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ISCAP - DM - Auditoria

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O Mestrado em Auditoria desenvolve competências técnicas de recolha, tratamento e análise de dados e informação de índoles e fontes muito diversificadas que permitam formar e sustentar uma opinião sobre a fidedignidade da informação disponível na organização objeto de auditoria, particularmente em auditorias de âmbito Contabilístico, Fiscal e de Gestão. Pretende-se desenvolver competências de investigação direccionada para as metodologias de investigação aplicada, valorizando a aplicação dos conhecimentos na procura de soluções para problemas da área da organização interna e dos processos de auditoria das organizações. A formação técnica especializada na área de Auditoria é complementada com uma formação científica geral. No final do ciclo de estudos, o Mestre em Auditoria deve ser capaz de: - Conhecer e analisar, crítica e fundamentalmente, as técnicas, os instrumentos e as metodologias específicas da área da Auditoria adotados pelas instituições; - Conhecer e saber aplicar e compatibilizar as normas nacionais com as normas internacionais de auditoria; - Conceber, organizar e gerir um sistema de controlo interno; - Analisar a eficácia e eficiência de um sistema de controlo interno na óptica de auditor externo; - Planear e organizar o processo de auditoria de forma a minimizar os riscos inerentes à emissão de um parecer o objeto da auditoria; - Reconhecer a natureza ética inerente ao exercício da actividade de Auditor; - Conhecer os estudos científicos e as linhas de investigação mais relevantes em Auditoria; - Desenvolver, sob orientação, projetos de investigação aplicada, nomeadamente projetos de investigaçaão/ação sobre problemáticas específicas da área da Auditoria. Saídas Profissionais - Auditor Interno; - Auditor Externo; - Inspector Tributário; - Revisor Oficial de Contas (ROC); - Técnico Oficial de Contas (TOC); - Director Financeiro; - Consultor Financeiro e de Gestão; - Contabilista de Gestão.

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  • A fiscalidade no crescimento económico do país: a auditoria num contexto de redução do IRC
    Publication . Ferreira, Maria Inês da Silva; Rocha, Ana Paula Marques
    Atualmente, os governos de muitos ordenamentos jurídicos experienciam a dificuldade de balancear o cumprimento dos objetivos impostos pela OCDE, ao nível da redução e da harmonização dos sistemas tributários, com a necessidade de atrair investimento externo que proporcione o crescimento económico e a promoção da competitividade mundial entre países. Em Portugal, foram observados problemas neste âmbito, como a alta carga de impostos que afasta investidores, a complexidade do sistema fiscal e dificuldades de financiamento das empresas. Ao contrário do Governo Português que apostou em altas taxas de imposto para gerar maior receita fiscal, na Irlanda acontece o seguinte: baixa carga fiscal que atrai grandes empresas para o seu território e com isso promove o seu crescimento económico. Já a Hungria detém a menor taxa de IRC da Europa. Apresenta um crescimento económico interessante, no entanto o seu sistema fiscal é complexo e o Índice de Perceção de Corrupção elevado face à média da União Europeia. A presente dissertação tem como objetivo perceber o impacto da redução da taxa de IRC e da presença de um sistema fiscal simplificado no crescimento económico do país. Para tal, são comparadas as taxas de IVA e IRC na Irlanda, Hungria e Portugal e respetiva evolução ao longo do tempo, bem como as receitas fiscais. É analisado o resultado da diminuição dos impostos na receita fiscal, na criação de um paraíso fiscal e na ocorrência de fraude e o papel do auditor num sistema fiscal simplificado. Com o propósito de responder a estas questões, foi adotada a seguinte ordem de exposição: primeiramente uma breve análise a conceitos essenciais, aos sistemas fiscais português, irlandês e húngaro e aos impostos. Em seguida são identificadas as metodologias de investigação, anunciando a selecionada. Por fim, os últimos capítulos são de comparação de dados, análises de resultados e considerações finais.
  • Influência da auditoria no risco de inventários: estudo de caso - estágio numa SROC
    Publication . Lopes, Beatriz Manuel Gonçalves Dias; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
    Resumo A Auditoria Financeira desempenha um papel fundamental nas entidades que requerem estes serviços, podendo ser de carácter obrigatório ou facultativo, conforme as características das empresas. A Certificação Legal das Contas, emitida pelos Revisores Oficiais de Contas, tem como objetivo emitir uma imagem verdadeira, transparente e fidedigna das contas apresentadas no final de cada ano fiscal com a finalidade de apresentar a clientes, investidores, acionistas, entidades públicas, entre outros. Uma das áreas a serem avaliadas pelos profissionais de auditoria é a rubrica de Inventários, tema que irá ter principal enfoque neste estudo, esta rubrica requer uma considerável atenção devido ao facto de ser bastante suscetível a erros, falhas ou fraudes. Os Sistemas de Controlo Interno das entidades devem também concentrar medidas para a gestão de riscos desta mesma rubrica, fomentando diversos princípios e medidas que consigam mitigar ou eliminar as ameaças a que os Inventários estão expostos. O risco é bastante referido neste tema visto que é uma área de fácil distorção e manipulação de dados. Previamente, a auditoria efetua uma análise ao Sistema de Controlo Interno da entidade para determinar a extensão dos respetivos procedimentos a realizar dependendo, assim, da eficiência e eficácia dos controlos existentes. No decorrer do estágio foi possível a realização de diversos testes com a finalidade de avaliar as várias rubricas inclusive a rubrica de inventários, com a qual se possibilitou o contacto de diferentes formas, seja em presença nas contagens ou na execução de testes substantivos de modo a avaliar se os mesmos evidenciam uma imagem verdadeira e apropriada.
  • Fundos de investimento imobiliário
    Publication . Soares, Joana Manuela Monteiro; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
    Este relatório marca a culminação do meu Mestrado em Auditoria, destacando uma experiência de seiscentas horas como assistente de auditoria em uma sociedade de revisores oficiais de contas. O estágio, concebido para desenvolver habilidades práticas de auditoria financeira, foi alinhado com os objetivos delineados no plano de estágio pelos orientadores da empresa e do Instituto. Integrei o meu estágio em uma SROC, que me proporcionou desde o início um desafio, que me levou a grandes pesquisas e trabalho adicional, a uma vez que fui colocada em uma empresa de Fundos de Investimento Imobiliário. Esta proporcionou um desafio elevado uma vez que esta é a minha experiência inicial a trabalhar na área, e pelo facto de ser um trabalho mais diferenciado da “normalidade” das empresas. O estágio curricular proporcionou-me uma compreensão valiosa: a teoria ensinada durante o curso de Mestrado em Auditoria é diretamente aplicável na prática da auditoria financeira. A experiência como assistente/júnior de auditoria enriqueceu meus conhecimentos teóricos, evidenciando a importância da prática para o desempenho eficaz nessa função profissional. Concluo que o estágio curricular não apenas validou a aplicabilidade prática dos conceitos aprendidos, mas também fortaleceu meu interesse e determinação em prosseguir na carreira de auditoria financeira. A experiência na área de Fundos de Investimento Imobiliários, trouxe para mim uma experiência que me complementou ao nível intelectual e de aprendizagem, fortalecendo a minha base de conhecimentos.
  • Fraude e auditoria - que relação?
    Publication . Singana, Bebiana Rossana de Sousa Diogo; Ribeiro, Maria Clara Dias Pinto
    Atualmente a evolução das exigências que são postas às empresas, a fraude percecionada e detectada torna-se menos tolerada por todos os agentes económicos. Deste modo, torna-se um tema presente em constante mudança, sendo que tem havido ajustes e adaptações por parte dos transgressores, que se apropriam de métodos mais inovadores e elaborados, tornando a deteção da fraude mais exigente e premente. Nos últimos tempos, a auditoria tem evoluído de forma acelerada por causa das mudanças constantes na economia a nível mundial. Deste modo, o auditor tem um papel importante na deteção e prevenção de fraude nas empresas e esse papel tem tido um crescimento cada vez mais acentuado, uma vez que as empresas compreendem melhor qual a sua função dentro dela. A presente dissertação tem como objetivo procurar perceber qual o papel do Auditor e em que medida é importante, no combate e na deteção da fraude. Assim, esta dissertação estudo tem como foco entender a possível relação existente entre a fraude e a auditoria de um modo geral. Inicialmente recolheu-se informações teóricas sobre a Fraude e a Auditoria para dar suporte a revisão da literatura. Dado o carácter exploratório do estudo foi eleita a metodologia de índole qualitativa, que teve por base a elaboração de entrevistas semiestruturadas a entrevistados selecionados que exercem a função de auditores e de controlo interno, contabilistas e na deteção de branqueamento de capitais em diferentes organizações em Angola e Portugal. Deste estudo conclui-se que a existência de Relatórios Financeiros fraudulentos, bem como a apropriação indevida de ativos são as duas fraudes mais comuns. A independência dos Auditores afigura-se fundamental para a deteção e prevenção da fraude, aumentando a credibilidade das peças como as demonstrações financeiras.
  • Caracterização de ciberataques recorrendo a um estudo bibliométrico e analítica de dados
    Publication . Moreira, Beatriz Ferreira; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
    A Auditoria Financeira desempenha um papel fundamental nas entidades que requerem estes serviços, podendo ser de carácter obrigatório ou facultativo, conforme as características das empresas. A Certificação Legal das Contas, emitida pelos Revisores Oficiais de Contas, tem como objetivo emitir uma imagem verdadeira, transparente e fidedigna das contas apresentadas no final de cada ano fiscal com a finalidade de apresentar a clientes, investidores, acionistas, entidades públicas, entre outros. Uma das áreas a serem avaliadas pelos profissionais de auditoria é a rubrica de Inventários, tema que irá ter principal enfoque neste estudo, esta rubrica requer uma considerável atenção devido ao facto de ser bastante suscetível a erros, falhas ou fraudes. Os Sistemas de Controlo Interno das entidades devem também concentrar medidas para a gestão de riscos desta mesma rubrica, fomentando diversos princípios e medidas que consigam mitigar ou eliminar as ameaças a que os Inventários estão expostos. O risco é bastante referido neste tema visto que é uma área de fácil distorção e manipulação de dados. Previamente, a auditoria efetua uma análise ao Sistema de Controlo Interno da entidade para determinar a extensão dos respetivos procedimentos a realizar dependendo, assim, da eficiência e eficácia dos controlos existentes. No decorrer do estágio foi possível a realização de diversos testes com a finalidade de avaliar as várias rubricas inclusive a rubrica de inventários, com a qual se possibilitou o contacto de diferentes formas, seja em presença nas contagens ou na execução de testes substantivos de modo a avaliar se os mesmos evidenciam uma imagem verdadeira e apropriada
  • Transparência na contratação pública - estudo de caso: municípios locais
    Publication . Ferreira, Ana Margarida Afonso Martins; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
    A auditoria tem um papel fulcral na temática da Contratação Pública com o objetivo de garantir que os procedimentos estão em cumprimento com a lei e regulamentos e, se está a ser realizada uma boa gestão do dinheiro público. O Código dos Contratos Públicos veio definir regras e procedimentos a serem utilizados pelas entidades de forma a garantir um maior rigor e efetividade na realização dos contratos públicos. A Base.Gov veio contribuir para o aumento da transparência na medida em que torna públicas as peças essenciais dos processos de contratação pública, disponíveis a todos com informação o mais clara e acessível possível. A contratação pública é uma área de risco, muito suscetível à existência de corrupção devido ao elevado volume de recursos económicos afetados aos contratos públicos, por consequência, é necessário criar medidas e ferramentas para otimizar o seu combate. Os agentes participantes na contratação pública, desde os responsáveis pela sua elaboração até aos que a supervisionam e controlam devem ser completamente independentes, sem que sobreponham nenhum interesse pessoal ou de outra natureza afetar o seu trabalho. O objetivo deste trabalho de investigação é aliar à parte teórica, a parte prática de forma a compreender a influência da contratação pública na transparência do domínio público bem como o cumprimento das leis e normas ligadas à execução de procedimentos de contratação pública.
  • Relatório de estágio: processo de auditoria em PME
    Publication . Farpa, Ana Sofia Rebelo; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal
    O processo de auditoria é uma prática essencial no domínio contabilístico, destinada a verificar a integridade e a precisão das demonstrações financeiras de uma entidade. Este processo abrange várias etapas, desde o planeamento até à emissão do relatório final. O presente relatório tem como finalidade destacar as atividades realizadas durante o estágio numa Sociedade de Revisores Oficiais de Contas com destaque para o processo de auditoria em pequenas e médias empresas. Ao longo do relatório é realizado um enquadramento teórico e prático em contexto de trabalho efetivo de auditoria, em contacto direto com clientes, de diversas áreas de negócio. A execução do trabalho foi efetuada recorrendo a uma metodologia mista, que combina abordagens qualitativas e quantitativas. Esta análise detalhada permitiu uma compreensão mais clara do impacto prático da auditoria nas PME, destacando a relevância da experiência prática na consolidação dos princípios e técnicas apresentadas. O trabalho apresenta uma conclusão relativamente à aplicação das Normas Internacionais de Auditoria no fortalecimento do controlo interno das empresas, onde a intervenção do Revisor Oficial de Contas aumenta a credibilidade da situação económica da empresa.
  • O relato de sustentabilidade nas PME´s Portuguesas
    Publication . Silva, Luís Miguel Pereira da; Maldonado, Isabel Alexandra Neves; Silva, Amélia Cristina Ferreira da
    A orientação para a sustentabilidade tem sido amplamente promovida pelos atores políticos, económicos e sociais, a nível nacional, europeu e mundial. Um dos fatores-chave para alcançar esta transição é a elaboração e divulgação de relatórios sólidos sobre as políticas e ações de sustentabilidade pelas empresas. No seio da União Europeia, a evolução do quadro legal e normativo sobre as matérias da sustentabilidade apresenta uma evolução que irá conduzir à obrigatoriedade de todas as empresas, incluindo PME’s, apresentarem um relatório integrado, onde, além da financeira, conste informação não financeira relacionada com a sustentabilidade. A presente dissertação visa identificar e descrever as práticas de relato da sustentabilidade e assurance das PME’s portuguesas e compreender as suas determinantes. A investigação combina técnicas metodológicas qualitativa e quantitativa. Numa primeira fase foi realizado um estudo exploratório, baseado na análise de conteúdo dos relatórios integrados das empresas do PSI. Os resultados deste estudo exploratório, conjugados com a revisão de literatura, permitiram a elaboração de um modelo concetual. Este modelo procura explicar os fatores que determinam o índice de responsabilidade social das empresas. Os dados foram recolhidos através de um questionário online aplicado aos profissionais com responsabilidades na gestão, na preparação e/ou revisão da informação financeira das PME’s, tendo sido obtidas 422 respostas válidas. A análise foi efetuada com base em modelos de estatística multivariada, o modelo de equações estruturais. O modelo inicialmente proposto foi testado e alterado de acordo com os resultados obtidos nas análises. No modelo foram comprovadas oito das treze hipóteses de investigação. As conclusões destacam os papéis significativos desempenhados pelas Pressões Externas, pelas Pressões Institucionais e pela Perceção sobre a Importância da RSE na formação das Práticas Discricionárias que contribuem para o Indicador de RSE.
  • A supervisão do controlo de qualidade da auditoria
    Publication . Coelho, José Pedro Freitas; Monteiro, Maria de Fátima Mendes
    Face a evolução das empresas, regras e regulamentos, e a modernização das instituições de supervisão da auditoria, com uma particular atenção ao controlo de qualidade do trabalho de auditoria. A evolução do sistema de controlo de qualidade ISQC 1(Norma Internacional sobre o Controlo de Qualidade), para o sistema de controlo de qualidade ISQM 1 (Norma Internacional de Gestão de Qualidade) e ISQM 2 (Norma Internacional de Gestão de Qualidade) A importância do tema de investigação decorre tanto dos requisitos das normas de auditoria, de qualidade e da necessidade de os auditores emitirem opiniões verdadeiras sobre as demonstrações financeiras. A investigação pretende dar a perceber se a evolução legal do Controlo de Qualidade em Portugal tem permitido melhorar o controlo feito aos Revisores. A autoridade de supervisão é responsável pela regulamentação e supervisão dos trabalhos de auditoria e a organização profissional têm o papel de promover normas e melhores práticas entre os auditores. A atualidade do tema reside também na identificação de forma de tornar o sistema de ensino de auditoria mais eficaz para garantir uma formação de elevada qualidade para os futuros profissionais, uma vez que estes profissionais precisam de ter acesso à educação e formação adequadas, a fim de se manterem relevantes num ambiente em mudança. As tecnologias emergentes, como a análise de dados e a inteligência artificial, estão a ter um impacto significativo nos processos de auditoria e, consequentemente, estão a ser levantadas questões sobre a adaptação da supervisão da auditoria e das práticas de qualidade. A realização de estudos empíricos e comparativos no domínio da qualidade e da supervisão da auditoria é uma questão fundamental para os países europeus, e consequentemente, está a verificar-se uma convergência da legislação nos Estados-Membros da UE, com comparações entre diferentes países que ajudam a harmonizar a contabilidade e a auditoria a nível europeu e/ou mundial.
  • Blockchain como tecnologia de apoio na auditoria?
    Publication . Gomes, João Pedro Ferreira; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos da
    Utilizando o desenvolvimento de tecnologias blockchain e outros bens digitais, podemos ainda experimentar e obter uma revolução na forma como a profissão do auditor pode acontecer ou que novas profissões poderão ser incluídas na área de auditoria financeira. Esta investigação abordou o contexto social e profissional em que a tecnologia blockchain emergiu, e formou a opinião de contabilistas/auditores. Com a presente dissertação pretende-se explorar o impacto da blockchain na área da auditoria financeira, nos seus profissionais e de forma geral que repercussões terá nalguns setores de atividade. Além disso, busca-se compreender melhor os fatores que promovem ou impedem a adoção dessa tecnologia nas empresas de auditoria, estabelecer diferenças de aplicações entre a auditoria interna e a auditoria externa e identificar casos práticos associados à área de auditoria de utilização da tecnologia. A metodologia da tese adotou uma abordagem qualitativa e exploratória para investigar a relação entre blockchain e auditoria. Um inquérito estruturado foi utilizado para recolher perceções de profissionais e especialistas, abordando tópicos como conhecimento sobre blockchain, aplicação na auditoria, benefícios, desafios e perspetivas futuras. Os resultados mostram que, enquanto a aplicação da tecnologia em auditoria está mais avançada fora de Portugal, com usos práticos e densos em criptoativos, contratos inteligentes e finanças descentralizadas (DeFi), o cenário nacional ainda está em estágio inicial. Os participantes identificaram setores como logística, comércio internacional, banca e seguros como os mais impactados pela blockchain, destacando-se a melhoria na transparência e na segurança dos processos de auditoria. No entanto, foram apontadas barreiras como a complexidade técnica, a irreversibilidade das transações e a incerteza regulatória, que podem dificultar a adoção. A investigação conclui que, apesar dos desafios, a blockchain tem potencial para transformar a auditoria, tornando-a mais eficiente e confiável, especialmente com a adoção de novos modelos baseados em dados em tempo real.