Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-29"
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Barreias percecionadas por colaboradores no primeiro emprego: a relevância da programação neurolinguísticaPublication . Oliveira, Catarina Alexandra Fernandes Ferreira Ribeiro de; Andrês, Adelina Maria GranadoA transição para o primeiro emprego é uma etapa significativa na vida profissional, muitas vezes acompanhada de desafios e barreiras percebidas que podem afetar o desempenho e o bem-estar. O problema central desta pesquisa é a identificação e compreensão das barreiras percebidas por colaboradores no primeiro emprego e a avaliação do potencial da PNL como uma ferramenta para superar essas barreiras. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com entrevistas semi-dirigidas como técnica principal de recolha de dados. Estes dados foram posteriormente analisados através de análise de conteúdo, o que permitiu a emergência e a identificação de categorias/temas relacionados com as barreiras percebidas, ou percecionadas, pelos entrevistados. Finalmente, considerou-se a relevância da PNL como instrumento capaz de minimizar, e até colmatar, essas barreiras. Assim, os resultados revelam um conjunto de barreiras percebidas: comportamentais, linguísticas e hierárquicas. Então, considerando o enquadramento teórico apresentado, propõe-se como a PNL pode ser aplicada para abordar essas barreiras, oferecendo estratégias e técnicas específicas para melhorar a adaptação e o desempenho no primeiro emprego. Observou-se também que os entrevistados relataram a existência de modelos descritos na PNL que já são aplicados nas suas instituições, nomeadamente modelagem e feedback. Este estudo destaca a relevância da PNL como uma abordagem prática e eficaz para compreender e superar as barreiras percebidas por novos colaboradores no mercado de trabalho. As implicações teóricas e práticas dessas descobertas são discutidas, juntamente com recomendações para futuras pesquisas e aplicações práticas.
- Relatório de estágio na Crowe Portugal: o papel do tradutor no processo de localização e na garantia da qualidade do produto finalPublication . Moura, Celso Eduardo Freitas; Carvalho, Paula Susana DuarteA globalização tem sido um fator importante para as empresas que dominam o mundo da auditoria e da consultoria em todo o mundo. Estas empresas são as “big four”, denominação que compreende a Deloitte, a PwC (PricewaterhouseCoopers), a EY (Erneste & Young) e a KPMG. No entanto, outras empresas tentam ganhar mais destaque, como é o caso da Crowe, presente no top 10 do ranking de firmas de consultoria e com escritórios em Portugal com a denominação “Crowe Portugal”. A comunicação e o marketing, sem tirar a importância de outros fatores, desempenham um papel importante no posicionamento destas empresas no mercado global. Tendo isto em conta, é impossível ignorar a importância que a qualidade da comunicação interna e externa tem nesse posicionamento. O presente relatório, como forma de avaliação final para a obtenção do grau de Mestre em Tradução e Interpretação Especializadas, expõe os trabalhos realizados ao longo do estágio na Crowe Portugal que tinha como objetivo principal aprimorar a qualidade da comunicação da firma. Os projetos realizados foram, na sua maioria, de revisão, proofreading e localização. Foram ainda feitas traduções entre o par de línguas Português e Inglês, e Português e Espanhol. No final do Estágio foi realizado partilhado em diversas redes sociais um inquérito com o objetivo de entender a importância dada pelo consumidor à qualidade estética e textual de um website, para que fosse possível validar a necessidade de otimização dos conteúdos publicados online por uma empresa. O presente relatório contém o inquérito na integra, desde o processo de criação às conclusões retiradas. Em suma, este trabalho retrata a experiência de um tradutor estagiário numa firma de consultoria de topo e analisa através de feedback de clientes e parceiros, e também a partir das conclusões do inquérito, o impacto que a qualidade linguística tem nestas empresas.
- Development of an electrochemical genosensor for the detection of BDNF Val66Met polymorphismPublication . Carvalho, Renato Manuel de Caldevilla; Santos, Marlene; Barroso, Maria FátimaMajor depressive disorder (MDD) is one of the most prevalente psychiatric conditions, with a problematic etiopethogenesis. Antidepressant drugs remain the gold standard for the treatment of depressed patients. Yet, their efficacy in clinical treatments remain a cause of concern for the medical community, as 30 to 40% of patients do not respond sufficiently to these drugs. Gentic variety is a crucial factor involved in MDD, influencing the remission rates of patients undergoing antidepressant treatment, and literature has found the BDNF gene to be na essential player on this situation. This gene codes for a neurotrophin of the same name, wich has been shown to be essential in neuroplasticity and neurogenesis. Moreover, the rs6265 (Val66Met) genetic polymorphism has been widely studied as a cause of variation in patient’s antodepressant response rates. Personalizing antidepressant tratments is becoming increasingly more required. However, conventional genotyping methodologies have some intrinsic drawbacks, such as high equipment costs and lengthy experimente periods. Consequently, there is na increasing demand for quicker, less expensive approaches to genotype these individuals. Genosensors meet these requirements and can be advantageous in the detection of polymorphisms. In this thesis, a novel low-cost electrochemical genosensensing platform, capable of detecting the Val66Met polymorphism, was developed and optimized. The working principle of the genosensor is its capability to recognize and detect the DNA hybridization reactions between two complementary DNA sequences. Two specific target DNA sequences of interest from the Val66Met polymorphism (one for the Val variant and another for the Met variant) were designed and selected in-silico. The construction of the genosensor involved 4 main steps: pre-treatment; sensing phase; sandwich DNA hybridization assay and electrochemical detection. After the optimization of a variety of experimental conditions, namely DNA capture probe concentration, MCH concentration and incubation time, homogeneous and heterogeneous hybridization steps and anti-FITC-POD antibody concentration and incubation time, calibration curves were plotted, revealing a linear correlation between the electrochemical current and DNA target concentration from 0.1 to 2.0 nM. The genosensor also showed good ability to discriminate between both target sequences, with a limit of quantifiation of 0.057 nM. The developed genosensor demonstrated to be a promising and effective tool for detection od Val66Met genetic polymorphism.
- O caso do movimento Body Positivity na rede social InstagramPublication . Teixeira, Daniela Leite; Fernandes, Joana Alexandra de Sousa e Castro TeixeiraA Internet e as redes sociais vieram revolucionar por completo o mundo em que vivemos, particularmente no que diz respeito à comunicação e às possibilidades de expressão individual e pública a partir da palavra e da imagem. De entre os inúmeros fenómenos passíveis de análise, a utilização das redes sociais para promoção de novas visões da relação connosco próprios e com a sociedade merece uma atenção particular. O presente estudo, intitulado de “O caso do movimento Body Positivity no Instagram”, tem como objetivo descrever e compreender o movimento Body Positivity, entendido como ativismo digital, no contexto da rede social Instagram e analisar se o conteúdo do movimento Body Positivity afeta os utilizadores do Instagram e, em caso afirmativo, se é um impacto positivo ou negativo Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de recolher o máximo de informação disponível sobre o tópico, de modo a responder aos objetivos definidos. Posteriormente, foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa através da realização de uma análise de conteúdo a um conjunto de perfis de Instagram de influenciadores e marcas body positive nacionais e internacionais. Esta análise teve como objetivo reconhecer e analisar princípios e premissas que decorrem das perspetivas individuais dos utilizadores sobre o conteúdo body positive. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo e do enquadramento teórico ajudaram a responder aos objetivos propostos numa fase inicial pelo que é possível afirmar que o movimento Body Positivity tem realmente impacto positivo nos utilizadores do Instagram e é bem recebido pelos mesmos, tal como foi possível observar pelas interações com as várias contas analisadas.
- O efeito do exercício aeróbico na função pulmonar e na aptidão cardiorespiratória em pacientes com Fibrose-quistíca: revisão sistemáticaPublication . Trigo, Bibiana Oliveira; Seixas, Adérito; Alexandrino, Ana SilvaO principal objetivo do presente estudo é averiguar de forma sistemática o efeito do exercício aeróbico na função pulmonar e na aptidão cardiorrespiratória em pessoas com fibrose quística (FQ). Foi registado o estudo previamente à sua realização na plataforma PROSPERO (CRD42022323714). A pesquisa foi efetuada em 4 bases de dados (Pubmed, Cochrane CENTRAL, Scopus e Web of Science) e 1 motor de busca (Google Scholar) em Outubro de 2022, seguindo as recomendações PRISMA 2020. A análise e seleção dos estudos e os instrumentos de avaliação PEDro e ROB2 foram analisados e avaliados por dois investigadores de forma independente. De acordo com os critérios de elegibilidade foram incluídos 4 estudos com um total de 215 participantes com FQ. Ao analisar a escala PEDro obtivemos 6,75 pontos de média e na ROB2: 2 estudos com o risco de viés pouco claro, 1 estudo com risco de viés alto e 1 estudo com o risco de viés baixo. A presente revisão sistemática reporta uma melhoria na aptidão cardiorrespiratória e na função pulmonar em pacientes com FQ que realizaram exercício aeróbico como intervenção.
- Fatores inibidores da prática contabilidade criativa e seu impacto no desempenho e reputação das empresasPublication . Almeida, Diogo Emanuel Ferreira de; Monteiro, Albertina Paula MoreiraA contabilidade desempenha um papel fundamental na preparação de informação financeira da empresa e na sua divulgação aos seus stakeholders para que estes possam tomar decisões informadas. No entanto, num ambiente cada vez mais competitivo e exigente, algumas empresas desenvolvem práticas de contabilidade criativa para apresentarem um melhor desempenho e/ou uma posição financeira mais favorável à mesmas. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo desenvolver e avaliar um modelo com o propósito de analisar, na perspetiva dos contabilistas certificados e gestores, os fatores inibidores da prática de contabilidade criativa e o impacto da não adoção destas práticas na reputação e no desempenho de empresas portuguesas. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa. O modelo conceptual foi avaliado com recurso ao modelo de equações estruturais. Os resultados indicam que a atitude ética dos profissionais e o envolvimento das empresas em ações de responsabilidade social são fatores que inibem o desenvolvimento de práticas de contabilidade criativa. As evidências empíricas também indicam que as empresas de maior dimensão são menos propensas à adoção dessas práticas. Quanto ao impacto, os resultados mostram que empresas menos propensas ao desenvolvimento de contabilidade criativa apresentam um desempenho financeiro inferior, mas possuem uma melhor reputação no mercado. Estas evidências empíricas contribuem para a uma melhor compreensão dos fatores atenuantes da prática de contabilidade criativa e o seu impacto na reputação e sucesso empresarial. Os resultados obtidos podem ser úteis para gestores, contabilistas certificados, auditores, entidades normalizadoras e investigadores interessados em entender os fatores determinantes e as consequências associados a estas práticas contabilísticas inovadoras.
- Uso de probióticos na proteção contra o cancro colorrectalPublication . Santos, Rejane Viana dos; Pereira, Ana Cláudia; Fernandes, Rúben; Baylina, PilarA obesidade é uma doença metabólica crónica definida pelo excesso de gordura e hipertrofia do tecido adiposo e está associada a elevados riscos de saúde. Na atualidade, a obesidade é considerada um dos mais prevalentes problemas de saúde pública e com taxas de mortalidade a disparar. Autores sugerem que a obesidade é uma doença “adquirida” com fatores etiológicos complexos. Estudos recentes demonstraram que mais de 40% dos pacientes com cancro gastrointestinal estão acima do peso e que a obesidade é o principal fator de risco extrínseco para cancro colorrectal. Pois, a metainflamação sustentada pelo tecido adiposo fornece lípidos circulantes, espécies reativas de oxigénio e metabolitos pró-inflamatórios cruciais no desenvolvimento e agressividade tumoral. De igual modo, existe forte associação entre doenças metabólicas e a microbiota intestinal, podendo esta funcionar como fator de predileção ou proteção para o CCR. Alterações positivas na microbiota intestinal com uso de probióticos pode produzir resposta protetora contra o CCR, assim, o objetivo deste trabalho é investigar o efeito de um probiótico de uso terapêutico e a sua atividade antitumoral em células de tumor intestinal expostas a condições de adiposidade. Inicialmente foram produzidos dois tipos de extratos: 1) conteúdo proveniente de um cocktail de bactérias probióticas, e 2) secretoma da diferenciação da linha celular 3T3-L1, pré-adipócitos de ratinhos. Para otimizar a diferenciação foram utilizados 10 μM de Pioglitazona num dos ramos da diferenciação dos pré-adipócitos. Seguidamente, foram realizados ensaios in vitro de viabilidade celular, migração e testes antioxidantes em linha celular Caco2, adenocarcinoma de cólon, utilizando os extratos referidos. Os ensaios foram realizados em triplicado, com 95% de IC. Os resultados apontaram que os dois extratos aumentaram a viabilidade no linha tumoral Caco2, sem identificação de efeito benéfico na proteção anti-tumoral neste modelo de doença. Contudo, o probiótico antepadamente à suplementação do secretoma previniu um potencial efeito agressor de migração celular, principalmente em contextos que melhor mimetizam obesidade (****p<0,0001). Além disso, observou-se efeito de proteção antioxidade em tumor de cólon, especialmente em duas condições a) que mimetizam tecido adiposo “normal” (** p<0,05) e b) adiposidade com inflamação (*p<0,05). Discussão: A utilização de probióticos promove alterações físico-químicas na microbiota intestinal, seja pelo aumento na produção de ácidos gordos de cadeia curta (AGCC) ou aumento de componentes antitumorais e antimutagénicos, que influenciam positivamente na modulação imunológica. A suplementação probiótica ativa as defesas antioxidades, e é um dos fatores associados ao tumor de cólon, pois microbiota disbiótica promove estimulação de inflamação crónica pela produção acentuada de ROS que induzem danos ao DNA, ativação de oncogenes e inativação de genes supressores tumorais. Por fim, a Pioglitazona, apesar de ser um fármaco anti-diabético que reduz a resistência insulínica, está associado com a redução modesta de 9% no risco de desenvolvimento de CCR em pacientes com DMT2 com este tratamento. Este trabalho-piloto traz à luz alguns achados que poderão responder o porquê da modulação da microbiota intestinal com uso de probióticos ser uma estratégia alternativa para levar a melhorias da condição e estadio do tumor de cólon. Estudos adicionais são necessários para esclarecer o papel da Pioglitazona neste tipo de tumor e os metabolitos da obesidade que são atenuados pelo uso do probiótico.
- Perceção pública do acolhimento de refugiadosafegãos em PortugalPublication . Veiga, João Pedro Prata; Oliveira, Luciana Gomes deA crise humanitária no Afeganistão, desencadeada pela retirada das tropas norte americanas do país em agosto de 2021, levou à mobilização de milhares de refugiados afegãos em busca de segurança e abrigo, tanto para países contíguos, como para Estados membro da Organização das Nações Unidas. A presente investigação procura aferir a perceção pública quanto ao acolhimento de refugiados afegãos em Portugal, através da análise de interações ocorridas na rede social Facebook. Os objetivos passam por classificar as ameaças percebidas pelos portugueses neste espaço online, caracterizar o sentimento, emoções e grau de aprovação de acolhimento verificados e ainda estudar a presença e tipologia de discurso de ódio nas interações analisadas. Neste estudo transversal (cross-sectional) adotou-se uma estratégia de investigação mista, de tipologia embutida, com enfâse na componente qualitativa sobre a componente quantitativa, consistente numa análise volumétrica de 40 publicações de canais noticiosos generalistas no Facebook, seguida de uma análise de conteúdo aplicada a 1000 comentários selecionados de 10 dessas publicações, com base na popularidade e grau de controvérsia. Os resultados mostram uma predominância de sentimento negativo expresso nas interações analisadas, assim como um baixo grau de aprovação relativo ao acolhimento. A complexidade de emoções observadas revelou a presença de polémica e polarização na abordagem a este tema, registando-se uma superioridade de emoções negativas sobre as positivas. A análise às ameaças percebidas pelos portugueses revelou uma maior preocupação com o impacto económico no acolhimento de refugiados, seguida por preocupações ligadas à segurança, à cultura e, com menor enfâse, à religião. O discurso de ódio identificado nas interações foi maioritariamente de tipologia política, seguida pelos tipos religião e nacionalidade. Acredita-se que esta investigação possui um impacto social relevante, uma vez que fornece uma visão pioneira da perceção pública sobre o acolhimento de refugiados afegãos em Portugal.
- A realidade aumentada no contexto museológico: o caso dos Museus de PortugalPublication . Leite, Helena Salomé da Silva; Silva, António José Abreu da; Teixeira, Ana Paula CamarinhaA Realidade Aumentada pertence às tecnologias que incorporam a Indústria 4.0 e é utilizada com muita frequência pelas organizações de diferentes áreas de atuação. No contexto museológico internacional, a RA tem vindo a ser mais aplicada, no entanto, no caso específico de Portugal, existe ainda uma grande escassez no que toca à implementação desta tecnologia. O principal objetivo desta investigação foi determinar quais são os fatores de influência no sucesso ou no insucesso da implementação de Realidade Aumentada nos museus. A investigação teve como base um grupo de 5 museus portugueses, sob tutela da Direção Regional da Cultura do Norte, que integraram um projeto de implmenetação da Realidade Aumentada. De forma a cumprir com o objetivo do estudo foi utilizada a metodologia de estudo de casos múltiplos e o método de inquérito por entrevista. Após a recolha de dados, os mesmos foram tratados e apresentados e procedeu-se ao estudo qualitativo com recurso à análise descritiva e comparativa, com base na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os fatores de maior influência no sucesso ou insucesso da implementação de RA nos museus são a tecnologia de rede, a formação dos recursos humanos e os custos associados à RA. As conclusões deste estudo lançam luzes sobre a complexidade associada à integração da tecnologia de RA no contexto museológico, evidenciando, ainda, os motivos pelos quais a duração de projetos de RA em museus portugueses é tão curta. Estas perceções fornecem uma base para esforços futuros no aproveitamente da RA para melhorar as experiências museológicas, ao mesmo tempo que enfatizam a importância de uma compreensão abrangente dos desafios contextuais e das considerações envolvidas em tais implementações.
- Efeito de uma sessão de aconselhamento individual no nível de atividade física de indivíduos com DPOC: estudo randomizado controladoPublication . Pastilha, Tiago Miguel dos Santos; Alexandrino, Ana; Macedo, Rui; Vale, SusanaO efeito dos programas de reabilitação respiratória nos níveis de atividade física e comportamento sedentário é limitado em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). O aconselhamento individual é uma das intervenções que tem o potencial de modificar com efeito adicional estes comportamentos, bem como os níveis motivacionais para a prática de atividade física. Este estudo procurou analisar o efeito de uma sessão individual de aconselhamento, acrescentada a um programa de reabilitação respiratória, no nível de atividade física e comportamento sedentário (objetivo principal) e motivação para a prática de exercício físico (objetivo secundário) em indivíduos com DPOC. Foi desenvolvido um estudo randomizado controlado, duplamente cego, no ginásio de reabilitação respiratória do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE. Participaram 20 indivíduos com diagnóstico de DPOC, alocados de forma aleatória no grupo experimental (GE) ou no grupo de controlo (GC). O GE realizou a sessão individual de aconselhamento para atividade física e o programa de reabilitação respiratória durante 3 meses. O GC realizou o programa de reabilitação durante o mesmo período. Foi estudado o número de passos, a atividade física ligeira, moderada, vigorosa e moderada-vigorosa, bem como o comportamento sedentário, recorrendo ao acelerómetro Actigraph® wGT3X-BT. O nível de motivação para prática de exercício físico foi avaliado com o questionário de Regulações Motivacionais para o Exercício (BREQ-2). Os dados foram recolhidos no momento inicial (M0) e após 3 meses (M1). Os avaliadores e os investigadores que analisaram os resultados foram considerados cegos. Não foram encontradas diferenças entre os grupos em M0. Em M1 o GE aumentou o número de passos (Ƿ=0,001), atividade física ligeira (p=0,033), moderada (p=0,001) e moderada e vigorosa (p=0,001) comparativamente com o GC. O comportamento sedentário reduziu no GE entre momentos de avaliação, com significância estatística (P=0,009), quando comparado com o GC. Já a motivação para a prática de exercício em M1 também foi superior no GE do que no GC, com significância estatística (P=0,012). A sessão de acolhimento individual, quando acrescentada ao programa de reabilitação respiratória, pode contribuir para aumentar os níveis de atividade física e reduzir o comportamento sedentário, bem como aumentar a motivação para a prática de exercício em indivíduos com DPOC.
