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- A governança por resultados através de indicadores de desempenho e o business intelligence: uma proposta para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de mato GrossoPublication . Hayakawa, Michelle; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deEm um contexto em que as instituições públicas e privadas buscam continuamente a excelência da gestão e a melhoria na prestação dos serviços, a governança é uma das práticas contemporâneas que vêm sendo adotada não só como um modelo de avaliação e monitoramento, mas também de transparência. Essa é uma demanda crescente na sociedade brasileira e nos órgãos públicos, advinda da real necessidade em acompanhar a aplicação dos recursos públicos, orientar a atuação institucional em busca de resultados e combater os casos de corrupção. Para isso a institucionalização de um modelo de governança representa não só um desafio para os gestores públicos, mas a oportunidade de fazer uso da tecnologia da informação, em especial, do Business Intelligence como forma de garantir agilidade no acesso e no processamento das informações. Para isso, através deste trabalho, propõe-se a construção de um protótipo de sistema de BI a ser adotado como prática da governança por resultados em uma instituição pública brasileira, voltada para a área da educação, de modo não só a apoiar as tomadas de decisão dos gestores, mas também a permitir a eficiência e a transparência pública, e ainda, minimizar as dificuldades no acesso, no gerenciamento de diversos sistemas de BI e as assimetrias informacionais existentes na Administração Pública. A metodologia empregada foi a Design Science Research pois possibilita o envolvimento tanto do pesquisador quanto do grupo interessado no desenvolvimento de artefatos que permitam a busca por soluções satisfatórias aos problemas práticos da organização. A análise de resultados demonstrou que a proposta é adequada para a prática da governança dos resultados, em especial, a da transparência ativa, pois é capaz de apresentar indicadores de desempenhos relevantes e atuais sobre as ações públicas desenvolvidas pela Instituição de uma forma mais dinâmica e ágil.
- Profissionalização e educação de jovens e adultos (EJA): motivação e impactos da formação na vida pessoal e profissional dos alunos do curso técnico integrado de cozinha do Instituto Federal de Goiás - Campus GoiâniaPublication . Neiva, Marilena Menezes Bandeira; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues; Carvalho, Gisélia LimaA problemática da educação no Brasil tem sido motivo de preocupação de muitos pesquisadores em função do nível de desigualdade conquistada ao longo de sua trajetória de desenvolvimento que excluiu boa parte da população da sala de aula. Assim, há uma leva de pessoas fora da escola, o que reverbera na necessidade de criar programas específicos de educação que atendam diferentes perfis de estudantes e em diversos níveis de verticalidade. O Atlas Brasil 2013 (Pnud/Ipea) demonstrou que, em 2010, somente aproximadamente 55% de pessoas com 18 anos ou mais havia concluído o ensino fundamental. Foi com o propósito de atuar para esse público que foi criado o Programa Nacional de Integração de Jovens e Adultos (Proeja), com o apoio da Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Assim, o presente estudo trata da temática da profissionalização relacionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pretende analisar os fatores motivacionais e os impactos na vida pessoal e na formação profissional dos alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia. O desenho de investigação terá como método a Pesquisa Exploratória auxiliada pelo método empírico. A coleta de dados deu-se por meio de questionários aplicados para os alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha do Câmpus Goiânia (IFG), assim como para o coordenador de curso. O aporte teórico foi realizado por meio de levantamento e estudo de artigos, livros e documentos que tratam da educação voltada para jovens e adultos, da história de formação dos IF e de temas ligados à motivação. Ao final, analisam-se os dados coletados junto do corpo discente do referido curso, alvo de estudo e seu Coordenador. A pesquisa revelou que apesar dos problemas envolvendo os alunos na modalidade EJA, eles veem nessa formação uma oportunidade de progredir na vida profissional e pessoal, por se tratar de uma instituição prestigiada. A Coordenação de Curso reconhece que falta muito para melhorar as condições de sua operacionalização e que busca junto aos gestores medidas para superar as dificuldades encontradas. Esta pesquisa apresenta sugestões de melhoria a serem consideradas.
- Construção de um glossário bilingue com base num Corpus do domínio da educaçãoPublication . Ribeiro, Joana Reis; Costa, Susana de Noronha Nascimento Leão da CunhaEste relatório de projeto tem como objetivo a descrição do processo de construção de um glossário bilingue Inglês-Português resultante da tradução de um conjunto de documentos do âmbito da educação. O corpus que resulta da tradução está inserido no domínio da educação e, mais especificamente, inclui dois subdomínios: o dos sistemas de ensino na Alemanha, Polónia e Portugal e o das áreas de estudo para as profissões de eletricista e mecânico de automóveis. Através da criação do glossário pretendo criar uma ferramenta de apoio à tradução destinada aos funcionários da AIAM. A criação da União Europeia abriu as portas à possibilidade de estudar e trabalhar em qualquer Estado-Membro e cada vez existem mais projetos europeus no âmbito do Erasmus+ que facilitam esse tipo de mobilidades. A AIAM é uma Associação de acolhimento de participantes neste tipo de projetos e participou num projeto intitulado TransVETJob que se centra na criação de uma plataforma para reconhecimento de qualificações de forma a facilitar a transferência no mercado de trabalho europeu. A criação desta plataforma baseou-se numa análise dos sistemas de ensino alemão, polaco e português e nas qualificações necessárias ao exercício das profissões de eletricista e mecânico de automóveis. No âmbito do trabalho na AIAM, foi-me solicitada a tradução de um conjunto de documentos que resultaram do projeto TransVETJob e, durante esse processo de tradução surgiu a ideia da criação de um glossário que venha a facilitar o processo de tradução, de novos documentos deste tipo, garanta a qualidade dos mesmos e seja uma ferramenta de apoio ao tradutor. Pretende-se, ainda, que a ferramenta resultante deste projeto seja uma ferramenta versátil que possa ser adaptada a outros projetos europeus
- Licitações públicas brasileiras: os benefícios na aplicação do sistema de registro de preços nas compras públicasPublication . Jordão, Tatiana Valença Teixeira; Patrício, Manuela Maria Ribeiro da SilvaO ordenamento jurídico brasileiro, dispõe como regra geral, sempre que a Administração Pública decida realizar compras ou contratar algum tipo de serviços...
- A satisfação dos consumidores da hotelaria de luxo: o caso do Centro de Talassoterapia do H10 Rubicón PalacePublication . Correia, Sara Estrela Fernandez; Melo, António; Ferreira, Fernanda A.No setor da hotelaria de luxo, âmbito desta investigação, a qualidade do serviço em si e a chave para o sucesso da satisfação do cliente, pois a expectativa e a exigência deste tipo de cliente é por si só mais elevada e este espera obter uma experiência memorável. Devido a crescente competitividade que o mundo empresarial hoje em dia enfrenta, a entrega de um serviço de qualidade superior e a posterior satisfação dos clientes é a chave para ter vantagens competitivas sustentáveis (Shemvvell, Donald, Yavas, Ugor & Zeynep, 1998). Este trabalho de investigação procura então, fazer uma análise ao nível de satisfação dos utentes sobre as dimensões da qualidade num hotel de luxo, mais particularmente a nível dos serviços complementares de lazer e bem-estar. Este tema foi desenvolvido em contexto de estágio no hotel H1O Rubicon Palace, no qual parte do período do mesmo foi desempenhado no Centro de Talassoterapia desta unidade hoteleira. De modo a entender melhor como a satisfação do cliente pode ser de grande relevância a nível da hotelaria de luxo, a metodologia a desenvolver começará por uma análise do estado da arte dos conceitos chave necessários para a melhor compreensão do tema, nomeadamente; o negócio da hospitalidade e a hotelaria de luxo e a qualidade dos serviços e a satisfação dos consumidores. Em termos de estudo empírico, através da utilização de instrumentos de avaliação da qualidade dos serviços já existentes na organização, nomeadamente o questionário de satisfação distribuído pelo hotel onde foi realizado o estágio, pretende-se avaliar o nível de satisfação dos clientes do centro de talassoterapia da unidade hoteleira. Através deste estudo, em primeiro lugar pretende-se perceber os processos e os padroes de qualidade implementados neste centro de talassoterapia, avaliar o nivel de satisfação dos utentes relativamente ao serviço, avaliar a perceção dos utentes face as dimensões da qualidade e perceber se existe relação entre a afluência de utilizadores e a perceção das dimensões.Os resultados do estudo demostraram que o Centro de Talassoterapia Despacio preza por manter os padrões de qualidade elevados, pois 98,6% dos utentes estão satisfeitos com os serviços disponibilizados. Tambem foi possível concluir que a afluência de utilizadores não tem grande influência na prestação de um serviço de qualidade.
- A função da auditoria na área de análise e gestão de riscoPublication . Soares, Hélio Ferreira; Mendes, Carlos Manuel Antunes; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalThe area of risk analysis and management may become the most important area in an organization. This area is very important in order to create the intended value by an organization, identifying and mitigating the risks that may jeopardize this value. Therefore, in this dissertation, the study was based on the role that Internal Audit should play in this risk management process. To achieve the results, surveys were used for three different groups, master’s degree students in Audit, workers in the area of Financial Audit and workers in the Internal Audit area. Internal Audit should be involved in the area of risk management, but should not be responsible for it and should only have a consultative role.
- Uma produção criativa de baixo orçamento: curta-metragem A Lenda do GaloPublication . Costa, Sílvia Oliveira; Cortesão, Maria João; Martins, FilipeEste ensaio visa a análise de algumas das metodologias de produção adotadas em filmes de baixo orçamento, além da explanação dos fatores que condicionam as produções neste âmbito. Para além deste aspeto, pretende-se fazer um estudo das prioridades relativamente às necessidades essenciais para a viabilização de um filme. No estudo de caso, retomam-se alguns dos conceitos teóricos ligados à produção de um filme de orçamento reduzido, aplicando os procedimentos e soluções estudados na curta–metragem de época A Lenda do Galo. O processo de pré-produção, produção e pós-produção, é descrito na perspetiva da produtora do filme. Nas etapas referidas, é indicado o trabalho de produção na curta-metragem, bem como os problemas de produção e as soluções encontradas para a concretização do produto final.
- O departamento de private dinning do The Ritz London: a criação de um evento temáticoPublication . Barrote, Teresa Ribeiro; Oliveira, Mónica; Silva, SusanaOs dias que correm estão marcados por um aumento global no sector do turismo e da hotelaria, uma vez que as pessoas cada vez viajam mais. Assim, estas indústrias estão em expansão mas ao mesmo tempo que crescem também enfrentam mais concorrentes. Neste contexto, as unidades hoteleiras continuam hoje a desenvolver técnicas para fazer face a concorrência e manterem-se bem posicionadas no mercado. Verifica-se então que, além de aprimorarem as questões relacionadas com o alojamento, os hotéis cada vez mais se dedicam a oferecer serviços de excelência, nomeadamente a partir do departamento de Food and Beverage. Neste contexto, a aposta na organização e realização de eventos nas unidades hoteleiras constitui uma das vias que contribui por um lado, para o sucesso e aumento das receitas das unidades hoteleiras, e por outro, para a própria promoção das instituições. Este relatório de estágio tem então como objetivo fundamental evidenciar a importância do departamento de eventos para o sector hoteleiro. Desta forma, procedeu-se à criação de um evento temático a incorporar ao portfolio de eventos privados do hotel The Ritz London. Para a sua realização executou-se o levantamento de informações utéis durante todo o estágio, no sentido de permitir que o planeamento do evento fosse o mais realista possivel, indo então ao encontro da dinâmica que existe no hotel. Além desses dados, realizaram-se também pesquisas complementares para ajudar no desenvolvimento do relatório. Ainda, recorreu-se ao conhecimento histórico pessoal possuído e a criatividade para o desenvolvimento do relatório.
- Auditoria ao sistema de gestão de recursos humanos: a importância da certificação NP 4427:2004Publication . Teixeira, Sónia Estela Abreu; Martins, Dora Cristina MoreiraEste estudo procura compreender a importância da NP 4427:2004 no sistema de gestão de recursos humanos das organizações. Como objetivos desta dissertação propomos conhecer o grau de satisfação dos colaboradores com o SGRH implementado na entidade em que exercem funções, analisar em que medida é reconhecido pela organização o valor do seu capital humano, e como as organizações procedem à aplicação de controlos mediante as suas necessidades e objetivos a atingir. Privilegiou-se a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista como técnica de recolha de informação. No total foram realizadas 9 entrevistas a colaboradores e responsáveis de Recursos Humanos de empresas certificadas pela NP 4427:2004. O aparecimento da NP 4427:2004 determinou a promoção de um conjunto de princípios que podem ajudar as organizações, nomeadamente as que não possuem competências na área de gestão de recursos humanos, a atrair, a desenvolver e a manter os melhores profissionais, tornando-as organizações mais competitivas. Cada vez mais, as organizações sentem necessidade de incrementar um conjunto de processos de gestão dos seus colaboradores que lhes permita conciliar objetivos e expetativas individuais com objetivos e metas organizacionais. Os resultados mostram que nas organizações que foram parte integrante deste estudo, a certificação do SGRH teve um impacto extremamente positivo, quer na opinião dos responsáveis de RH como na opinião dos restantes colaboradores. Com o cumprimento dos requisitos definidos pela NP 4427:2004, os colaboradores sentem que não só têm estado a garantir o seguimento da legislação e princípios éticos, como também a vontade de melhorar continuamente.
- Diagnóstico de comunicação interna: estudo de caso em uma instituição pública brasileiraPublication . Abdala, Amanda Neves; Oliveira, Luciana Gomes de; Pereira, Paula GracianaA comunicação assume atualmente uma importância estratégica na gestão das organizações. No âmbito interno, ultrapassa o conceito de mero processo de transmissão de mensagem, através de um canal específico e compreensão mútua entre os interlocutores, para assumir papel preponderante no incremento da credibilidade dos seus funcionários: imagem, identidade e cultura organizacional são influenciadas diretamente pela boa ou má comunicação interna. O público interno, como primeiro público de toda organização, será o seu porta-voz, de forma negativa ou positiva, no âmbito familiar, social e profissional. A pesquisa delimitou como tema a comunicação interna de uma organização, centrando-se numa função especializada, com o objetivo global de providenciar um diagnóstico atual, dificuldades existentes e oportunidades de melhoria. A metodologia utilizada na pesquisa foi o estudo de caso com a análise dos dados através da abordagem quanti-qualitativa. A obtenção dos dados deu-se por meio de questionário, elaborado com perguntas semiestruturadas, aplicado às Chefias de Gabinete dos treze Câmpus do IFG e Reitoria. Esta investigação permitiu compreender a importância da comunicação interna na produtividade e eficácia na consecução dos objetivos organizacionais, bem como apontar a avaliação dos canais, fluxos, meios de comunicação interna, barreiras e oportunidades de melhoria que os chefes de gabinete concebem para o IFG, e compreender a imagem que eles têm do IFG, com relação aos fluxos e processos de comunicação interna.