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Auditoria ao sistema de gestão de recursos humanos: a importância da certificação NP 4427:2004

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Abstract(s)

Este estudo procura compreender a importância da NP 4427:2004 no sistema de gestão de recursos humanos das organizações. Como objetivos desta dissertação propomos conhecer o grau de satisfação dos colaboradores com o SGRH implementado na entidade em que exercem funções, analisar em que medida é reconhecido pela organização o valor do seu capital humano, e como as organizações procedem à aplicação de controlos mediante as suas necessidades e objetivos a atingir. Privilegiou-se a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista como técnica de recolha de informação. No total foram realizadas 9 entrevistas a colaboradores e responsáveis de Recursos Humanos de empresas certificadas pela NP 4427:2004. O aparecimento da NP 4427:2004 determinou a promoção de um conjunto de princípios que podem ajudar as organizações, nomeadamente as que não possuem competências na área de gestão de recursos humanos, a atrair, a desenvolver e a manter os melhores profissionais, tornando-as organizações mais competitivas. Cada vez mais, as organizações sentem necessidade de incrementar um conjunto de processos de gestão dos seus colaboradores que lhes permita conciliar objetivos e expetativas individuais com objetivos e metas organizacionais. Os resultados mostram que nas organizações que foram parte integrante deste estudo, a certificação do SGRH teve um impacto extremamente positivo, quer na opinião dos responsáveis de RH como na opinião dos restantes colaboradores. Com o cumprimento dos requisitos definidos pela NP 4427:2004, os colaboradores sentem que não só têm estado a garantir o seguimento da legislação e princípios éticos, como também a vontade de melhorar continuamente.
This study seeks to understand the importance of NP 4427: 2004 in the organizations’ human resource management system. As objectives of this dissertation we propose to know the degree of employees’ satisfaction with the human resource management system implemented in the entity where they work at, to analyze the extension in which the organization recognizes the value of its human capital and how it implements controls based on its needs and objectives. The qualitative methodology was privileged, using the interview as the information gathering technique. In total, 9 interviews were conducted with employees and managers of Human Resources of companies certified by NP 4427: 2004. The appearance of the Portuguese standard 4427: 2004 determined a promotion of a set of principles that can help organizations, as, the ones that had no competencies in human resources management, to attract, develop and maintain the best professionals, becoming more competitive. More and more, organizations feel the need to increase a set of management processes of their employees that lend themselves to reconcile individual goals and expectations with organizational objectives and goals. The results show that in the integrant companies, the certification of the human resources management system had an extremely positive impact, not only in the opinion of human resources managers, but also in the opinion of the other employees. With the fulfilment of the requirements defined by NP 4427: 2004, the employees feel not only the guaranteed of legislation and ethical principles accomplishment, but also the willness to continuous improvement.

Description

(Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)

Keywords

Controlo interno Recursos humanos NP 4427:2004 Sistema de gestão de recursos humanos Audit Human resources management system Human resources Internal control

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