Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- As relações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia - situação actual e perspectivas futurasPublication . Prata Junior, Rodolfo Almeida; Fernandes, José Pedro TeixeiraEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar quais os benefícios advindos aos blocos econômicos MERCOSUL e União Europeia com a implantação de um acordo de livre comércio, que atualmente está sendo negociado pelos países envolvidos. As negociações já duram mais de 20 anos e apesar dos contínuos esforços dos países pertencentes aos dois blocos, ainda não foi possível um acordo final. Para analisar este problema, foi escolhido como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados por meio de documentos oficiais, reportagens e outros arquivos que permitiram reconstituir o histórico das negociações e analisar as implicações contidas nos diversos intentos e relacionamento entre os blocos. O primeiro e segundo capítulos trazem as bases do MERCOSUL e da União Europeia, respectivamente, abordando suas origens, características e funcionamento. No terceiro capítulo fazemos um resgate das negociações entre os blocos desde 1995, tratando sobre os principais temas abordados ao longo desse processo. Por fim, o quarto capítulo aprofunda sobre as discussões mais recentes e busca compreender os conflitos e as motivações pelas quais ainda não se tem a definição de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o MERCOSUL.
- Opções narrativas e criativas da montagem cinematográfica no filme RuídoPublication . Matos, Daniela Grácia Vargas Ferrer; Moreira, José Miguel; Ribeiro, Pedro AzevedoCom a finalidade de perceber de que modo a Montagem Cinematográfica permite influenciar a criação da narrativa, numa profícua articulação entre a teoria e a prática, este ensaio pretende refletir sobre as opções narrativas e criativas de montagem utilizadas no filme “Ruído”, como principal objeto de estudo. Assim, o ensaio tentará suportar teoricamente a minha experiência prática enquanto montadora do filme.
- O papel do assessor no Museu Militar do PortoPublication . Vila Real, André de Sousa Guedes; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deObjetivo: Esta dissertação procura refletir sobre o funcionamento do Museu Militar do Porto em termos de Assessoria. O nosso objetivo foi analisar o papel dos assessores nesta instituição, dado o papel fundamental que este profissional tem numa empresa/instituição, como elemento de apoio à administração/gestão. Metodologia: Metodologicamente optamos por realizar uma investigação qualitativa, de carácter exploratório, recorrendo à estratégia do estudo de caso, utilizando como instrumentos de recolha de dados a realização de entrevistas, a análise documental e a observação participante. Resultados e Conclusões: Numa sociedade em constante mutação, tanto social como tecnologicamente, a profissão de secretariado/assessoria sofreu uma enorme evolução. O perfil destes profissionais é agora mais completo e mais versátil. As tarefas dos profissionais de assessoria aumentaram em número e tornaram-se também mais complexas. O seu papel é mais valorizado. Neste contexto, do estudo realizado ressalta que o Museu Militar do Porto não possui um cargo concreto na área da assessoria, sendo que as funções desta área são asseguradas por vários funcionários do museu, quer sejam civis ou militares. A investigação revelou também que os funcionários que exercem estas funções não têm qualquer tipo de formaçao na área da assessoria/secretariado, pelo que, em nosso entender, seria uma mais-valia para o Museu Militar do Porto a contratação de um profissional de assessoria para assegurar estas funções, que fosse devidamente formado na área.
- A gamification como ferramenta de gestão de recursos humanosPublication . Sousa, Raquel Filipa Almeida de; Martins, Maria Helena GonçalvesA gamification surgiu primeiramente como uma área de interesse em investigação no âmbito da educação, tendo-se destacado mais tarde a possibilidade de utilizar sistemas gamificados no contexto profissional e organizacional, de forma a aumentar a motivação dos trabalhadores. No entanto, são ainda poucos os estudos, sobretudo no nosso país, que dão conta da utilização da gamification como uma ferramenta de gestão de recursos humanos. O estudo desta temática torna-se ainda mais pertinente, visto que as gerações que nasceram e cresceram na era da tecnologia e dos jogos começam agora a dominar a força de trabalho, tornando pertinentes os esforços necessários para gerir os recursos humanos das empresas de forma a implementar medidas que ajudem a alcançar os seus objetivos organizacionais, bem como os objetivos pessoais dos seus colaboradores, tendo em conta as suas características, que se distinguem das gerações anteriores. Desta forma, este estudo foi desenvolvido sob a forma de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de agregar e propor uma organização da informação e teoria existente na área da gamification, sobretudo no âmbito da gestão de recursos humanos, para que o mesmo sirva de mote a possíveis novos estudos e investigações. Dos 136 artigos encontrados no decorrer do processo de pesquisa desta revisão, foram incluídos 37 artigos, e foram excluídos 99 artigos no total, como resultado de duas fases distintas de avaliação dos estudos, tendo sido seguido um protocolo de revisão sistemática da literatura. Finda a realização desta revisão, verificamos que a maioria dos estudos parece ser do tipo teórico ou concetual, havendo lacunas de investigação sobretudo nos efeitos que derivam da utilização de um sistema gamificado na gestão dos recursos humanos das empresas, tanto para a organização, como para os seus colaboradores, destacando as vantagens, bem como as desvantagens dessa utilização.