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Barreias percecionadas por colaboradores no primeiro emprego: a relevância da programação neurolinguística

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A transição para o primeiro emprego é uma etapa significativa na vida profissional, muitas vezes acompanhada de desafios e barreiras percebidas que podem afetar o desempenho e o bem-estar. O problema central desta pesquisa é a identificação e compreensão das barreiras percebidas por colaboradores no primeiro emprego e a avaliação do potencial da PNL como uma ferramenta para superar essas barreiras. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com entrevistas semi-dirigidas como técnica principal de recolha de dados. Estes dados foram posteriormente analisados através de análise de conteúdo, o que permitiu a emergência e a identificação de categorias/temas relacionados com as barreiras percebidas, ou percecionadas, pelos entrevistados. Finalmente, considerou-se a relevância da PNL como instrumento capaz de minimizar, e até colmatar, essas barreiras. Assim, os resultados revelam um conjunto de barreiras percebidas: comportamentais, linguísticas e hierárquicas. Então, considerando o enquadramento teórico apresentado, propõe-se como a PNL pode ser aplicada para abordar essas barreiras, oferecendo estratégias e técnicas específicas para melhorar a adaptação e o desempenho no primeiro emprego. Observou-se também que os entrevistados relataram a existência de modelos descritos na PNL que já são aplicados nas suas instituições, nomeadamente modelagem e feedback. Este estudo destaca a relevância da PNL como uma abordagem prática e eficaz para compreender e superar as barreiras percebidas por novos colaboradores no mercado de trabalho. As implicações teóricas e práticas dessas descobertas são discutidas, juntamente com recomendações para futuras pesquisas e aplicações práticas.
The transition to a first job is a significant stage in professional life, often accompanied by challenges and perceived barriers that can affect performance and well-being. The central problem of this research is to identify and understand the barriers perceived by employees in their first job and to assess the potential of NLP as a tool for overcoming these barriers. A qualitative approach was used with semi-directed interviews as the main data collection technique. This data was then analyzed using content analysis, which allowed for the emergence and identification of categories/themes related to the barriers perceived or perceived by the interviewees. Finally, we considered the relevance of NLP as an instrument capable of minimizing and even overcoming these barriers. Thus, the results reveal a set of perceived barriers: behavioral, linguistic and hierarchical. Therefore, considering the theoretical framework presented, it is proposed how NLP can be applied to address these barriers, offering specific strategies and techniques to improve adaptation and performance in the first job. It was also observed that the interviewees reported the existence of models described in NLP that are already applied in their institutions, namely modeling and feedback. This study highlights the relevance of NLP as a practical and effective approach to understanding and overcoming the barriers perceived by new employees in the job market. The theoretical and practical implications of these findings are discussed, along with recommendations for future research and practical applications.

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Programação neurolinguística Formação Barreiras Comunicação Neurolinguistic programming Communication Training Barriers

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