ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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- Relatório do estágio na produtora Bando à PartePublication . Santos, João Silva; Martins, FilipeEste relatório visa evidenciar o trabalho produzido no contexto de estágio curricular na produtora vimaranense Bando À Parte, que decorreu de dezembro de 2017 a abril de 2018. É explorada a diversidade de projetos realizados durante estes meses, com um enfoque na multiplicidade de tarefas praticadas e o seu valor para a empresa. Além disso, problematiza o percurso de aprendizagem ao longo das rodagens da longa-metragem Na Jaula, expondo os erros cometidos e a metodologia adotada para a sua resolução, no contexto de uma produção de baixo orçamento portuguesa. Assim, o relatório também relaciona esta componente empírica do estágio com uma investigação teórica acerca da produção cinematográfica portuguesa, e como ela se intersecta com a metodologia do cinema independente. São analisadas as características primordiais do cinema independente, a liberdade criativa destes movimentos cinematográficos, e a sua relação com a identidade (ou ausência dela) do cinema português.
- A prática de diversas funções em projetos cinematográficos: contexto de estágio na Verket ProduktionPublication . Balkestahl, Mi Paula Caldeira; Cortesão, Maria JoãoEste relatório refere-se ao período de estágio realizado em Estocolmo, Suécia, na produtora audiovisual Verket Produktion, no âmbito da unidade curricular de Projeto/Estágio do Mestrado em Comunicação Audiovisual na especialização de Produção e Realização Audiovisual, da Escola Superior de Media, Artes e Design do Politécnico do Porto. No decorrer deste relatório serão analisadas as diversas fases do trabalho de equipa, numa produção audiovisual, visto tratar-se de um conjunto de atividades colaborativas e interdependentes que envolvem a interveção de vários elementos, de diversos departamentos. A duração do estágio foi de seis meses, o que possibilitou um acompanhamento próximo de execução de vários projetos, em diferentes etapas de produção, assim como a integração em equipas de profissionais experientes de produção cinematográfica. O documento visa explorar a dinâmica que se gera entre os diferentes postos inerentes à Produção e Realização Audiovisual, abordando em detalhe as funções práticas em que a estudante esteve diretamente envolvida, nomeadamente o trabalho de Assistência de Realização, Assistência de Produção, Edição e Planificação, mas sempre com o cuidado de aplicar uma componente teorica à atividade realizada durante o estágio profissional. O principal objetivo do relatório será a descrição do processo de estágio, a contextualização dos diversos projetos em que a discente esteve envolvida e uma análise do trabalho produzido, assim como dos conhecimentos e competências adquiridos na área do audiovisual. Complementarmente, far-se-á também uma breve caracterização da empresa onde decorreu o estágio.
- Direção de fotografia e correção de cor na curta-metragem – A Lenda do GaloPublication . Silva, Emanuel Afonso Prata Dias; Martins, Filipe; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio pretende abordar questões pertinentes no processo visual de um filme, nomeadamente na direção de fotografia e, consequentemente, no trabalho de colorista. A iluminação veio aumentar o efeito dramático no mundo da ficção cinematográfica, permitindo uma maior manipulação dos próprios ambientes e personagens. A paleta cromática, por sua vez, também pode ser usada de maneiras específicas para indicar significados ou reações específicas; as cores podem oferecer um clima / estilo / visual / tema para um filme inteiro. Aplicamos estes conceitos teóricos ao projeto “A Lenda do Galo” e analisamos as falhas cometidas durante o mesmo, seja na rodagem ou na pós-produção.
- Opções narrativas e criativas da montagem cinematográfica no filme RuídoPublication . Matos, Daniela Grácia Vargas Ferrer; Moreira, José Miguel; Ribeiro, Pedro AzevedoCom a finalidade de perceber de que modo a Montagem Cinematográfica permite influenciar a criação da narrativa, numa profícua articulação entre a teoria e a prática, este ensaio pretende refletir sobre as opções narrativas e criativas de montagem utilizadas no filme “Ruído”, como principal objeto de estudo. Assim, o ensaio tentará suportar teoricamente a minha experiência prática enquanto montadora do filme.
- Uma produção criativa de baixo orçamento: curta-metragem A Lenda do GaloPublication . Costa, Sílvia Oliveira; Cortesão, Maria João; Martins, FilipeEste ensaio visa a análise de algumas das metodologias de produção adotadas em filmes de baixo orçamento, além da explanação dos fatores que condicionam as produções neste âmbito. Para além deste aspeto, pretende-se fazer um estudo das prioridades relativamente às necessidades essenciais para a viabilização de um filme. No estudo de caso, retomam-se alguns dos conceitos teóricos ligados à produção de um filme de orçamento reduzido, aplicando os procedimentos e soluções estudados na curta–metragem de época A Lenda do Galo. O processo de pré-produção, produção e pós-produção, é descrito na perspetiva da produtora do filme. Nas etapas referidas, é indicado o trabalho de produção na curta-metragem, bem como os problemas de produção e as soluções encontradas para a concretização do produto final.
- Práxis da direção de atores na curta metragem RuídoPublication . Sá, Inês da Silva; Moreira, José Miguel; Cortesão, Maria JoãoO tema do presente ensaio, proposto para tese do Mestrado em Comunicação Audiovisual na especialização em Produção e Realização Audiovisual, está intrinsecamente ligado à função de realização do projeto prático - curta-metragem Ruído, incidindo na direção de atores. Foca-se essencialmente na especificidade da curta-metragem enquanto principal estudo de caso. Partindo do estudo teórico das metodologias principais de direção de atores, das suas características e principais fases do processo de realização de um filme, nomeadamente os ensaios e rodagens realizados, o trabalho prático consiste na exploração e experimentação de métodos que resultaram da pesquisa de processos de direção de atores, da relação ator-realizador, dos ensaios, e ao qual designámos por “A Práxis da Direção de atores na curta-metragem Ruído.
- A direção de arte na curta metragem de época A Lenda do GaloPublication . Cruz, Sofia Alexandra Mendonça; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoEste ensaio, relativo ao trabalho na unidade curricular de Projeto do Mestrado em Comunicação Audiovisual, especialização em Produção e Realização Audiovisual da Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto, no ano letivo 2017/2018, relata o processo de desenvolvimento de direção de arte da curta-metragem de ficção A Lenda do Galo. O trabalho prático no filme é suportado teoricamente através do estudo dos vários elementos a considerar na direção de arte, desde o desenvolvimento criativo, passando pela produção até à chegada ao resultado final. Deste modo, foi feita pesquisa extensa sobre a cor, a caracterização das personagens, o espaço, e a sua influência na composição das imagens do filme. Tudo isto e enquadrado pela exigência especial do filme, de época e de baixo-orçamento. O objetivo do presente ensaio é reunir informação acerca da teoria e prática da função da direção de arte, e apresentar o caso de A Lenda do Galo como o resultado do estudo das temáticas abordadas.
- Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinemaPublication . Oliveira, Ana Luísa; Conceição, Marco; Nunes, Pedro SenaEste ensaio é uma reflexão sobre a voz da criança no cinema, partindo do conceito de Bill Nichols que define “a voz de um documentário como o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados” (Nichols, 2001, p. 46). Parte dessa identidade organiza-se através de estratégias de realização/edição, com recurso à captação do som e da imagem, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, nas dêixis fílmicas, o sujeito. O sujeito retratado é a Rita, uma menina de 10 anos, inserida na comunidade de Ensino Doméstico “O Mundo Somos Nós”, a mais nova de três irmãos que frequentam o ensino convencional. Esta família tem ainda outra particularidade que importa explorar: a mãe é professora do primeiro ciclo, numa escola pública na Póvoa de Lanhoso. No contexto educativo são aprofundadas as estratégias visuais e sonoras utilizadas para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva dos personagens (tomada de palavra, discurso, gestão do tempo das falas, silêncios ou expressões faciais), em particular, nos filmes Blackboards (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017). Nas estratégias de realização, além do som e do cenário como formas de conferir temporalidade, espacialidade e ritmo à narrativa, estão subjacentes as questões relacionadas com o enquadramento, a escala de planos e a edição na construção do ponto de vista do personagem. É, por isso, objeto de reflexão a importância do close-up, o poder da imagem-afeção (Deleuze, 1983), a afirmação da criança-potência segundo Focault (citado em Marcello, 2008) e o poder do corte (Murch, 2001). O aprofundamento teórico contribui para a realização do documentário Lar Doce Escola (Oliveira, 2018) e para a reflexão sobre o documentário como representação social e as suas considerações éticas subjacentes aos diferentes modos do documentário, em particular o observacional e participativo.
- Perspetiva e afeto: o papel da cinematografia na relação empática entre o adulto-espetador e a criança-personagemPublication . Santos, Sara Daniela Carvalho Novais dos; Pinheiro, José Alberto; Morais, AntónioEste ensaio foca-se na utilização da perspetiva e do close-up na produção de empatia entre o espetador e o personagem. No âmbito de um projeto de cinema documental com um ponto de vista sobre o ensino doméstico, pretende-se analisar a ocorrência, os contextos e os objetivos de diversas técnicas de direção de fotografia na construção da voz do personagem, aptas para desenhar a individualidade no seio de um coletivo infantil. O desenvolvimento teórico tem duas vertentes que se interligam: aprofundar o conceito de perspetiva, tendo como base os métodos usados no filme Les quatre cents coups (Truffaut, 1959), para revelar de que forma este elemento cinematográfico aproxima o adulto-espetador do universo da criança retratada; e analisar o efeito de “identificação emocional” que o close-up proporciona recorrendo à leitura de expressões faciais (Ekmann, 2003) no documentário Être et Avoir (Philibert, 2002). Este trabalho termina com a descrição e análise da metodologia utilizada no processo de direção de fotografia do documentário Lar Doce Escola.
- A construção do personagem biográfico no cinema documental: o caso da biografia fílmica de Luís Neves RealPublication . Seixas, Alberto Davide Bastos; Baptista, Adriana; Pinheiro, José AlbertoA construção de um personagem fílmico obedece a um processo que pode ir desde a pré-produção até à pós-produção de um filme. No caso do cinema documental, os personagens têm origens diversas, podendo ser “atores sociais” (Nichols, 1991, p. 42), ou seja, figuras da vida real, que são representadas pela sua própria performance, mas também podem ser personagens do passado, que o autor do filme recria, ao recolher sobre elas informações, testemunhos e/ou documentos. Para entender este processo, abordamos as origens da biografia enquanto género literário e cinematográfico, analisando a sua relação com a história, com os factos e com a ficção. Tendo como objetivo paralelo a construção da biografia fílmica de Luis Neves Real (1910-1985), académico e cinéfilo portuense do seculo XX, refletimos sobre o papel do realizador na construção de uma personagem que será por ele moldada. Analisamos também os documentários Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2O13) de John Maloof e Charlie Siskel, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica dos testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.