Browsing by Issue Date, starting with "2023-09-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estágio na produtora Filmesdamente: o som e o silêncio no sound designPublication . Vieira, Marco António Moreira; Oliveira, MarcoO Som tem uma preponderância enorme no cinema. É capaz de transmitir sentimentos e emoções em todos os géneros cinematográficos existentes, com a sua ponderada utilização, mas também com a sua ausência. O uso de silêncio é algo muito relativo, pois em momento algum há́ verdadeiramente ausência de som. Quando todos os sons exteriores desaparecem, é possível ouvir todos os outros sons que são mais impercetíveis, como por exemplo, o som do batimento cardíaco ou da respiração. Cabe ao Sound Designer criar as paisagens e atmosferas sonoras representativas de cada género cinematográfico, seja Drama, Ação, Terror ou Documentário. Para isso conta com a ajuda de cinco elementos: Som Ambiente, Foley, Sound Effects ou Efeitos sonoros, Voice-over e Música. Todos esses elementos são fundamentais para a construção sonora de uma obra cinematográfica, seja num ambiente de cinema ficcional, documental ou até mesmo em filmes publicitários. Nestes últimos há uma maior abundância do uso da produção musical, onde em alguns casos o uso de todos os elementos fundamentais do sound design não é estritamente necessário. O contraste sonoro é necessário nos diferentes tipos de projetos audiovisuais. O adequado uso do silêncio num projeto cinematográfico permite ao espectador uma maior reflexão e intimidade com as personagens. Cria uma ponte, que ao ser atravessada, conecta a audiência ao mundo criado que é visível no ecrã, deixando-nos numa espécie de transe capaz de transmitir a maior variedade de sentimentos desejada.