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- Relatório do estágio na produtora Bando à PartePublication . Santos, João Silva; Martins, FilipeEste relatório visa evidenciar o trabalho produzido no contexto de estágio curricular na produtora vimaranense Bando À Parte, que decorreu de dezembro de 2017 a abril de 2018. É explorada a diversidade de projetos realizados durante estes meses, com um enfoque na multiplicidade de tarefas praticadas e o seu valor para a empresa. Além disso, problematiza o percurso de aprendizagem ao longo das rodagens da longa-metragem Na Jaula, expondo os erros cometidos e a metodologia adotada para a sua resolução, no contexto de uma produção de baixo orçamento portuguesa. Assim, o relatório também relaciona esta componente empírica do estágio com uma investigação teórica acerca da produção cinematográfica portuguesa, e como ela se intersecta com a metodologia do cinema independente. São analisadas as características primordiais do cinema independente, a liberdade criativa destes movimentos cinematográficos, e a sua relação com a identidade (ou ausência dela) do cinema português.
- Carlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e pianoPublication . Bento, Tiago Filipe Silva; Coimbra, Daniela da Costa; Saiote, António Manuel CorreiaO objectivo do presente projecto artístico foi o de adquirir um maior conhecimento sobre o compositor argentino Carlos Guastavino (1912-2000) e sobre as características que este imprimiu à sua obra para clarinete e piano. Pretendeu-se ainda contribuir para a divulgação de peças raramente incluídas nos recitais de clarinete, partindo da análise das partituras e do estudo do contexto em que estas foram criadas como elementos essenciais para a sua interpretação, a qual procurou uma aproximação informada às intenções originais do compositor. Para tal, realizou-se uma biografia de Guastavino, tentando contextualizar a sua vida e obra numa identidade nacional argentina. Realizaram-se posteriormente entrevistas a dois clarinetistas intérpretes da sua obra, Florent Héau e Luis Rossi. Finalmente realizou-se uma análise interpretativa das obras que foram apresentadas em recital, tentando realizar um conceito artístico o mais informado possível. Verificou-se que as cinco obras apresentadas no recital (Tonada y Cueca – 1965, Sonata para Clarinete e Piano – 1971, Rosita Iglesias – 1966, Se equivocó la Paloma – 1941 e Pueblito, mi Pueblo – 1942) estão unidas pela influência da música folclórica argentina, demonstrando todas elas características simultaneamente nacionalistas e românticas, permitindo que a sonoridade do seu repertório seja facilmente identificada. Os conceitos acima mencionados e explorados no projecto aqui descrito foram amplamente estudados e experimentados na preparação do recital, tornando-se, teoria e prática, numa unidade indivisa.