2020), tendo sido levado a cabo neste filme um contacto próximo e humano com a comunidade que permitiu à equipa com esta desenvolver relações interpessoais que se revelaram fundamentais para que fosse possível atingir os limites de representação comunitária pretendidos. A relação de poder que se estabelece entre a realização e a personagem no seu processo de construção é uma dimensão que acompanha o cinema documental desde os primórdios e, no caso deste filme, foram reveladas preocupações éticas, morais e técnicas que vieram estabelecer novos limites de relação e construção documental com as personagens e que lhes veio atribuir um papel ativo na construção narrativa do mesmo. Através de uma revisão teórica sobre i) alguns dos principais períodos estéticos do cinema e a forma de fazer personagem inerente a cada um deles; ii) a comunidade enquanto conceito da Sociologia e Psicologia e iii) análise de alguns filmes nos quais a comunidade surge como protagonista; reúnem-se as condições para uma análise aprofundada sobre os domínios éticos, morais, emocionais e técnicos do contacto estabelecido entre André Guiomar e a comunidade do Bairro do Aleixo para a realização de ‘A Nossa Terra, o Nosso Altar’, um filme que lhes oferece uma oportunidade de inscreverem a sua visão sobre a sua própria história por meio deste filme documental.
The Bairro do Aleixo community is presented as a documentary character and protagonist in the film 'Our Land, Our Altar' (André Guiomar, 2020), with close and humane contact having been established with the community in the making of this film. This contact allowed the team to develop interpersonal relationships that proved crucial in achieving the desired limits of community representation. The power dynamic established between the production and the character in its construction process is a dimension that has accompanied documentary cinema from its inception. In the case of this film, ethical, moral, and technical concerns were revealed, setting new boundaries for the relationship and documentary construction with the characters, assigning them an active role in its narrative construction. Through a theoretical review of i) some of the main aesthetic periods in cinema and the inherent character-building methods of each; ii) the community as a concept in Sociology and Psychology; and iii) an analysis of some films in which the community emerges as the protagonist, the conditions are met for an in-depth analysis of the ethical, moral, emotional, and technical domains of the contact established between André Guiomar and the Bairro do Aleixo community for the production of 'Our Land, Our Altar,' a film that offers an opportunity to convey the community’s perspective on their own history through this documentary film.

Description

Dissertação de mestrado

Keywords

Personagem documental Comunidade A Nossa Terra, o Nosso Altar Bairro do Aleixo André Guiomar Documentary character Community Bairro do Aleixo community

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License